26 janeiro, 2008

Que Futuro?


Acerca do tema do tabaco, ou da proibição da sua utilização em espaços ‘publicos (fechados), acho que quase tudo foi dito. Ilustres comentadores e bloguistas menos conhecidos, mas igualmente eloquentes, dos quais o meu amigo “Xô Vici” é ilustre representante, já esgrimiram argumentos, prós e contra (no caso do Vici), a nova legislação.
De tal forma que, só depois desta “polémica tabágica”, Portugal se apercebeu das alarvidades que diariamente são ditas e cometidas pelas chefias e inspectores da ASAE.

Por este facto não vejo qual seja a necessidade de voltar a falar do assunto. Quanto a isso, apenas gostaria de dizer que sou um liberal. Cada um faz o que quer com o seu corpo (cum grano salis). Apesar do Estado de Direito Social chamar a si muitas competências naquilo que se refere à criação das regras de conduta e de comportamento de uma sociedade, acho que tal como noutros casos análogos, não deveria haver tão “acesa” intervenção estatal, no que a estas matérias diz respeito.

Ultrapassada esta discussão resta-me pensar nas tabaqueiras. Não se preocupem os leitores, que não tenho pena deles. A preocupação é meramente académica. Desde a introdução da Lei, que dou por mim a pensar como vão conseguir ultrapassar este verdadeiro “complot organizado” em que os Philip Morris deste mundo são os alvos a abater!!!?

O tabaco é uma espécie de camaleão. Ao longo de toda a sua existência já conheceu várias formas, cores, aspectos e feitios. Para além de se fumar sobre as mais criativas formas, já se mascou, já se inalou e até já foi cura terapêutica.Ou seja, as tabaqueiras sempre arranjaram maneira de conseguir ultrapassar a crise (falando de forma a que os Portugueses possam perceber!!!), isto porque, foram sempre arranjando novos produtos para vender aos ávidos consumidores.Hoje o desafio é bem maior. O que fazer com o tabaco? Qual será o aspecto do produto e a forma de ser consumido por forma a evitar polémicas (pelo menos nos próximos cem anos)? O Ideal seria descobrir mesmo a vida num planeta distante e começar a vender para lá. Pelo menos antes que os tipos saibam que faz mesmo mal....
Abraço

3 comentários:

VICI disse...

Muito obrigadinho, xô Ma Si Ka! Fiquei tão comovido que vou fumar um cigarro para repor o equilíbrio... ;)

Abraço!

Anónimo disse...

Polémica é polémica!

Sou uma aliada ao bloqueio!

Finalmente entra-se e consegue-se estar, em espaços que anteriormente eram autênticas curtinas de fumo.(Lais de Guia)

Até a poluição sonora (decibeis)passou a ser menor... e as esplanadas passam a ter mais movimento.... e que agradavel que é estar à beira mar poder usufruir de tanta "laisser faire-laisser passer".... é por isso que vamos até lá!!

Anónimo disse...

Ma Ki Sa

Terapeuticas? Para quê?

Há imagens que valem mil palavras e a foto da posta é uma delas!!

...e venha mais uma passa...