08 agosto, 2008

Olímpicos


Hoje é dia 08/08/08, uma capicua daquelas. Segundo os Chineses, um dia de muita sorte.Para ser "original", invoco a abertura dos Jogos Olímpicos e aquilo que o evento pode significar para os seus anfitriões.

Ultimamente tenho lido muitas páginas sobre este assunto,aliás, posso-vos dizer que as revistas de referência americanas (Time, Newsweek e BusinessWeek) reservaram,todas elas, espaço para artigos relacionados com o impacto destas olimpiadas na China e no Mundo. Numa coisa são unânimes, o país não vai ser o mesmo.Eu, pelo contrário, acho exactamente o oposto. Penso que o Mundo é que vai passar a ver a China com outros olhos. Quanto aos Chineses, esses continuarão a pensar e agir exactamente da mesma forma, talvez com mais confiança em si próprios, mas da mesma forma.


Pode ser que da próxima vez que for a Portugal, não tenha de ouvir, da boca de alguns amigos, que o mais próximo que estiveram da china foi quando comeram "chop soi de gambas" no restaurante chinês da Ponte D. Luiz, dizerem, "os chineses são uns desgraçados, vivem mal, numa pobreza..."


O mundo vai mudando rapaziada.


Abraço

3 comentários:

Anónimo disse...

... o mundo vai mudando..., mas só para quem está disposto a entender essas mudanças, o que não foi o caso do nosso governo que ignorou a representação de portugal e dos seus atletas, não enviando um representante à abertura dos JOGOS OLIMPICOS...

Polémicos para muitos,Força da nova potência para outros, Protecção e Apelo à Paz, foi o que os jornais portugueses evidenciaram com a surpresa e encantamento transmitido pela televisão RTP2.
Pequim e a China estiveram mesmo no centro do mundo no inicio dos jogos olimpicos.
A cerimónia de abertura ficará gravada na mente de todos os que se interessaram por acompanhar um evento à escala planetária.

A superpotência fez o seu ninho!!!

Anónimo disse...

Pois, pois!!!
Agora é que o PR Cavaco, devia ter interrompido as suas férias e ter ido representar portugal a Pequim...

Anónimo disse...

Acho mesmo que a China é outro "
"mundo" e mesmo (como em qualquer sitio" com coisas a criticar...(Portugal) nem daqui a cem anos se será assim!..Abraço se um ex-residente em Macau..que cada dia mais pensa em voltar....