28 fevereiro, 2007

'''Filhos da Portugalidade''

Irmãos....


Não sei bem por onde começar. Corro o risco de parecer algo percipitado nesta minha ''posta''.

Apesar de só ter deixado a Lusitânia à pouco menos de um mês, há agora, um sentimento que vai despertando bem no fundo do Ma Si Ka....Penso que sejam as famigeradas SAUDADES.
Bem sei que ainda é cedo, mas o sentimento também (ainda) não me corrompe por dentro, apenhas sinto uma ligeira nostalgia dos mais insignificantes acontecimentos vividos aí na ''Santa Terrinha''.
Lembro muitas vezes os comentários depreciativos acerca dos comportamentos dos emigrantes...a forma como utilizavam a bandeira, a forma como viviam o made in Portugal, a forma como vibravam quando visitavam Terras Portuguesas.
Como é obvio, e apesar de tudo, não regressarei no Verão a casa, de camisola preta com um fio de ouro ao pescoço e ao volante de um potente carro, de uma qualquer marca germânica. Como é obvio, não irei incluir no meu cancioneiro e nas minhas preferências musicais, obras primas do "Marante" ou do Toni Carreira, nem tão pouco irei perder-me ao pronunciar palavras dos vários edíomas falados.
No entanto, partilho com todos eles uma vontade infinita de saber novas do meu país, de saber o que tem acontecido em todos os quadrantes da sociedade portuguesa.De absorver de forma quase obstinada, toda a informação disponibilizada pelos meios de comunicação portugueses on line. Já para não falar no orgulho de ser PORTUGUÊS....orgulho esse que se vai perdendo paulatinamente quando se vive por aí; como diz o Povo, ''só se dá valor ao que não se tem".
No fundo, não deixamos de dar valor ao que nos rodeia, mas tudo se torna banal.
Cá, a 18000 km de distância da minha nação, é com enorme orgulho que todos os dias leio o nome das ruas em Português, é com grande orgulho que sinto o sentimento da PORTUGALIDADE que se arrastou até ao outro lado do mundo e que se entranhou numa cultura bem diferente da nossa.

Amigos, apenas vos relembro que continuo convosco e que espero saber-vos, a todos, de boa saúde, desejando-vos desde já, MUITA SORTE.

Abraço

Ma Si Ka

5 comentários:

BBAM! disse...

Caro Pastor Jacinto*,

Deves julgar que essa merda é opcional, que podes dizer - "Aahh e tal, sim, sou emigra, mas só um bocado. Só ná parte boa".
Querias ir para aí, para o bem-bom, e ter só o que te apetece!
Aliás, já apresentas os primeiros sinais de mudança, por isso "fait attencion!", perdão - faz coidádo, hã!

Escrevo isto para retirar um bocado a carga emocional à "posta", imagino que não seja fácil.

Um grande abraço para ti em nome de toda a irmandade (mesmo os que não mandam "postas")

*Sim! porque foi assim que eu te baptizei no crepúsculo da nossa amizade (1998-2007; 9 anos), e é assim que eu te vou continuar a chamar!

Porto Tónico disse...

Ó Braço de Bebé Agarrado a uma Maçâ,

O grande MaSiKa chegou à pouco tempo mas descreveu bem "o sentir" português em Macau. Subscrevo!

O que vale é que está bem entregue! Eh eh!...

Um abraço oriental (de um "emigra" já registado)

Anónimo disse...

Caro Ma Si Ka,

Eu diria que o estereotipo dos "emigrantes" portugueses em Macau nada tem a ver com o estereopito dos restantes "emigras" portugas...

...por todos os motivos!

Narsico Miranda

C disse...

Muitos parabéns, está no bom caminho! É isso mesmo!
Mesmo em Macau, basta ir até às Portas do Cerco para ler "A Pátria Honrai, que a Pátria vos contempla".

Anónimo disse...

Por que nao:)