26 setembro, 2008

Largos Dias Têm 100 Anos


Nunca me senti atraído pelos famigerados livros sobre jogadores, treinadores, presidentes e outros agentes do futebol. Não só pelo facto de a temática não ser aquela que mais procuro num livro, mas também pelo facto de achar que esses compêndios servem essencialmente para vender e para dar lucro àqueles que os publicam.

Posto isto, nunca pensei alguma vez passar os olhos (pelo menos de forma atenta) ao livro que na madrugada de hoje acabei de ler.
Tudo começou quando entrei no gabinete de um colega de escritório que como eu é adepto do FCP. No meio das pilhas de livros estava o livro do presidente do meu clube. Como nunca o tinha tido na mão, peguei nele e folhei-o. A primeira impressão foi a melhor. Para mim, que em Portugal começava a coleccionar livros, de forma a que hoje tenho já umas largas centenas de exemplares comprados por mim, a escolha do objecto passou também a incluir, entre outras coisas, a qualidade de edição. Para selectividade na escolha em muito contribuíram os conselhos do Sr. Nuno de todas as vezes que visitava a “Livraria Académica” aos sábados de manhã.

Pois bem, depois de contemplar a qualidade do papel, da encadernação e das fotografias do seu interior resolvi pedir o livro emprestado. Trouxe-o para casa e arranjei maneira de o ler praticamente todo, de uma só vez.

Sobre a sua qualidade literária não vale a pena tecer grandes comentários. Basta dizer que o livro não foi redigido por alguém que faz da escrita a sua profissão. O seu interesse surge na componente biográfica que o mesmo descreve. Não só na perspectiva do homem (do presidente) mas também na perspectiva da instituição FCP.
Para ser verdadeiro, há muitas ocasiões em que não me revejo no estilo de Jorge Nuno Pinto da Costa, acho que acima de tudo é um bom Presidente de um Clube de Futebol, felizmente está do nosso lado, se estivesse noutro clube, certamente que o detestaria.
O livro conta uma série de episódios de interesse mas deixa muitos outros por contar, vá-se lá saber porque!!!
Acho que acima de tudo é um livro que me soube bem ler enquanto Portista. Fez-me recordar, ao pormenor, as vitórias do meu clube, que coincidência ou não, são contemporâneas da presidência de Jorge Nuno Pinto da Costa.

Um Abraço

5 comentários:

BBAM! disse...

Lá vai o Gali pegar fogo ao blog...
E sem ler o livro!

Giovani Galli disse...

meu amigo, eu só leio livros de pessoas credíveis e sérias... admito no entanto que este presidente no meu clube conseguiria-mos mais vitórias do que até o próprio FCP. E fica tranquilo BBAM, não vou dizer disparates, porque reconheço que o vosso presidente tem feito um trabalho execpcional para o teu clube.

Anónimo disse...

"Conseguiria-mos"? Talvez não. Conseguiríamos era ter uma dor de cabeça. Ser trafulha não é ser excepcional.

Anónimo disse...

Pinto da Costa tem sem dúvida sido um bom dirigente! Quanto ao resto nada tem que abone em seu favor!Aliás é uma pessoa sem escrupulos..

zeca afonso disse...

Devia era fazer um livro culinario para ensinar como fritar o futebol portugues
mika