08 agosto, 2007

O tempo dos tufões

Caros Irmãos

Desta feita a Crónica reveste contornos de Boletim meteorológico. Qual Antímio de Azevedo, vou falar-vos dos Tufões.

Hoje de manhã, depois de me sentar calmamente em frente ao computador, constatei que havia uma previsão meteorológica que indicava a aproximação de um Tufão. Logo de seguida, apoderou-se de mim aquela alegria "naíf" de alguém que apenas sabe o que é um Tufão pelas notícias da TV (ou pelo menos, pensava que sabia!!!). Imaginei-me logo a ver a enorme espiral a aproximar-se de Macau, vinda da Taipa, uma série de objectos pelo ar e muito barulho, ao bom estilo dos filmes Americanos.

Apesar disto a alegria durou pouco tempo, o que eu pensava serem tufões, são afinal furacões...que chatice, adeus carros pelo ar, adeus espiral de ventania. Resta-nos um vento muito forte e chuva a cântaros. Já se sabe que podem sempre haver uns ''placards'' voadores, inundações e umas árvores desenterradas....nada de espectáculos "Hollywoodescos".

De positivo, no meio de isto tudo, é que no caso de o tufão ser de "grau 8" parece que o pessoal não tem de trabalhar!!!!

Abraço

5 comentários:

Mãe babada disse...

"Tifão , deus grego da seca (filho de Tártaro e de Gaia), simbolizava o elemento Ar em sua forma mais furiosa, os furacões. Foi criado em Delfos e era inimigo hereditário dos deuses, principalmente de Zeus, por que mantinha um ódio cruel.
Tifão era tão alto que a sua cabeça batia nas estrelas, os braços enormes bloqueavam os raios do sol, e carvões em brasa saíam da sua boca. Havia um dragão de cem cabeças com línguas escuras em seus ombros, e dos seus olhos labaredas dardejavam"

Hmmm, parece-me que o Tifão acordou... e pelos vistos, está zangado!!!

E'l Rei D. Sebastião disse...

Irmãos do oriente...no caso de alguém ser levado por uma rajada de vento, não se esqueçam que existe uma expressão bem Portuguesa que diz: "Afastai-vos pedras....juntai-vos palhas!"

E'l Rei D. Sebastião disse...

Irmãos do oriente...no caso de alguém ser levado por uma rajada de vento, não se esqueçam que existe uma expressão bem Portuguesa que diz: "Afastai-vos pedras....juntai-vos palhas!"

Ma Si Ka disse...

Trica obrigado pela lição de mitologia Grega....


Sebastião, recordo-me bem desse ditado, mas gosto mais aquele que se refere "ao cabelo que não nasce''.

Abraço

Anónimo disse...

Ma Ki Sa

Com esta lição de história da Trica, fiquei com os meus botões,neurónios e sinapsias, em perfeito puzzle.

Será que o presidente da câmara de gaia éo um "Tifão"?
-que ele é uma "seca"...lá isso, é!
_que vive em gaia...vive!
-"Tártaro"...tb tem!
-inimigo de deuses...(Rui Rio)
-de Zeus e ódio cabal por Marques Mendes...é mesmo, duelo diário
-Só se dá com os "dragões"....porque lança labaredas em todas as direcções partidárias....

Ajudem-me com este enigma, pois ja baralhei a metereologia com política e história.

el-rei...apontei esse proverbio...o que a gente aprende por aqui1!!