07 junho, 2007

Dia 7 de Junho


Saibam os Irmãos, que o dia de hoje reveste uma grande importância para o Mundo.(Não, não é pelo facto de comemorar hoje o quarto mês em Macau.)
Faz hoje, precisamente, 513 anos que foi assinado o Tratado de Tordesilhas.
Como tentativa de evitar conflitos, os Reis Católicos enviaram um seu emissário Lope de Herrera a Portugal, no intuito de resolverem a contenda que as descobertas de Colombo causaram.
Também no início do ano de 1493, D. João II enviou novamente Rui de Sande, e mais tarde uma embaixada constituída pelo Doutor Pêro Dias e pelo juiz Rui de Pina à corte castelhana. Durante as negociações, ficou estabelecido que a linha de separação entre os interesses de Portugal e de Espanha, deixava de ser um paralelo para passar a ser um meridiano.
Entretanto, já o Papa Alexandre VI, um espanhol de Valência, reconheceu em duas bulas, as Inter Cetera, o direito de posse dos espanhóis sobre o que o ''genovês" (de Cuba, no Alentejo) tinha descoberto, e recusando todas as reclamações do rei de Portugal relativas à posse dessas terras. Todas estas controvérsias, levaram os dois países, a reunirem-se novamente frente a frente em Espanha, na vila de Tordesilhas. Deste encontro, foi elaborado um tratado importantíssimo, não só nas futuras relações das duas coroas, como na divisão do imenso novo mundo: o Tratado de Tordesilhas.
Este texto foi ratificado pelos Reis Católicos, a 2 de Julho de 1494 em Arévalo, e por D. João II em Setúbal, no dia 5 de Setembro do mesmo ano.
(…)” o traçado de uma linha, de pólo a pólo, a 370 léguas a Ocidente das ilhas de Cabo Verde; e que todas as ilhas e terra firme achados e descobertas, e por achar e descobrir, a oriente desta linha, fiquem e pertençam para sempre ao Rei de Portugal; e a Ocidente da mesma fiquem e pertençam para sempre aos Reis de Castela, Aragão, etc …
Os pactuantes obrigam-se reciprocamente a não mandar navios alguns a descobrir terras e ilhas nem a resgatar, conquistar, etc, e parte que lhes pertença.”
(Descobrimentos Portugueses, Vol.III, Marques, J. M. da Silva, p.441)

Foi o início da Glória...

2 comentários:

Mãe babada disse...

Já lá vai o tempo....lamento é que hoje apenas nos dêem valor fora do rectângulo!

Anónimo disse...

Ma SI KA

Grande lição de história.
Ainda bem que nos vais recordando através destes pequenos textos, o quão importantes foram os nossos governantes de outrora e D.João II, que grande visionário.

Que tratados nos deixarão para daqui a 500 anos os nossos governantes?
Será que irá acontecer o que diz "trica"?

Pelo menos para ti obrigada por nos lembrares.