30 julho, 2010

A.O.S.

De há uns anos a esta parte o tema tem sido recorrente. No dia 27 de Julho passou-se a recordar o aniversário da morte de Salazar. As opiniões são sempre muitas. Divido-as em dois grupos distintos, os “admiradores saudosistas” e os “ressabiados inveterados”.

Os primeiros (de entre os quais se destaca uma quantidade crescente de jovens – coisa inimaginável há uns anos atrás) falam das glórias e do esplendor do passado, da pujança do mundo português e ainda da seriedade e respeitabilidade do Sr. Presidente do Conselho. Do lado oposto, destacam-se as perseguições da PIDE, a guerra do ultramar e a iliteracia do Povo como resultado da “governação facínora”.
Eu costumo, divertir-me a assistir à troca dos “galhardetes”. Na maioria das vezes fala-se com grande desconhecimento de causa porque se confundem conceitos e acima de tudo porque se fazem análises baseadas em premissas absolutamente erróneas.

Eu não sou dos que o idolatram nem nunca votaria nele como o melhor Português de sempre. Na verdade reconheço-lhe defeitos e virtudes mas acima de tudo tento enquadrá-lo no período em que viveu, sem nunca esquecer que foi um ditador – mais ou menos violento, mas foi um ditador. Não acho que Portugal precisasse dele ad eternun, mas reconheço-lhe o valor de ter conseguido ajudar o país a ultrapassar um dos momentos mais difíceis da sua história.

Para mim, Salazar foi um homem do seu tempo, tinha valores, formas de pensar e de actuar que deverão ser enquadradas à luz do tempo em que viveu e governou. Descontextualizá-las significa deturpar a realidade dos factos e carrear para a discussão soluções estéreis e meramente especulativas que em nada poderão contribuir para uma correcta apreciação dos factos.

As notícias relacionadas com a sua morte que têm sido publicadas por jornais de referência portugueses são ridículas e fazem antever o que será a chamada “silly season” deste ano. O que interessa agora quanto dinheiro se gastou com os seus tratamentos paliativos? Quem quer saber a proveniência do ventilador a que esteve ligado? Para quê recordar o número de médicos que o assistiram enquanto esteve enfermo?

Se não há mais nada para escrever, não o façam. Escusam é de nos insultar com essas pseudo notícias.
Um abraço

Sem comentários: