15 dezembro, 2008

Freeze Macau

Um dia, quando o Rui Rio decidiu requalificar a Avenida dos Aliados e sob esse mesmo pretexto retirar toda a calçada portuguesa da mais famosa rua do Porto, eu resolvi ouvir a opinião dos arquitectos e acabei por lhes dar razão. Para eles a "calçada portuguesa" não era típica da cidade do Porto e eu achei que o argumento fazia sentido.
Ora bem, uns anos depois devo dizer que não podia estar mais em desacordo com os ilustres arquitectos. Ao ver estas imagens concluo que podiam ter sido filmadas numa qualquer praça de Portugal. A "calçada portuguesa" é um simbolo não do Porto, mas do nosso país.
Para mim que estou longe, a "calçada" faz-me recuar até à infância e recordar o percurso que fazia de casa para a escola em Guimarães. Nessa altura costumava fazer jogos por entre as linhas de pedras de cor preta que teimavam em permanecer no meio do branco do calcário.


7 comentários:

Anónimo disse...

Em Portugal apagam-se, iliminam-se todas as artes de calcetaria.
Por aí, conservam-na e dão-lhe vida.
Sorte afortunada a vossa, em terras de além mar, poder ter a calçada portuguesa para vídeos como estes.

leitor atento.

BBAM! disse...

Passo nos Aliados todos os dias.
E a minha opinião continua a ser a mesma; a Av. está, em termos gerais, pior. Isso da calçada portuguesa é só um pormenor entre muitos...
Alêm disso, uma Avenida como estas deve ser feita para a população, não para agradar a alguns arquitectos que seguramente tinham interesses paralelos na realização da obra.

Este tema dá pano para mangas...

Abraços para o Oriente.

Giovani Galli disse...

Tens Razão BBAM, este tema dá pano pra mangas ...

È o vosso amigo Rui Rio, pelos vistos também deve ser amigo pessoal do Dias Loureiro, Oliveira e Costa, e outros demais do PSD... é a tal transparência... e mais não digo ...

Ma Si Ka disse...

Gali,

Por acaso não estarás a confundir o "nosso amigo Rui Rio" com o teu amigo Narciso?

Giovani Galli disse...

Claro que não Ma Si Ka ... aliás, segundo me parece, o Sr. Narciso Miranda, depois de 30 anos na CM Matosinhos, saiu com o registo criminal completamente limpo ... e foi investigado !!! contra factos, não vale a pena discutir... quanto ao Dr. Rui Rio, também nada lhe foi imputado, até á data de hoje, mas ainda lhe faltam uns anitos para chegar aos 30 anos de presidente ...

e já sabes, Ma Si Ka, eu estou sempre pronto a animar a discussão neste grandioso blog.


PS- o nosso jantar de natal não vai ser o mesmo sem ti. Grande Abraço Amigo !!!

Anónimo disse...

Narciso, o gajo dos arrecuados em cada nova construção em Matosinhos e que andou a pagar para calar quem sabia de mais?

Giovani Galli disse...

Sr Anónimo, da próxima vez veja lá se fala de coisas concretas ... agora boatos não são pra aqui chamados !!!