23 maio, 2007

Cesariana


Estava a pouco a falar com uma amiga e antiga colaboradora, em um dos muitos projectos em que estava envolvido em Portugal.
A determinada altura, perguntei-lhe pelo filho.Com o desenrolar da conversa, ela informou-me que o João tinha nascido de Cesariana.Foi então que aquela curiosidade, que me acompanha desde os meus ''verde anos'', se apoderou de mim.Estranhamente sempre tive necessidade de perceber a origem das palavras, saber o significado que está por trás de um conceito, ideia, marca, patologia, enfim...o porquê do nome de uma ''coisa''.
Desta vez, a ''vítima'' era a palavra Cesariana.Que raio, porque chamavam a operação Cesariana.Teria alguma coisa que ver com o Imperador?
Depois de consultar a cábula, descobri o seguinte:

A origem do termo "cesariana" é controversa. Refere-se frequentemente que o imperador romano Caio Júlio César tenha nascido através dessa prática cirúrgica. No entanto, isso é improvável, já que a prática da cesariana até o final do século XIX levava invariavelmente à morte materna e sabe-se que a mãe de César teve outros filhos depois de Júlio. É mais provável que o termo tenha se originado da palavra latina "caedere", que significa cortar. Poderá estar também relacionada com a lei romana Lex Caesarea, que impedia que mulheres mortas fossem enterradas antes de tentar salvar o feto, pela intervenção.

E pronto, fiquei satisfeito.

Abraço

Sem comentários: