08 junho, 2007

Olivença é nossa!!!


Após a leitura da efeméride com que o irmão Ma Si Ka nos presenteou, não poderia deixar de relembrar uma pedra no sapato nas relações com nuestros hermanos, pois bem, celebram-se hoje 192 anos desde a assinatura do Tratado de Viena, que contemplava entre outras delimitações fronteiriças, a atribuição do povoado de Olivença à coroa Portuguesa.


Sucede, que volvidos quase dois séculos tal ainda não aconteceu, concerteza que será assunto não grato para a agenda comum entre os dois vizinhos ibéricos, no entanto e passe a curiosidade, este povoado encontra-se sobre domínio português mas com administração espanhola (os juristas lembram-se de cada uma!!!).


Aproveito ainda para relembrar que tal situação apesar de ter sido consagrada no Tratado de Viena, já se vinha a verificar desde o Tratado de Alcanizes em 1279 - O acordo fronteiriço ibérico.


P.S. - Por fim, apenas o resultado de uma consulta à população de Olivença com o objectivo de indagar qual o seu sentido de nacionalidade e pasmem-se os caros irmãos.....escolheram Espanha......porque será......?

3 comentários:

Anónimo disse...

OLIVENÇA É NOSSA!!!

Anónimo disse...

...porque são descendentes de imigrantes espanhóis que colonizaram Olivença e que proibiram a lingua portuguesa naquelas terras.Mais uma típica impermeabilidade espanhola anti estrangeira.E ainda há quem espere que depois da terra invadida que venham dizer que querem ser Portugueses?! Isto parece uma anedota!

Anónimo disse...

Oficialmente Olivença é território português e quando Lisboa foi conquistada aos mouros, D. Afonso Henriques não mandou lá ninguém perguntar se queriam ser católicos.As questões territoriais passam muito pela determinação diplomática ou social mais forte...sem olhar a outros.Infelizmente a história é feita assim...pelos mais determinados.