08 junho, 2007

Vaca das Cordas


Depois da primeira Festa popular do ano, a Santa Luzia, que se realiza todos os anos,por alturas da Páscoa, chegado o mês de Junho, era tempo de ir até Ponte de Lima à ''Vaca das Cordas''.
Mais uma vez, a ''equipa'' não podia faltar.
Ao som das concertinas e das cantigas ao desafio,depois de uma boa dose de ''rojões'', de ''papas'',comemorava-se mais uma festividade, do calendário anual de alguns membros da Irmandade.
A vaca das cordas,conserva em si mesmo, uma enorme manifestação da cultura portuguesa e mais propriamente da cultura do Alto Minho.
O pagão representado pelo Touro de lide, convive pacificamente com o a profunda religiosidade do evento e das gentes do Norte do País.
A corrida realiza-se na véspera do Corpus Christi, a vaca (touro), saí anualmente da Casa do Conde d'Aurora, amarrada por cordas, para percorrer as ruas da vila, dar três voltas à igreja Matriz e voltar a percorrer as ruas até ao areal.
Esta é uma das Festas emblemáticas da Vila e atraí anualmente milhares de pessoas, vindas de todo o Portugal.
Estranhamente ao que se possa pensar, bem longe da lezíria ribatejana, o Touro é um dos heróis e um dos homenageados da festa.


Abraço

2 comentários:

Anónimo disse...

Grande Festa a da Vaca das cordas.
Obrigado por me fazer reviver os tempos da juventude.

Anónimo disse...

Vai um AutoFino???