07 maio, 2007

Primeiro Trimestre

Hoje faço três meses na ''Cidade do Santo nome de Deus de Macau".

Fica uma homenagem à minha terra: Guimarães - ''Cidade Berço"




"(...) para mim, cidadão, para mim, português, para mim, escritor e artista, - que o Chiado me perdoe - acho-o insignificante, incaracterístico, ordinário, sem feição, sem relevo, sem linha, e prefiro-lhe a angustiada e escura rua dos Gatos em Guimarães, com os seus estreitos portais, as suas escadas empinadas e as suas miúdas gelosias encanastradas como as do coro dos mosteiros (...)"Ramalho Ortigão, in Banhos de Caldas

Abraço

8 comentários:

Anónimo disse...

"Cidade do santo nome de Deus" já foi! É passado... a classificação já caiu!

Agora é só
Macau,Casinos&irresponsabilidade ilimitada.

Tio Stanley

Anónimo disse...

Oh Tio Stanley

Macau será sempre a cidade de ''Santo Nome de Deus de Macau'', pelo menos para os que não têm memória curta.
Concordo com o Ma Si Ka

Anónimo disse...

Stan,

Halibut resolve tudo!

Anónimo disse...

Hemorróidas!!!!Andavas desaparecido...

Anónimo disse...

Dr. Hemorróidas, por acaso não se licenciou a um Domingo? Não....?

Anónimo disse...

O Stanley tem boa parte de razão.
A cidade do encontro de culturas e fé(s) deu lugar encontro do dinheiro, jogo e demais vícios. É por demais ainda chamar-lhe "do santo nome de Deus"!

Tio Patinhas

Anónimo disse...

Tios comentadores deste Blog

Proponho que alienem as vossas ''moedinhas n.1'', em nome da restauração desse espírito que já pairou sobre a RAEM.

Os tempos são outros, Macau, para o bem ou para o mal, gera riqueza, é certo que ela não é para todos.Acontece que é essa riqueza que nos sustenta a todos, inclusivamente a vocês próprios.

Capacidade e sucesso económico, não deverá significará nunca, a devassa dos valores morais e sociais.Tornar os dos conceitos indissociáveis seria extremamante redutor e preconceituoso, típioco de um qq esquerdista perigoso.

Porto Tónico disse...

Meus caros,

Não tenho dúvidas que a criação de riqueza e a permanência de valores culturais e morais podem co-existir em Macau e noutros locais.

No entanto, embora Macau tenha sido (também) um polo de difusão de cultura do mundo ocidental, de profunda divulgação da fé católica (apostólica romana) e de harmonia de fé(s) religiosa(s), também reconheço que a sua aposta actual é essencialmente a promoção de um "polo económico" associado à indústria do jogo e companhia(s) limitada(s).

Daí que o "santo nome de deus" possa parecer, de facto, desfazado da realidade actual. No entanto, da história também se faz uma cidade, pelo que o seu significado histórico não pode nem deve ser apagado!

Ou seja, a interpretação dada pelo outro anónimo parece-me acertada mas de certo modo exagerada quanto à alusão política (o tio patinahs deve ser apolítico, digo eu... quanto ao stanley já não será o mesmo).