12 fevereiro, 2007

Xicon Na TéléVision

Médicos nota 10

Xico Pavão e Rita Areias são amigos de longa data, e há muito que partilham um sonho em comum: Medicina.
Há três anos, as elevadas notas de acesso e a falta de vagas em Portugal, levaram Rita a tomar uma decisão drástica: inscrever-se numa Universidade estrangeira. Rita foi para Réus, na Catalunha.
No mesmo ano, Xico entrou em Medicina Dentária no Porto… mas nunca se sentiu satisfeito. Por isso, agora, induzido pela experiência da amiga, foi a vez dele: candidatou-se ao curso que sempre quis tirar em Universidades espanholas e checas. Acabou por entrar na Faculdade de Medicina da Universidade Karlova, em Pilsen (República Checa) onde estudam quase 160 portugueses.
Em Pilsen existe a maior comunidade de estudantes portugueses de Medicina no estrangeiro. Nos últimos anos, a Universidade Karlova, abriu o “numerus clausus”, admitindo, em média, 40 caloiros por ano. A maior parte conhece-se na residência universitária da rua Bolevecká, onde os portugueses contactam com as primeiras dificuldades do rigoroso curso de 6 anos, conhecem estudantes de outras nacionalidades e experimentam as primeiras vivências de uma longa estada fora das famílias e dos amigos.
Xico e Rita mantêm-se regularmente em contacto. Trocam informação e falam do que vivem no dia-a-dia. Se as regras actuais de equivalência (meramente administrativa) ao curso de Medicina em Portugal se mantiverem, quando terminarem, ambos serão médicos nota 10. Apesar da necessidade destes profissionais de saúde, o país cujas condições e restrições lhes negaram o acesso a Medicina, é o mesmo que, no regresso, os trata como aos piores dos seus formandos.
Por isso, no final do curso, nem todos estão na disposição de regressar.

A não perder.

Quarta 14 de Fevereiro - 21:00 RTP1

Terça 13 de Fevereiro - 03:00 RTPInternacional

Terça 13 de Fevereiro - 03:00 RTPAfrica

Sábado 17 de Fevereiro - 21:45 RTPN

Sem comentários: