24 maio, 2009

Foram Cardos...Foram Prosas!

O Jornal Nacional da TVI às sextas feiras, está já formatado à medida e imagem da sua apresentadora Manuela Moura Guedes(MMG).
Um Jornal televisivo, onde o ar jocoso e irónico de MMG sobe de tom e o conteúdo da informação que vem ao de cima, prima pelo sensacionalismo mediático e na exploração do "share" televisivo em plena "hora de ponta" dos boletins informativos dos restantes canais.
O convidado de ontem, Marinho Pinto(MP), é também um homem polémico. Aliás, para quem viu a entrevista, foi assim que MMG o apresentou.
As imagens, já a circularem nas redes socias da net, permitem-nos repetir e reviver um momento raro em televisão. Podemos admirar MMG com uma cara de constrangimento total e onde quase se pressente a secura da sua boca, conforme latejavam nos seus ouvidos palavras fortes, mas que foram verdadeiras e fizeram justiça.
Em resposta de desespero, MMG com uma imagem duplamente artificial, tentou terminar a entrevista a sorrir e com ar de descompromisso, muito à semelhança do que fazem os estultos e incapazes.


Marinho Pinto, teve coragem e frontalidade. Não me recordo de ninguém que toque tantas vezes com o dedo na ferida, em problemas ou situações em que os senhores do poder e da decisão política não falam ou se acanham em falar.Há quem lhe chame assuntos tabus e que a politicos consensualizaram não comentar ou interferir. Na entrevista MP tocou nos pontos vitais, que demonstram o que é realmente a líder das audiências televisivas em Portugal.
Muito ao seu modo, Marinho Pinto é um exemplo da frontalidade e coragem em apontar o dedo no sentido das verdades e dos problemas Tabu.
Sei que os homens polémicos, são grande parte das vezes incompreendidos...mas sei que Marinho Pinto já marcou o seu lugar como bastonário e como cidadão.

5 comentários:

pavel disse...

masika quero a tua opiniao em relaçao ao teu bastonario!!! abr

BBAM! disse...

Foi a "bordoada" da semana do Dr. Pinto. Prá semana há mais...
Ele esquece-se que não tem que denunciar os problemas da classe, ele é bastonário, tem que resolver. Disparar publicamente em todas as direcções nunca foi uma solução para nada.
Não posso estar mais de acordo com a opinião acerca da Srª Guedes.

Ma Si Ka disse...

Eu vi a reportagem completa. Marinho Pinto esteve cerca de 15 minutos a "levar na cabeça", a ser provocado e acusado em praça pública.

Provavelmente eu tinha feito o mesmo. Acontece que Marinho Pinto é Bastonário da Ordem dos Advogados. Tem um cargo institucional e por isso deve ser superior às pressões de uma "inimputável" como MMG.

Se calhar o mais inteligente tinha sido não aceitar o convite para a pseudo entrevista. Se calhar poupava-se às chatices e ao espectáculo que ali proporcionou.

Sou a favor da frontalidade e da honestidade.
Acontece que Marinho Pinto dispara em todas as direcções e extravaza muitas vezes aquele que deveria ser o seu campo de actuação enquanto Bastonário.


É uma questão de estilo, confesso que lhe reconheço algumas virtudes mas estou longe de concordar com a forma como aborda as questões e os problemas da classe (e não só).

Rei de Leça disse...

1 - É Indesmentível que é polémico;
2 - Quando fala, parece um elefente dentro de uma loja de louça;
3 - Não gosta de sociedades de advogados;
4 - As sociedades de advogados não gostam dele;
5 - Não gosta de políticos;
6 - Os políticos não gostam dele;
7 - Não gosta de juízes;
8 - Os Juízes não gostam dele;
9 - Não gosta de Procuradores;
10 - Os Procuradores não gostam dele;

No entanto não me lembro de ter ouvido outro bastonário e o mais antigo de que me recordo é o Dr. Pires de Lima (que até foi visitar o Vale e Azevedo a casa)a defender o estado de direito e a pôr nas bocas do povo os atropelos que diariamente se fazem na justiça, que até hoje eram tratados com um "cantando e rindo e se quiserem assobiando" pelos orgãos da nossa OA.

Anónimo disse...

MP QUIS DAR FORÇA ÀS PALAVRAS DO SEU AMIGO SÓCRATES, QUE DIAS ANTES TINHA ATACADO MMG E A TVI. PORQUE TODOS SABEMOS, QUE O “ENGENHEIRO” TEM O CASO COM A JUSTIÇA QUE TANTO O MP O DEFENDE E PROTEJE. ISSO SIM... FOI UMA VINGANÇA ÀS CLARAS