23 abril, 2008

"Pão e Circo"




Fazendo a vontade aos “perdedores” mais insatisfeitos que visitam o sítio da Irmandade, aproveito para vos contar a última novidade da RAEM. Faço-o imaginando que estou sentado à mesa da “Casa Sapo”, rodeado de petiscos, de um bom “tintol” e acompanhado por todos os membros da Irmandade (desta vez o Seixas conseguiu vir e a Direcção autorizou a presença do Gali), mas sempre com a prudência (necessária) de quem escreve sobre Macau em Macau.

Segundo as crónicas, foi anunciado ontem, pelo Chefe do Executivo da RAEM, que será distribuído por todos os residentes de Macau, uma "espécie de subsídio". Os residentes permanentes receberão 5 mil patacas (qualquer coisa como 400 euros) e os residentes não permanentes (que é o meu caso) receberão 3 mil patacas. Diz o "Chefe", que o subsídio visa diminuir os efeitos da subida galopante da inflação.

Pois bem, apesar de não saber muito bem como poderá ser entendida a minha vontade (na verdade o Povo Oriental pensa de uma forma bem diferente da nossa, leia-se Ocidental) entendo que vou abdicar do subsídio do Governo caso a vontade do “Chefe” se concretize.
Acreditem que com isto não estou a assumir a postura do “mal agradecido”. Apenas considero que a promessa se encontra exactamente nos antípodas daquilo que devia e podia ser feito a favor da estabilidade económica da Região. A história do “pão e do circo”, sobejamente conhecida pela cultura Ocidental, não ficou propriamente associada ao sucesso da iniciativa, mas sim eternamente ligada ao declínio daquele que foi em tempos, o maior império da Humanidade. Com as necessárias adaptações, acho que esta medida, se assemelha ao que foi feito, há cerca de dois mil anos em Roma, é nesse pressuposto que discordo profundamente daquilo que nos foi apresentado.

Caso um dia me perguntem, faço o favor de concretizar o que aqui introduzi. Por ora é tudo.

Abraço

10 comentários:

BBAM! disse...

Não é por essas bandas que se diz - "Em vez de lhe dares o peixe, ensina-o a pescar"!

Ma Si Ka temos saudades tuas...

Ma Si Ka disse...

Obrigado BBAM.

Abraço

Anónimo disse...

Ma Ki Sa

.... se bem entendi não vais deixar-te contemplar por uma decisão do governo de Macau, aos residentes e não residentes... então, onde fica o ditado ocidente/oriente-"a cada terra que fores ter faz como vires fazer"?

Um bom portugês punha-se logo a jeito..... isto é.... dizia "o governo é fixe".....

Abraços

Anónimo disse...

Portanto, atribuíram-te um subsídio e tu ponderas não aceitar.

De facto, o caso parece complicado...

Abraço
ZM

Ma Si Ka disse...

De facto, a atitude poderá até parecer "naif" para uns, e arrogante para outros. Reparem que não lhes chamo nenhuma esmola, nem tão pouco digo que não preciso do dinheiro atribuído.Acho apenas que a medida não será a mais adequada para acabar com as desigualdades que por aqui se vivem.No entanto, também reconheço que a minha recusa, também não contribuirá necessariamente para a correcta canalização do meu quinhão.Mas eu prefiro assim.

Abraço

Anónimo disse...

Alguém um dia disse:

Aos 20 anos, decidi salvar a Pátria!

Aos 30 anos, ainda pensava salvar a Pátria!

Aos 50 anos, tive a consciência que a Pátria... nunca tinha pensado em mim!!!


Ainda não chegou aos 30!!!!!
Espere.... para ver!!!

Giovani Galli disse...

Meu amigo, não aceitas um subsidio do estado ??? mas onde é que tu estás com a cabeça ???

Olha que quando regressares a Portugal, o Socrates ainda deve estar no Governo ( com a ferreira leite como adversária até eu ganhava facil ), e aí é que nunca mais vais ter a hipotese de um qualquer subsidio......... por isso amigo, aceita já antes que o fisco em Portugal te obrigue a pagar imposto por isso...........

Aquele Grande Abraçola........... Estamos com saudades de umas "tainadas" contigo, e de voltar ao restaurante " O Sapo "........

Anónimo disse...

.... e eu que tenho tão bons dentes para comer nozes!!!

Giovani Galli disse...

nozes ??? eu gosto mais de uma tacinha..........

Anónimo disse...

ehe ehe ehe!!!!!

eu não digo que o "galli" devia era ser "speed".... "oi oi arriba arriba"!!!

mas que piadão que este irmão tenze!!