05 junho, 2008

Adeus à Liga dos Campeões


Uma vez, em conversa, ouvi dizer que a profissão de Advogado "não tem grandes responsabilidades". Afirmação que revela um desconhecimento profundo daquilo que é o dia-a-dia da vida de um causídico. A imperatividade dos prazos, o rigor, a pressão dos clientes e o stress dos julgamentos, são só alguns exemplos daquilo que nos espera no quotidiano.

Pois bem, a decisão da UEFA que exclui o FCP de participar na próxima sessão da Liga dos Campeões, é bem o exemplo daquilo que são as responsbilidades de um ou mais advogados.

Retirando da discussão o factor financeiro, (em termos meramente académicos este factor pode ser deixado para segundo plano), ao lhe ser aplicada a referida decisão da UEFA, "apenas" se porá em causa a veracidade dos títulos ganhos pelo FCP, bem como a manutenção do seu "bom nome" no seio da opinião pública nacional e internacional.


Ora bem, é exactamente neste momento, que o papel do departamento jurídico do FCP assume particular importância e responsbilidade. Ao aconselhar a direcção do Clube e da S.A.D. a não recorrer da decisão que lhes retirou 6 pontos no campeonato, os colegas, olvidaram o regulamento da UEFA que nos impediria (enquanto clube condenado) a participar nas competições europeias para as quais tinhamos sido (legitimamente) apurados.

Ou seja, ao optar por não recorrerem da decisão, não poderaram as verdadeiras consequências dessa mesma opção, a exclusão da Liga dos Campeões na próxima época bem como todos os prejuízos que daí possam advir.

Na verdade, até nem acho que a ratio legis do regulamento seja assim tão descabida, se alguém obtém determinado resultado de forma ilícita, é natural que não lhe sejam concedidos os benefícios resultantes desse mesmo resultado. É isso que acontece com os detentores (individuais) de títulos, quando se lhes descobre, entre outras razões, a utilização de substâncias dopantes.


Apesar de ainda não haver decisão definitiva e o FCP ainda não estar definitivamente afastado da competição, acho que toda esta "novela" poderia ter sido evitada caso o apoio jurídico prestado tivesse sido capaz. Pelos vistos não foi. Há que retirar daqui uma lição. Espero que a compreendam a bem do FCP e da sua massa adepta, na qual me incluo.


Abraço

22 comentários:

Anónimo disse...

Mas onde é que foi buscar a ideia de que os advogados terão aconselhado o clube a não recorrer???

Não me acredito que esses advogados não tenham posto o clube bem ciente das repercussões de não recorrer!

Parece-me que, após ponderados os pós e os contras, esta terá sido uma decisão bem manhosa da SAD...

Verdade é que um dos advogados que integra a sociedade de advogados que defende o clube pertence - e mal - à administração da SAD. Que jogos haverá, desconheço... seja como fôr, a decisão final cabe ao clube...

Agora gostaria de saber como é que pode tão afiançar com tanto rigor que os advogados aconselharam o clube a não recorrer...

Ass. advogado do diabo

Ma Si Ka disse...

Caro "Advogado do Diabo",

Depois de ter ouvido ontem, que o FCP decidiu, (depois de notificado pela FPF)juntar à defesa do seu Presidente, a defesa da instituição. Sou levado a concluir que só por desconhecimento deste regulamento, não o fizeram noutra altura, a certa.

Caso a vontade fosse recorrer, já o poderiam/deveriam ter feito e não seria (agora) preciso este "favor" da FPF para tentar salvar "a honra do convento".

Com a experiência que é reconhecida, nomeadamente, ao Presidente do FCP, não me acredito que depois de avisado/aconselhado cometesse este erro.

Mas se me permite, é a minha opinião.

Abraço

Xico Fininho disse...

Alguém pode afirmar que realmente sabe quais os factos que levaram o porto sad a não recorrer ? Não!! Não sabem nem vão saber por isso não adianta nada opinar com tanta certeza das coisas. Como adeptos do FCP só temos de esperar que tudo corra pelo melhor e caso assim não o seja, esperar que alguém responsável da SAD explique o que realmente se passou para o clube não esteja na presente na prova.

Anónimo disse...

Como Portista fico triste, mas tenho de admitir que (não sei quem) ao não recorrer, pelo menos na altura certa, deixa transparecer alguma culpa no caso..Acho ainda que P. da Costa deve mais explicações e que tb começa (na minha opinião de simpatizante a estar a mais)...

