23 março, 2009

Mundo a Sorrir








Para mim, a diferença entre um Homem mediano e um Homem excepcional resulta da capacidade que cada tem de intervir, melhorando, a sociedade em que está inserido.

Por esse facto, acabo por não valorizar muito os "opinions makers" e os teóricos deste mundo. Apesar de as opiniões serem, de facto, importantes que me interessa ter um punhado de bons pensadores que nunca "mexeram uma palha" para executar as suas ideias. É por esse facto que valorizo as associações juvenis, de estudantes, as religiosas e os voluntários portugueses e de todo o mundo.
Normalmente, as pessoas que acima referi não se quedam pela conversa de café, pelo artigo de jornal ou até pela muito actual "posta bloguistica". Passam da teoria à prática e resolvem acrescentar "sal" à sua própria vida, resolvem trabalhar em prol da sua comunidade e fazer "obra".

Pois bem, o meu Amigo Miguel Pavão é um bom exemplo do que acima referi. Acabada a licenciatura, cedo percebeu que a profissão de médico dentista, por si só, não era suficiente para dar o seu tempo como bem empregue.
Foi então que decidiu criar uma Associação (hoje ONG) que tinha como objectivo principal a prestação de cuidados de saúde oral.
Bem ao estilo anglo saxónico, o Miguel substuiu-se ao Estado Português. Se o Estado não garante os cuidados de saúde oral, haveria de ser criada uma ONG que o fizesse. Algo de arrojado para um "puto" de 24 anos, mas o importante era acreitar, eu acreditei sempre.

Alguns anos volvidos desde a data da assinatura da escritura de constituição, ali no "notário privado do Aviz" a "Mundo a Sorrir" é uma aposta mais que ganha. É uma referência no voluntariado e na saúde oral Portuguesa e tudo graças ao sonho concretizado do Miguel.

Ontem foi dia de inauguração dos mais recentes projecto da ONG, Primeiro o projecto "Saúde a Sorrir" que é nada mais nada menos que uma clínica de medicina dentária situada nas instalações do Centro Hospitalar do Conde Ferreira, no Porto e que se destina a pessoas com carências económicas e financeiras.
De seguida o projecto do autocarro, que tem o lema "Saúde Oral sobre Rodas" e visa a prevenção e a promoção da saúde oral nas escolas, de forma a informar e precaver as crianças dos quatro aos doze anos.
Sinceramente, fiquei radiante ao ler a notícia no JN de ontem. Foi como se um projecto meu se tratasse.
Como vos tinha dito, é este tipo de coisas que torna um Homem excepcional...o Miguel é sem dúvida um Homem/Amigo excepcional.
Grande Abraço para ti Calles
P.S. Mãe, obrigado pelas fotos

4 comentários:

BBAM! disse...

Assino por baixo. Muitos parabéns ao Miguel Pavão.

E'l Rei D. Sebastião disse...

AMIGO MA SI KA....Obrigado pelas tuas palavras e pelos teus elogios!

Só tenho pena que não estejas aqui para que estes pequenos sucessos que a MAS tem tido, fossem maiores com o teu empenho e ajuda!

Abraços aos TUGAS do Oriente!!

Anónimo disse...

... estive lá e foi ver para crer!

O Miguel Pavão fez um discurso que só pode mesmo, pôr o Mundo a Sorrir com uma boa saúde oral.

- Determinado e empreendedor,
- Sustentável leveza nas palavras
- Rigoroso nos objectivos.

Parabéns Drº Miguel Pavão

Natália Correia

pipokinha disse...

Parabens Miguel.. Um grande Bem Haja!!
Grande exemplo de que um Dias os Sonhos Tornam.se realidade.