04 junho, 2007

Tiananmen



A Praça Tiananmen (que significa em português Praça da Paz Celestial) é um lugar de dimensões colossais, bem no centro da cidade de Beijing.
Em 1949, após a chegada ao poder de Mao, foi ampliada com o objectivo de poder albergar cerca de 1 milhão de pessoas.Esta grandiosidade, conferiu-lhe o título de maior praça do Mundo.

No seu lado norte fica a Cidade Proibida, no centro contém o Monumento das ''Pessoas Heróis'', de 38 metros,inspirada na doutrina de Mao Zedong,nela está escrito que ''os heróis do povo são imortais''. A leste e oeste foram construídos importantes edifícios de estilo soviético. A avenida de grandes dimensões é sobejamente conhecida por ser usada para desfiles do exército da China.Nela fica também o Mausoléu de Mao Zedong.
Para os chineses a praça é conhecida como o coração simbólico do país.
Quanto ao resto do mundo, o seu nome ficará sempre ligado ao dia 4 de Junho de 1989.
Esse dia foi o culminar de uma série de manifistações lideradas por estudantes, intelectuais e sindicalistas, que já duravam desde 15 de Abril.
Os protestos exigiam acima de tudo, a aplicação de reformas democráticas e o fim da corrupção, no maior país do Mundo.
Em 3 e 4 de Junho, o Exército confrontou violentamente os manifestantes. A cena mais conhecida do evento ocorreu no dia 4, quando um misterioso estudante irrompeu na frente de diversos tanques à porta da Cidade Proibida, até ser puxado. Esta fotografia foi capa de revista pelo mundo fora e ganhou o Prémio Pulitzer em 1990.
Até hoje não se sabe o nome do rapaz, apelidado "Homem-tanque" ou "Rebelde desconhecido", eleito pela Time como uma das pessoas mais influentes do século 20.

Quase 18 anos depois deste incidente, tive a honra de pisar aquele chão. O cinzento monótono da praça, contrasta com a sua imensidão. Durante aqueles minutos não me saía da cabeça a imagem do Rapaz e do tanque, quase que conseguia ouvir o barulho da muitidão aterrorizada que se confundia com o ''chilrear'' das lagartas dos tanques. Nesse dia, gritava-se acima de tudo contra a opressão,contra a tirania e pela liberdade.

Um Abraço

5 comentários:

Anónimo disse...

Sem dúvida um dia marcante para a história da Humanidade.

Pena que o acontecimento tenha caído no esquecimento de quase todos.

Rei de Leça disse...

Juntemos-nos à memória dos 241 mortos e dos 18 que ainda hoje se encontram presos por motivos de "segurança do estado"...
Sem dúvida que a China é um país que nos surpreende, se tivermos em conta que um dos principais impulsionadores desta revolta é hoje conselheiro de estado para os assuntos universitários chineses...
Como terão eles conseguido....
Como diría esse vulto da democracia em Portugal Bernardino Soares do P.C.P."....Tiananmen, qual Tiananmen, foi uma revolta exemplarmente travada por um regime democrático tal qual a Coreia do Norte.....

Anónimo disse...

Ainda bem que falou nesta triste estória que acabou por atingir o Oriente.A bem da liberdade, é bom que não se esqueçam momentos como este.

HP

Anónimo disse...

Ma KI SA


Na fronteira do civilizado, pelo que vai comentando, nos seus textos livres,tem a minha admiração, no rigor dos mesmos.

Parabéns.

Anónimo disse...

O grande heróia da história contemporânea, mundial, um anônimo, um qualquer do povo...