23 junho, 2007

Dia 1 de Portugal/Dia de S. João


Dia de S. João, é desta forma que é conhecido o dia 24 de Junho em muitas cidades Portuguesas e até em Macau enquanto território sob Administração Portuguesa (dica dada pelo PT enquanto escrevia o presente texto).
Acontece que para um vimaranense este dia tem um significado especial que merece honras de Dia da Cidade e do correspondente Feriado Municipal. Neste dia, recorda-se na ''Cidade Berço'', o dia 24 de Junho de 1128, dia da Batalha de S. Mamede, dia 1 de Portugal.

Esta famigerada Batalha, que todos nós lembramos de folhear nos livros da escola, opôs o nosso Dom Afonso Henriques às tropas de sua mãe, D. Teresa e do Conde Galego, Fernão Peres de Trava. Discutia-se então o governo do Condado Portucalense,
O nome do embate herdou o nome do lugar onde foi travado, o Campo de S. Mamede, sito na cidade de Guimarães. Para quem conhece a "Cidade Berço'', basta pensar no terreno que fica norte do Castelo que logo se situa no dito campo (de batalha).

Apesar de o dia de S. João ser um dia que me traz muitas boas recordações,(aproveito para mandar um beijo à Mara pela forma como nos dedicou o lançamento do Balão de S. João, fiquei sensibilizado...também sinto a tua falta Amiga) acho que este dia deveria também ser recordado como aquele que, verdadeiramente, deu origem ao nosso país.

Um Abraço

2 comentários:

Mãe babada disse...

Ma Si Ka,

Já que falas do "vosso" S. João, relembro aqui um pequeno episódio, a partir do qual S. João também passou a ser um pouco "nosso":

"A tentativa mais famosa de invasão holandesa começou no dia 22 de Junho de 1622 por 800 soldados que desembarcaram na praia de Cacilhas. Avançaram com cautela para o centro da Cidade, sofrendo pesado bombardeio de canhões da Fortaleza do Monte. Após 2 dias de combate, no dia 24 de Junho, um padre jesuíta disparou um tiro de canhão e acertou com precisão um vagão carregado de pólvora pertencente aos holandesas, desconcertando as forças invasoras. É também neste dia que a pequena guarnição militar de Macau (composta aproximadamente por 200 soldados e por algumas fortalezas, nomeadamente a Fortaleza do Monte e a Fortaleza da Guia) derrotou as forças invasoras. Os holandeses, derrotados, jogaram-se ao mar na tentativa de alcançar os barcos. Muitos se afogaram e um dos barcos, superlotado, afundou-se. Dizem os registos portugueses que morreram algumas dezenas de portugueses e que morreram em combate ou afogados cerca de 350 holandeses. Para Macau, desprevenida, a vitória foi considerada um milagre. Após a vitória, os moradores de Macau passaram a comemorar o dia 24 de Junho, dia da vitória, como o "Dia da Cidade". É também neste dia que comemora o São João Baptista, o Padroeiro da Cidade. Conta a lenda que pelo seu manto, foram desviados os tiros dos inimigos, salvando a Cidade dos invasores holandeses. Este dia é feriado público e comemorado todos os anos com grandes festas e alegria até 1999, data da transferência da soberania de Macau para a China. Após a transferência, este dia deixou de ser feriado público e virtualmente esquecido.

Após esta tentativa de invasão holandesa, as autoridades portuguesas, a partir de 1623, passou a enviar um Governador para Macau.”

Depois de um interregno, voltamos hoje a comemorar o Dia da Cidade. Divirtam-se!

Anónimo disse...

trica

Boa explicação(aula)
Boa troca de galhardetes históricos entre ti e o Ma Si Ka.
Um relembra o Berço da Pátria, outro as glórias e lendas de um Povo audaz e soberano.
Os manuais escolares não nos engrandecem com tais feitos, mas, ainda bem que ficaram registados, podendo ser então, transmitidos.
Hong Kong, Singapura, Coreia enfim, tantos com a presença do Padroeiro

Bem lembrado! Gostamos!

...e depois desta aula, ora vamos lá a votar em Guimarães, como a 7ª maravilha de Portugal

Força, Força!