26 fevereiro, 2009

Estranho costume

Em Macau, quase todos os portugueses têm uma empregada doméstica de origem Filipina. A escolha fica a dever-se ao facto de os cidadãos daquele país asiático dominarem a língua inglesa. As Filipinas optaram por abandonar o ensino da língua materna e passaram a leccionar em inglês. A opção foi, no mínimo inteligente, uma vez que acaboou por criar um mercado de trabalho que têm quase o tamanho do mundo.
Ora bem, eu não sou diferente e também acabei por patrocinar a vinda de uma cidadã filipina, a Nora, para trabalhar lá em casa. De entre muitos costumes filipinos a Nora contou-me um que achei particularmente interessante e que poderá ser explicada pela forte presença do Cristianismo naquele país asiático.
No sábado, contou-me que tinha recebido um telefonema da terra. Segundo a pessoa que lhe tinha telefonado, a mulher do seu ex-marido tinha morrido. Acontece que a falecida tinha sido concubina do mesmo ex-marido enquanto este foi casado com a Nora. A relação passou de secreta a pública quando o ex-marido resolveu separar-se de facto da Nora e passar a viver com a tal mulher. Portanto, tinha sido a falecida a responsável pela separação do casal.
A parte mórbida da estória começa agora. Segundo a Nora, a morte da falecida não impediu que esta se tivesse mantido de olhos bem abertos. Diz a tradição filipina que para que olhos se fechassem definitivamente, a Nora, mulher em tempos traída, teria de perdoar à falecida o facto de esta lhe ter “roubado” o marido.
Pois bem, em directo do leito de morte, telefonaram à Nora e pediram-lhe que perdoasse a falecida. Do outro lado, encostaram o telefona no ouvido da defunta e deixaram-na a “ouvir” o perdão da Nora. Finalmente podia descansar em paz e, consequentemente, fechar os olhos…..

Fiquei boquiaberto, mais uma para contar aqui.

3 comentários:

Anónimo disse...

estou sem palavras....
demorei a voltar ao meu racional depois de ler isto....

Giovani Galli disse...

Grandes costumes estes da terra da tua empregada ...

mas porque não uma foto aqui no blog dessa filipina ...

eu voto a favor ... vamos esperar pelo voto dos restantes membros da irmandade ...

abraço,

Unknown disse...

Por vezes, é difícil compreendermos os costumes noutras terras...

Não conheço a Nora, mas, sei que é uma mulher de forte coração. Para ela, um beijinho e muita força.

MCândida