29 janeiro, 2008


Nos últimos tempos, tenho ouvido assistido à comparação entre dois jogadores, Cristiano Ronaldo e Kaká. Qual deles será o melhor? Oficialmente, apesar de eu não concordar, Kaká levou a melhor sobre Ronaldo.

Para mi, comparar o Cristiano Ronaldo ao Kaká, é a mesma coisa que comparar um Mercedes a um Porche. Ambos são dois excelentes carros. Ambos são fiáveis, potentes, caros e normalmente nunca desvalorizam tanto como os demais automóveis. Acontece que enquanto que os Mercedes (mesmo os mais desportivos) são carros de uma extrema sobriedade e serão sempre mais conhecidos pelo seu conforto do que pelas suas performances, já os Porches, são irreverentes, rápidos, fervorosos e nada monótonos.

No caso dos dois jogadores o que se passa é exactamente o mesmo. O Kaká é um grande jogador e provavelmente até é bem mais "certinho" que o "nosso" Cristiano. Não obstante, o futebol é um espectáculo, é um jogo de divertimento e por isso, entendo que o Cristiano é como intérprete do espectáculo, muito melhor que o seu colega brasileiro. É explosivo, emocional, espectacular, controverso e muito provocador. É capaz de ser amado e odiado ao mesmo tempo, dentro do mesmo estádio, isto, porque os que não estão do lado dele, detestam a forma como ele (normalmente) os vence.

Já tendo eu conduzido "máquinas" de ambas as marcas, continuo a preferir os Porches....

Abraço

19 comentários:

Anónimo disse...

Admito que se deve defender a nossa dama., mas permita que discorde de si..Kaka é melhor jogador, e tem o que falta a Ronaldo...e que também é importante num bom jogador "menos humildade e arrogância"..

Anónimo disse...

Ma Ki Sa

O Ronaldo tem sangue lusitano(madeirense) a correr-lhe nas veias de um bom "vintage"/madeira. Por isso, a irreverência, garra, ferocidade,impulsividade, alma e certeza do seu valor... é o que faz ver que o que é português é bom.

Embora muitos por cá e por lá,
tentem tirar-lhe o glorioso "Óscar".

A humildade ele também a tem... veja-se a vida dele na Madeira na sua infância....

Stones...iah

Ma Si Ka disse...

Caro Anónimo

Eu não defendo o Cristiano por ele ser português, acho por e simplesmente que é melhor jogador, mais nada. Quanto às suas qualidades humanas,ou falta delas, naturalmente que as mesmas serão importantes. No entanto, volto a repetir que não foi a isso que me referi no texto.

Abraço

Anónimo disse...

Caro Ma si Ka..eu percebi embora a minha opinião seja mesmo que o Kaká é melhor, mas respeito a sua opinião e os seus gosto de ler os seus comentários..Abraço

Anónimo disse...

O Kaka tem uma coisa que falta ao Ronaldo.Há quem lhe chame berço. Eu prefiro dizer que se chama educação.Tal como muitos daqueles que vieram do nada, o Ronaldo parece deslumbrar-se com aquilo que hoje é.
Apesar de tudo também gosto mais dele do que do Kaka.

VICI disse...

ma si ka,

Obviamente, tu e o resto dos tugas, elogiam o rapaz porque ele é português. O que até nem tem nada de criticável...

Ora, o chavalo da Madeira está imparável. É forte em vários aspectos do jogo e decide jogos. Porém, falta-lhe algo que faltou a muitos outros: ser decisivo quando é preciso! Káká, quando chamado a decidir jogos verdadeiramente importantes e carregados de pressão, fá-lo! É isso que os diferencia e é por isso que, para um clube que deseja mais do que ganhar ao portsmouth, Káká é fundamental. O prémio do ano passado não poderia ter sido melhor entregue.

Este ano, claramente, CR vai bem lançado. No entanto, precisa de vencer títulos.

Para mim, a quem o MU me diz o mesmo que nada, CR só será verdadeiramente o melhor se levar a selecção nacional a um título europeu e/ou mundial! Aí, render-me-ei...

Sou um gajo de parcos recursos, pelo que nunca conduzi porches ou mercedes. Sempre fui gajo de "Pandas", "126" e, volta e meia, um "mini 1000". Nesse sentido, sinceramente, pelo que vai lá por "casa", já me contentava com algum "mustang"... Mesmo que fosse um de contrabando ou de birra fácil... ;)

Ma Si Ka disse...

Xô Vici

Como sempre, foste bastante esclarecedor no teu comentário.
No entanto, continuo a não concordar contigo na parte em que dizes que o CR não foi nem é decisivo.Apesar de ter perdido para o KaKá a "Champions League", foi decisivo (por exemplo), na conquista do último campeonato de Inglaterra.

Quanto aos carros,espero que nosso "Mustang" consiga vencer o campeonato, aos que equipam de vermelho "Ferrari"....;)
Abraço

Até logo!

playmaker 10 disse...

Ma Si Ka,
escusado será dizer que concordo plenamente.

Vici,
então mas decisivo é resolver um jogo? Teve a "sorte" de resolver o jogo na Champions e isso é que realmente conta? Então são só mesmo BONS aqueles que ganham títulos que são decididos num jogo? Ou em poucos?
Não o vi resolver no jogo contra a França no Mundial? Ah... não o chamaram dessa vez... é preciso gritar, é que ele nem sempre "anda" por lá. Joga a “miude” :) Isso ou o jogo não era realmente importante. Pois ainda não era a final...

Bom, são os dois muito bons. Mas acho que o Ronaldo fez uma época muito mais brilhante... e ficou em 3º.

Abraço!

VICI disse...

playmaker,

Acho que precisas de um cigarro...

playmaker 10 disse...

Achas?
...

Anónimo disse...

E de mim?

Ninguém se lembra?Nem sequer dizem que jogo um bocadinho bem?

Amuei pronto....

Anónimo disse...

Para mim o melhor é o Dedé!!!

Anónimo disse...

playmaker

playmaker.... este teu nome não poderia "assentar-te" melhor.... és um rapaz coerente e, como dizem lá pelo portugal dos pequeninos.... "um gajo porreiro" (no sentido máximo da palavra)), digo mais... falas pouco mas quando falas falas bem....


abraços

Anónimo disse...

Realmente bom jogador..Pena a arrogância..Até pareçe que já masceu em berço de ouro..

Anónimo disse...

E já agora ao falar ..não diz duas para a caixa.-..

Anónimo disse...

Regicidas de Ronaldo


Para os que o criticam, cá fica mais uma noticia de deixar todos de boca em túnel.....

Ronaldo "não diz duas pra caixa" (como dizem alguns), para o "arrogante" (como dizem outros tantos), cá fica mais um contrato de...........vejam bem.....100 milhões por ano..... fora os contratos publicitários....

8oo mil euros por mês, quase 500 vezes mais, desde o 1º contrato em Inglaterra......

E agora critiquem-no....."chinguem", que vozes de ..... não chegam aos ouvidos dele; até são música!!!!

Notável....e para todos os gostos....

Duarte oliveira

Anónimo disse...

O "orgulho português", foi notícia mais uma vez este fim de semana.

Que grande exibição!!!!
Lá para o verão, 27000 euros por dia é o que este Ronaldo vai ganhar e ele bem o merece, já que ele ganha aquilo que ele gere...

Onde vai parar este "diamante", que de bruto não tem nada....

Neves

Anónimo disse...

Viu-se no jogo de ontem o trabalho e os golos do fabulosos "jogador"

Anónimo disse...

Se calhar para marcar golos na selecção tem de ter outro ordenado!!!