09 julho, 2007

Grande Prémio do Porto


O Grande prémio do Porto, esteve longe de ser considerado um “investimento’’ consensual. Defendido com “unhas e dentes” pelo executivo Camarário, foi por muitos apelidado, em tom jocoso, como a “fórmula 1 dos calhambeques”. Os detractores do circuito, consideravam-no um desperdício de dinheiros municipais, assim como, um erro na recuperação urbanística daquele lado da cidade.
Dizia-se até que os circuitos urbanos estavam fora de moda!!!
Finda esta segunda edição, (e apesar de não a ter assistido) acho que se pode dizer que esta foi uma aposta ganha por Rui Rio (há quem diga,...mais uma).
A prova automobilística foi transmitida para dezenas de países de todo o mundo e bastava visitar alguns sites temáticos estrangeiros, para verificar que acima de tudo, esta prova representa um enorme "cartaz" turístico da Região Norte do país e de todo o Portugal.
Aliados às viagens que transportavam os corredores familiares e aficionados apareceram também, os famigerados “pacotes promocionais” das agências de turismo, a oferecerem visitas ao Vale do Douro, património Mundial da Unesco e às demais cidades históricas do Norte de Portugal.
Por tudo isto, acho que Rui Rio teve o mérito de conseguir perceber a priori o potencial que esta prova detinha.
Para receber corredores demais participantes e turistas, o Porto tinha infra-estruturas hoteleiras de qualidade, um aeroporto que proporciona viagens a custo reduzido, (recorde-se que a maior parte dos corredores e do público estrangeiro que nos visita, são ingleses), um enorme património histórico e cultural, uma excelente gastronomia e o mais importante a hospitalidade das suas gentes.
Hoje, já se fala em revitalizar antigos circuitos citadinos portugueses como o de Vila Real e Vila do Conde, como forma de se promover as regiões onde os mesmo se disputam. Quanto a mim, este é um bom exemplo de como Portugal poderá ser competitivo.
A mim e ao PT,resta-nos esperar pelo Grande Prémio de Macau em Novembro deste ano, circuito com algumas semelhanças com o nosso e que também recebe uma prova do WTCC.
Abraço.

P.S. Para o próximo fim de semana, é a vez da fórmula Red Bull.

7 comentários:

Xico Fininho disse...

Só é pena o casmurro do presidente da cidade onde resido ser burro...mas tá tudo.

Anónimo disse...

O Presidente Rio não é burro.

Só é pena é alguns invictos não estarem habituados a Homens VIP, como o Rio.
Sabem por onde correm e onde desaguam...a correnteza?! essa pode ser perigosa se a agitarem ou existir muito lodo....

Anónimo disse...

E verdade..Uma verdadeira cidade de circuitos Mundiais...Turismos...Classicos...Red Bull...e muito em breve ap preco da gasolina o WC CR-World Cup Carrinhos Rolamentos...

Ma Si Ka disse...

Por falar em corridas.O velhinho não entrou?Eu acho que ele era capaz de dar cartas!!!

Xico Fininho disse...

trpeiro

Tens razão o Presidente Rui Rio não é burro. É um mal educado e não sabe dar o exemplo do mesmo.
Pois passo a explicar a minha afirmação. Quando o Sr.rui rio falou ao microfone para tecer comentário ao evento nem um simples Boa tarde dirigiu a quem o estava a ouvir. O que na minha opinião e das muitas pessoas que estavam presentes foi lamentável.

E'l Rei D. Sebastião disse...

o inconveniente destas corridas é que o cheiro de gasolina que paira no ar, é como diria o Adão...INCOMODATIVO!!

Anónimo disse...

Começo por dar os parabéns (mais uma vez) ao Dr Rui Rio. Foi sem dúvida o melhor presidente da câmara desde que me conheço. Foi o melhor que aconteceu à nossa cidade desde o 25 de Abril de 1974.
Trouxe-nos seriedade, qualidade de vida, e o mais importante divertimento que se junta ao companheirismo.
Divirto-me imenso nos grandes prémios e como bónus passo um bom tempo com o meu pai!
Obviamente nem será preciso dizer que a cidade ganha muito com os grandes prémios e só tenho pena que não aconteça todos os anos.
Voltando um pouco atrás, não é só o Porto que ganha como Matosinhos mas infelizmente o presidente da Câmara só olha em frente e não entende isso. Aliás, até poderá entender mas com certeza não tem a capacidade, a inteligência do Dr Rui Rio para tirar o maior proveito deste grande espectáculo e por isso tende a criticá-lo sem qualquer nexo.
Ainda não sou Dr mas aqui fica uma ajudinha para o Pres. da CM que com certeza me irá agradecer.
Caro PC, entre outras infelicidades suas, que diz da próxima vez, por exemplo, tornar grátis o estacionamento no maior parque da cidade e pedir à polícia para evacuar o trânsito visto que foi o fim do mundo para sair de Matosinhos? Diga lá que não tive uma boa ideia??
Pronto, pronto...esta foi de borla, caro presidente;)