Não, a fotografia não tem 99 anos, nem sequer 99 horas. Foi tirada durante a manhã de ontem, ao edifício dos paços do concelho da cidade de Lisboa.
Segundo o pessoal do "31 da armada"-blog, que aliás, eu regularmente visito- a acção serviu para "restabelecer a monarquia em Portugal".
O episódio tem a sua piada, no entanto, é pena que os autores de "tamanha façanha" não o tenham feito de forma assumida e sem a ajuda de imagens distorcidas ou de máscaras de personagens dos filmes de George Lucas. Aí é que tínhamos Homens.
Na verdade, os rapazes sabiam que estavam a vandalizar a propriedade e o espaço públicos e por esse facto não desconheciam que poderiam vir a ser responsabilizados, judicialmente, pelos actos cometidos e danos provocados.
Recordo que há cerca de um ano, um grupo de portugueses foi preso e julgado na Letónia por ter arrancado uma bandeira nacional que jazia num edifício público da capital letã.
No caso concreto a questão não se prende com as ideologias que cada um tem o direito de escolher e até defender, mas sim com o desrespeito pela instituição e pelo património da Câmara Municipal de Lisboa.
Gostava de saber qual seria a reacção dos "companheiros do 31" se por acaso vivessemos numa monarquia e os tipos do bloco de esquerda se lembrassem de substituir a bandeira da cidade por uma bandeira republicana. Se calhar não tinham a mesma capacidade para ironizar com a situação, mas isso só eu a especular.
Fica aqui o filme
Abraço
Sem comentários:
Enviar um comentário