26 março, 2007

Ganhou o Sr. Professor....


ANTÓNIO DE OLIVEIRA SALAZAR
(28-4-1889, Vimieiro, Santa Comba Dão 27-7-1970, Lisboa)

Estudou na Faculdade de Direito de Coimbra, onde, em 1917, iniciou a carreira de professor universitário. Em 1921 foi eleito deputado pelo Centro Católico. Depois de apenas um dia no Parlamento, renunciou ao mandato. Em conferências e na imprensa, advogou uma renovação de objetivos e de processos de governo. Após a revolução de 28 de maio de 1926, acabou por aceitar, em 1928, a pasta das Finanças, depois de os militares terem concordado com as suas condições de o ministro das Finanças ser o único a poder autorizar despesas. Em maio de 1928, publicou a reforma orçamental: o ano económico de 1928-1929 registou saldo positivo, o que veio a contribuir para seu prestígio junto da ditadura militar. Em apenas dois anos de administração, tornou-se o homem-chave do regime. Em 1932, chegou a presidente do Conselho, cargo em que se manteria até o derrame cerebral que encerrou sua actividade pública, em 1968. Em 1933, fez aprovar em plebiscito uma nova Constituição que consagrava o Estado autoritário e corporativo, com a recusa da luta de classes, do individualismo liberal, do socialismo e do parlamentarismo. Por outro lado, em relação ao império ultramarino, adoptou o princípio da unidade territorial pluricontinental, que o levaria a recusar qualquer solução de tipo federativo ou de caráter evolutivo. Depois do surto de descolonização dos anos de 1960, quando deixou de contar com a solidariedade internacional, já em plena guerra, sustentou o princípio da inegociabilidade política com os movimentos de luta armada que se desenvolveram sobretudo em Angola, Moçambique e na Guiné. O declínio político de Salazar acelerou-se rapidamente a partir de 1961 e coincide com o alastramento da guerra, a drenagem dos fundos públicos para o esforço bélico (cerca de 45% do Orçamento Geral do Estado) e o surto de emigração, em direcção, sobretudo, à França e à Alemanha, além de um crescimento capitalista de controle muito mais difícil.
O essencial de seu pensamento está consagrado nos Discursos e Notas Políticas (1935-1967, em seis volumes), escritos num estilo de alto recorte literário, pausado e persuasivo.



Por tudo isto, Salazar não se poderá nunca considerar como uma personalidade que reúna em si mesmo o consenso nas opiniões. Os seus detratores acusam-no de deixar um país iletrado, com enormes problemas sociais e com uma total ausência de espírito democrático. Já os seus apoiantes louvam a recuperação económica conseguida assim como a honestidade e simplicidade de um Homem a quem não se conhecem vícios de nenhuma espécie.

Enfim, a mim resta-me questionar como poderá este Homem ter ganho esta votação? O que representa este resultado? Terá alguma significado no que respeita à vida política do país?Será um aviso à navegação?

Abraço

7 comentários:

VICI disse...

Concordo com grande parte do que escreveste...

E hoje, bamos jogar playstation? ;)

Ma Si Ka disse...

Grande Vici

Hoje é melhor não marcarmos jogo porque temos de recuperar baterias.

No entanto o próximo torneio deve estar a aproximar-se....

Prepara-te...

Anónimo disse...

Resulta claro que este senhor padecia de um grave surto hemorroidal. Querem a prova caros leitores? Então acompanhem o meu pensamento... Quem é a pessoa que morre depois cair de uma cadeira abaixo? Apenas uma pessoa que possua na sua zona rectal uma grande quantidade de carne infectada, vulgo hemorróida, claro está! Isto é o que não nos ensinam na escola... e ainda dizem que o fascismo morreu com este homem... o fascismo está presente no branqueamento das mentes dos nossos petizes! Levantai-vos comigo e respirem fundo, pois com o novo tratamento Hemorróid Zipp TM não há que temer!

Ma Si Ka disse...

Caro Dr. Hemorróidas


Espero que os seus comentários futuros se pautem pela elevação, e porque não, pela originalidade!!!

A piada recorrente dos ''surtos hemorroidais'' está a deixar de o ser.

Obrigado

Anónimo disse...

Falar de Salazar..é sempre polémico..mas não podemos dizer que não faz parte da nossa história..e como qualquer político teve coisas boas e más..Continue pois o blog é bom e a parceria com o Vici é òptima...

Anónimo disse...

Alguém ja disse que a votação deste programa da Rtp, foi o fim simbólico do 25 de Abril...o que eu palpito é que chegou a altura de se deixar de fazer tabú c Salazar...deviamos reflectir naquilo que ele foi...apontando os seus desmandos e erros, mas também lembrar as suas qualidades e atributos incontestáveis...

(gajo sem senha!!)

Anónimo disse...

Rumagem a Terras de Portugal!
GNR, em força em romagem a Salazar.
Santa Comba Dão e Vimieiro em festa.Os opositores garantem que não irão marcar presença e conformar-se-ão com um direito democrático de um povo que já é fe livre e isso o devemos a Salazar, bem como tantos outros feitos, que hoje são balanços credores na falência do regime democraático.
Tantos reforços:
GNR
Reforços de investigação Criminal
Regimento de Cavalaria
Homens de treino da Zona de conflito Irão e Timor
Tudo isto numa localidade do País,santa Comba Dão,que, Alvisaras ao seu dirigente, não recua à afronta de todos aquelesque resistem à lembrança de Salazar, que está e sempre estará presente na memória de um povo, que somos nós portugueses.
Jovens de Portugal, não se mantenham pacíficos a uma Democracia que regeita a sua HISTÒRIA (Já o actual senhor presidente se mostrou preocupado no discurso do 25 de Abril)