18 junho, 2008

Fong Soi


Já aqui descrevi vários episódios da minha vida em Macau. Pois bem, achei que a estória que se segue também era digna de ser contada e por isso, aqui vai.

As últimas semanas em Macau têm sido de autêntico dilúvio. Chove copiosamente durante dia e noite. Mesmo aqueles anos de cheias, em que nos parece chover muito em Portugal, em nada se assemelham às torrenciais chuvas deste clima tropical. Resta-me saber, para onde vai tanta água!!!

Pois bem, o meu gabinete não ficou indiferente e resolveu "meter água", também ela em quantidades industriais, a ponto de uma das paredes se poder assemelhar a uma pequena cascata.
Enquanto eu, já com o nó da gravata parcialmente desfeito dizia cobras, lagartos e todos os nomes de invertebrados existentes no Planeta Terra, apareceu uma colega Macaense que me disse naquele sotaque inconfundível “Dr. água é sorte, é muito bom quando chove dentro de casa, é sinal de dinheiro…”.
Depois de ouvir isto pensei, “se estivesse em Portugal, estava a levar uma “tanga do catano”, mas como estou na China…tudo é possível, afinal para este pessoal tudo é bom ou mau fong soi, tudo significa sorte ou azar, muito ou pouco dinheiro”.

….. maneiras diferentes de ver a mesma realidade.


Abraço

5 comentários:

Xico Fininho disse...

Realmente só um macaense para pensar dessa maneira.
Culturas diferentes que nos fazem pensar.

Anónimo disse...

Oxalá assim seja..Abraço

Anónimo disse...

Em Portugal nem com mt chuva o dinheiro apareçe (á maior parte das pessoas....

Anónimo disse...

Para um ocidental, esta posta transporta-me para um quê de poético.

uindo!!!!!

mauã

Anónimo disse...

Como experiência de vida deve ser óptimo viver aí.