11 agosto, 2007


Apesar de nunca ter sido adepto do Vitória de Guimarães, a minha condição de Vimaranense, fazia com que em miúdo, sempre tivesse no meu quarto objectos ligados ao "Vitória". Entre a tradicional camisola com o D. Afonso Henriques no peito, um cachecol, uma bola de futebol e uns quantos calendários calendários e cromos da bola, figurava um calendário de parede (tão típico nos anos 80) de um qualquer estabelecimento comercial da cidade berço, que nele tinha retratada a "orgulhosa" equipa da cidade.
Pois bem, anos mais tarde vim a encontrar essa imagem num sítio da internet dedicado ao Vitória de Guimarães. Ultrapassando largamente o objectivo para o qual tinha sido concebido (recordo que era um calendário de um dos idos anos da década de 80, cuja "utilidade", expirava findos os 365 dias do ano) permaneceu incólume na porta do armário imbutido do meu quarto, bem mais de uma década. Foi por isso, que não tive grande dificuldade em reconhecer a imagem. Lembro-me bem do (meu então vizinho) Paulinho Cascavel e do guarda-redes Jesus. Lembro-me também (facto que hoje me deixa intrigado) que era costume nessa altura, os jogadores segurarem durante a foto de família, um boneco....para quê? Pergunto-me hoje. Acho que foi umas das primeiras tentativas de criação de merchandising futebolístico....
Igualmente interessante é a publicidade que está afixada na cabine de som, do então, Municipal de Guimarães....."ZÉ DOS BIMBAIS...."o que seria? sinceramente, já não me recordo, mas a "marca" é no mínimo....sujestiva.
Um Abraço

1 comentário:

Anónimo disse...

VAMOS GRITAR VITÓRIA VITÓRIA!!!