14 agosto, 2007

O Loudel de D. João I


Apesar de não ter disponibilidade para conseguir ler todos os blogs provenientes de Portugal. Quase que aposto que grande parte deles, pelo menos, nos que são escritos por pessoas esclarecidas e com conhecimento da nossa História, se irá falar da Batalha de Aljubarrota.
Ora bem, o nosso blog, apesar de não ser nenhum pasquim de difusão do patriotismo, não pode ficar alheio à comemoração de tão grande feito.
Apesar de desconhecido por muitos, há um “documento histórico” deste episódio que permanece exposto na “Cidade Berço” de Guimarães, até aos nossos dias
Nada mais nada menos que o Loudel que D. João I usou na famigerada batalha e que actualmente é Património Histórico da Humanidade. Para aqueles que ignoram o que é um Loudel (ou sobre-cota) digo-lhes que é uma antiga vestimenta militar, de couro ou acolchoada com lâminas metálicas, para preservar o combatente, dos golpes de espada.
O Loudel de D. João I, diz-se que era em seda e todo bordado a Ouro.
Encontra-se na cidade de Guimarães desde o período que se seguiu à Batalha de Aljubarrota. Foi entregue pelo Mestre de Aviz, a Nossa Senhora de Oliveira como forma de agradecimento à Santa. Recorde-se que foi desta Cidade que D. João partiu para a Batalha de Aljubarrota, após a prestação de um voto à referida Santa, que depois veio a resultar na construção da Igreja com o mesmo nome.
Juntamente com o Loudel, foi oferecido um enorme cordão de Ouro que se diz ter sido roubado, assim como vários quadros e um altar de prata dourada na qual estão descritas cenas da Batalha.
A “relíquia” foi muito recentemente objecto de uma intervenção que teve como objectivo prolongar a sua já longa existência. É bom que dure mais uns anos, pois não quero perder a oportunidade de a ver mais algumas vezes.

6 comentários:

Anónimo disse...

Realmente a nossa cidade é grande Ma Si Ka. Ainda bem que nos lembras daquilo que cá podemos encontrar.

Abraço

Mãe babada disse...

Fico à espera que me leves a ver :)

Anónimo disse...

O Loudel e D. João I....

A educação de Grão Mestre de Aviz, transformou-o num rei invulgarmente culto para a época.
Este conhecimento passou-o aos filhos,designados por Camões, como a "inclítica geração".
D. JoãoI, com 2ª dinastia, deu início à época mais brilhante da história nacional.
A batalha de Aljubarrota, que hoje se comemora, dá a D. João I a estabilidade da coroa, a afirmação da nossa indentidade como povo e nação independente.
Sem Aljubarrota, muito provavelmente, o reino português teria sido absorvido pelo seu poderoso vizinho castelhano.
Esta batalha, directa ou indirectamente permitiu a Portugal e ao mundo, uma abertura e contorno, para sempre e pelos séculos fora.

Anónimo disse...

Ma Si Ka

Falar no 14 de Agosto de 1385 e em Aljubarrota, será lembrar igualmente a lendária Brites de Almeida e a dinastia de Aviz.
Boa referência histórica mais uma vez.

Anónimo disse...

Ma Si Ka

O palácio do Paço dos Duques em Guimarães, foi mandado construir pelo filho de D.João I.

O museu Alberto Sampaio, no seu espólio, tem uma monografia sobre o Loudel de D.João I, texto fundamental para o conhecimento da verdadeira relíquia nacional.

Saudações
MzC

Anónimo disse...

Obrigado pela sugestão. Não sabia da existência dessa peça com tamanha importância histórica. Vou visitar.