Anónimo disse...

Só não percebo como o arbitro é acusado de corrupção e o FCP de (TENTATIVA)..alguma coisa não bate certa..claro tudo isto é mau (até pela presença agora da selecção) mas o principal culpado desta situação (e já dito por notáveis do clube) é do próprio FCP, e realmente P. da Costa (deu mt ao clube) mas começa a meter os pés pelas maos e ninguem é insubstituivel....

Anónimo disse...

Caro MA SI Ka,

Desses factos não parece que possa tirar essas ilações.

Então quem é que lhe garante que a SAD não tenha tido uma má decisão em decidir não recorrer (ainda que sabendo das eventuais consequências mas "ver para o que dá"), e só agora ter percebido o erro de estratégia?! E, entretanto, toca a mandar os "paus mandados" a tratar de apresentar uma defesa encapotada.

Por isso, e com o devido respeito, acho que se terá precipitado em avançar com esta teoria desculpabilizante da SAD e ao "atirar as culpas" para o advogado (não sei se é um ou mais). No final a decisão final e a culpa será sempre da responsabilidade da SAD.

Quanto ao Sr. PdCosta, este já devia era ter arrumado as botas. A experiência de vida e de futebol que tem já o levou foi a enterrar-se fortemente nos últimos anos quer a nível pessoal, quer da credibilidade que ainda poderia ter (para não falar do desastre que isto representa para o clube)!

Como diz acima o sr. fininho, ninguém sabe realmente os factos... não vamos especular!

Ass. Advogado do diabo

Ma Si Ka disse...

Caro "Advogado do Diabo"

Eu não desculpo a SAD. Nunca disse isso. Não obstante,repito, sendo a questão, eminentemente jurídica,confio que os dirigentes se tenham apoiado num conselho, que na minha opinião, não foi o mais certo.

Caso o tivesse sido, teria havido, certamente, recurso.

Finalmente, é certo que eu não sei se houve erro do departamento jurídico, mas estou certo que você também não sabe o contrário...ou sabe?

Anónimo disse...

Está mais que provado que existiram jogos viciados, se a justiça fincionasse a "tempo" nesse ano o FCP não seria campeão..Acho mt bem que não vá durante (1 ano ás competições europeias) senão qual foi o castigo do FCP? Se não for esse (não é prejudicado em nada) ou seja o crime compensa (para certos clubes, já que o Belenenses o Boavista e outros na europoa não.podem dizer o mesmo!!!!

Anónimo disse...

.... o tiro saiu pela colatra ao "Pintalhão"... ele sempre mandou na SAD, nos advogados e até queria mandar no RIO, Porto e arredores.... tramou-se!

...pena é, tirar o clube da Liga de Campeões...amandem-se ao gajo...fonham-no...

Xico Fininho disse...

Bem..estes anónimos são demais. Nem sabem o que dizem. Parece que tem memoria curta. E alem do mais qual foi a prova, que antes não existia pois este caso tinha sido arquivado, para se concluir que houve corrupção? Quem souber que responda.

BBAM! disse...

Quem é que decide se foi praticado um crime ou não?
Em Portugal é qualquer um! No mundo civilizado são os tribunais! Foi assim em Itália no Calciocaos.
Independentemente do que os tribunais judiciais venham a decidir o Porto já está a ser punido!

No mundo civilizado os orgãos administrativos não condenam com base em "provas" de factos sobre os quais ainda não foi emitida decisão judicial...

No mundo civilizado, em que há verdadeiros estados de direito, não se utilizam escutas telefónicas fora do âmbito do processo penal.

Nós por cá caminhamos para um país que usa escutas para divórcios, para procedimentos disciplinares, para despedir trabalhadores, etc...
Qualquer dia está o banco a escutar o meu telefone para decidir se eu sou elegível ou não para que me concedam um crédito...

De uma coisa não tenham dúvidas meus caros anónimos, advogados do outro sr. e Srs. Fininhos, tudo isto está a acontecer porque se trata de um clube que ganha vezes demais!

Viva a China, Viva a Russia, Viva Angola, Viva a Venezuela, Viva Cuba, Viva o Zimbabwe...

VIVA PORTUGAL!

Anónimo disse...

