25 julho, 2007

Stanley Ho e a Guiné Bissau

Quis Deus e o Cônsul Honorário da Guiné-Bissau no Porto, (a quem aproveito para mandar um abraço de Saudade) que o início da minha actividade como jurista, passasse, entre outros afazeres, pelos projectos de cooperação entre Portugal e aquele país Africano.
À medida em que o trabalho foi sendo realizado e os resultandos foram aparecendo, desenvolveu-se em mim, um sentimento de familiaridade e de reconhecimento com as gentes e com o país propriamente dito, a ponto de me sentir feliz com as ''Vitórias'' alcançadas pelos Guineenses nos últimos tempos.
A Guiné, apesar de ser um país pequeno, conserva em si mesmo enormes potencialidades, transversais a vários sectores económicos de actividade. Desde a agricultura às pescas, passando pelo Turismo, a Guiné-Bissau revelar-se-ia num atraente foco de investimento internacional, não fora o clima de instabilidade política que afectou o país nos últimos anos.
Como é sabido, a presença chinesa no território é uma realidade, sendo o Governo da República Popular da China responsável pela (re)construção de importantes infraestruturas públicas do país, nomeadamente o edifício da Assembleia Nacional.
Por isso, acabei por não estranhar o mais recente investimento de Stanley HO, a compra de 60 por cento do Banco da África Ocidental (BAO), onde terá entre os seus associados o empresário guineense Carlos Domingues Gomes (ex primeiro-ministro).
Este é o segundo negócio de monta conhecido à Geocapital(empresa de Stanley Ho) na Guiné-Bissau, depois da concessão de um complexo turístico com casino na ilha Caravela, no arquipélago dos Bijagós, considerada Reserva Ecológica Biosférica pela UNESCO.
O complexo da ilha Caravela foi objecto de uma visita a Bissau de Almeida Santos, advogado e ex-presidente da Assembleia da República portuguesa, que tem surgido ao lado de Ho e da Geocapital noutras “frentes”, nomeadamente em Moçambique, onde a “holding” tem importantes projectos no Vale do Zambeze.
Com todos estes investimentos, espero que a Guiné possa sair do clima de instabilidade que tem vivido desde 1998 e voltar a ser um local apetecível para todos os seus nacionais assim como, para o investimento estrangeito no país.
(a foto mostra outra nova aquisição de Stanley Ho, o maior diamante do mundo com quase 300 quilates)
Abraço

Sem comentários: