18 novembro, 2008

Claques


O assunto das claques dará sempre muito que falar. Como todos os grandes clubes mundiais têm claques, não há nenhum que esteja em condições “de atirar a primeira pedra”. A realidade que por lá se vive é uma espécie de barómetro da sociedade contemporânea. Digamos que o que se passa nas claques é demonstrativo da falência do sistema social que o mundo conhece. Os mais socialmente desfavorecidos procuram uma forma de poderem sair vencedores, pelo menos em alguma coisa. Os que por lá andam resignam-se às vitórias do seu clube fazendo delas, muitas vezes, a sua razão de viver. Não fora as referidas vitórias e a vida só os presentearia com derrotas consecutivas.
A isto tudo acresce o sentimento de impunidade com que hoje somos obrigados a conviver. Os tipos podem agredir quem quer que seja que ninguém lhe faz absolutamente nada. Podem destruir carros (incluindo os dos dirigentes, treinadores e jogadores dos seus próprios clubes) que nada lhes acontece. No que respeita à claque mais representativa do meu clube, recordo que o seu dirigente máximo já bateu em jogadores de outros clubes, já destruiu carros de treinadores, já vandalizou o símbolo de um clube da mesma cidade e já foi até figurante num vídeo clip que apela à violência. Alguém lhe fez alguma coisa??? Que eu saiba não. Bem pelo contrário, o rapaz controla um lucrativo negócio, qual PME merecedora de um daqueles prémios atribuídos por uma revista da especialidade. Utiliza de forma gratuita a imagem de marca e os respectivos triunfos de um grande clube, tudo a troco de meia dúzia de “urros” durante os jogos.

Abraço

9 comentários:

Anónimo disse...

O exemplo devia ser para os 3 grandes...Nenhum deles é flor que se cheire...

BBAM! disse...

O Galli roubou a password do Ma Si Ka!
A foto é azul e o texto também. A claque que está na ordem do dia não merece uma palavrinha?

Abraço

Ma Si Ka disse...

Claro que sim bbam. Mas para que não se caia na tentação de se dizer que não falo das coisas que se passam no meu clube, resolvi dar o exemplo.

Já sabes que se fosse falar das outras claques tinha de falar em mortos nos estádios, espancamentos a equipas de Hóquei patins do FCP, autocarros queimados e muitas outras coisas.

Abraço

Xico Fininho disse...

Caro ma si ka vejo que o barometro do humor está um pouco para o alterado.
A minha opinião sobre este assunto é muito simples qualquer membro de claque de equipa de Futebol é praticamente farinha do mesmo só com uma pequena diferença é que uns são ligeiramente mais espertos e não se deixam apanhar.
Não se lembram da presença dos Super Dragões em frente ao tribunal de Gondomar? Sabem qual foi a razão da presença dos mesmos não sabem?
Enfim realmente o nosso sistema judicial é do tempo do c... e é por isso também que não saímos da cepa torta.

Ma Si Ka disse...

Caro Xico Fininho,

Não é o facto de ser adepto do FCP que me impede de criticar o meu clube. Faço-o quando acho que tenho de o fazer.
Depois acho que a esperteza não será a mais representativa das qualidades dos ditos membros das claques, mas claro é só a minha opinião!!!

Abraço

Abraço

Giovani Galli disse...

Caríssimos amigos,

Ma Si Ka,

Eu acho muito bem que a claque "No Name" seja alvo de investigações, mas só tenho pena que no final de tudo, fique um ou no máximo dois, membros dessa organização, em prisão preventiva e mais dúvidas tenho ainda das suas condenações finais !!! Aliás, já morreu um adepto do benfica, dos diabos vermelhos, devido a essa claque, e que eu saiba foi mais uma coisa para esquecer !!!

Todos sabemos o que se passa com as claques de futebol, todas elas ligadas ao trafico de droga, e a nossa policia, passa o tempo a fazer mega operações Stop para ver documentos de viaturas e controlar o excesso de alcóol. Isto chama-se "Falta de Coragem e Cobardia".

O melhor é verem a reportagem do ACP.

A nossa policia só serve para financiar o estado, e nada melhor do que chamar "prevenção" á caça á multa !!!

Aquilo que deviam verdadeiramente controlar, ficam a fingir que não viram...

Fica desde já aqui o lançado o mote para uma discussão mais a sério sobre algumas coisas que sabe...


PS - O nosso leixões está a fazer história, já se justifica uma posta á maneira !!!

Xico Fininho disse...

Esta sim foi uma verdadeira posta do giovani galli.
Penso que se podia lançar aqui como tema de discussão a reportagem do ACP. Pois esta feriu, e bem, a classe posta em questão na mesma.
Quanto ao Xões nem vou falar mais deste tema pois o meu clube apanhou três, com sorte não apanhou mais, que até andou de lado.

Anónimo disse...

Caro ma si ka..concordo com quase tudo, mas avive a memória e olhe para a sua claque "que não é melhor" Abraço

Anónimo disse...

A nossa claque (FC Porto) nunca foi a melhor, aliás, para mim, até a acho a mais violenta verbalmente.

Por exemplo o que me incomoda bastante é o recorrente cântico 'SLB, SLB, SLB, FDP...SLB' que acho de uma estupidez e falta de respeito incrível. Para quê isto ainda por cima em jogos que nem sequer é com o Benfica? Não entendo... em vez de apoiarem a equipa poe-se em insultar os outros (que nem sequer lá estão mas se lá estivessem era na mesma idiota e lamentável).

Infelizmente nas claques existem pessoas de todo o tipo. Felizmente estes (e não é por serem do benfica) foram apanhados e só espero a PJ faça o mesmo com outros grupos de claques.
A verdade é que, se as houver, duvido que as armas e não só, ainda estejam no mesmo local.

Viva o FC Porto, Sporting CP e SL Benfica!!!