Caro Ma Si ka,

Eu não sei de nada, mas você está a dar tiros nos pés! Aparentemente parece que sabe precisamente os termos concretos do conselho jurídico que terá sido dado. É que o senhor toma isso como certo e verdadeiro quando tanbém não o pode afirmar porque não pode ter testemunhado nada disso (ou pode?!). Como é que pode opinar sobre um conselho cujos termos não conhece???

É que é muito rápido a fazer conclusões de... ilações e precepções suas... mas, na vida real, as conclusões retiram-se de factos!

Quanto ao facto de haver recurso ou não, isso seria sempre uma decisão da SAD, e não quer dizer que o conselho jurídico não tenha sido correcto ou que a decisão da SAD não tenha sido fundamentada com outras prioridades.

Agora afirmar peremptoriamente e à partida que não houve recurso em resultado de um conselho jurídico errado parece-me precepitado quando não se conhecem os factos.

Seja como fôr, parabéns pelo seu blog. Variado e com debate!

Advogado do diabo

Xico Fininho disse...

bbam estou de acordo contigo no que diz respeito a que isto só acontece porque é ao porto porque na segunda circular não se passa nada. Aquele orelhas realmente de de ter aquelas parabólicas bem afinadas.

Anónimo disse...

...o avogado do diabo é mesmo um insistente "quadrdo"...mas batam-lhe de lado que ele fica redondo...eh eh eh!!!

VIVA A UEFA!!!

Anónimo disse...

Meus Caros

Reconheço que o mundo futebolístico tem alguma importância na sociedade,pois é de fácil compreensão , tem um acesso a larga escala contudo questiono-me se terá tanta importância assim para ser debatido desta forma tão viva!
14 comentários a um "post"! Já repararam no "post" anterior?
Quantos comentários mereceu a determinação de Óscar Pistorius ?

Pensem nisto .

Muito Obrigado

Parabéns pelo excelente Blog.

Ass. Um leitor assíduo.

Manuel Teles disse...

Irmãos e Caros leitores,

Respondo ao comentário do Sr ou Sra que por enquanto não tem nome com uma citação de Leonardo Da Vinci .

"A sabedoria da vida não consiste
em fazer aquilo que se gosta,
mas em gostar do que se faz."

Abraço

Anónimo disse...

Green eagle....generalidades.

Manuel Teles disse...

Sim Sr. Anónimo

Generalidades mas assinadas.

Por favor não me faça rir mais, tenha em conta a minha idade avançada.

Ma Si Ka disse...

Caríssimos,

Mas que grande participação.

Apesar de não termos (ainda) batido o record de comentários, acho que estamos bem perto.

Não concordo com um dos comentários quando afirmou que o assunto não merecia comentários.Se reparar os comentários tem não só um conteúdo futebolístico, como jurídico e até um pouco político.

Voltem sempre,assim é que isto tem piada.

Abraço e bom fim de semana

Anónimo disse...

Ilações:

O advogado do diabo e o Masika devem ter inside information para tanto falarem,

o fininho e o bbam devem apoiar o pinto da costa nas próximas eleições e

o velhinho (suponho que é aquele jovem das fotos na linha do Tua) deve estar com crises de ident/idade!

Porto Tónico disse...

Bem, que discussão que aqui vai...

Independenentemente de quem serão as culpas e decisões, à partida houve nitidamente um erro fatal do clube - não recorrer.

É inacreditável como a ganância de evitar iniciar uma época com menos 6 pontos se conseguiu superar à verdade, bom nome, prestígio e imagem do clube.

Hoje, com ou sem "Champions" ou 6 pontos, a imagem e credibilidade do clube ficou injustificada e necessariamente abalada! O que é uma enorme pena, principalmente por ter sido motivada por essa ganância e manha!

Uma pena mesmo, e já imagino 100 anos de enxovalho vindo do sul (embora o que "vem de baixo" não nos afecte) relativamente a esta triste história!

Com pesar.

Giovani Galli disse...

Vocês aqui a discutir o quê ??? Corrupção !!!!!

já foram, assim pode ser que aprendam qq coisa..... como é possivel por o vosso presidente, na televisão a falar de uma coisa que ele não sabe......ainda por cima a trocar-se todo !!!!

O Platini já está a por estes corruptos na ordem !!!!!

"temos pena" anormais !!!!!

o proximo joga da liga dos campeões vai ser o seguinta : Passarinhos da Ribeira - FCP .

LINDO !!!!