26 novembro, 2008

Apanhei-te!

Com a modéstia que todos lhe reconhecemos, o nosso irmão tem percorrido um caminho dourado no mundo literário, sem dizer nada aos seus pares da Irmandade.
Hoje revelo...
o nosso irmão escritor que tem usado o pseudónimo...
Gonçalo Tavares.

Recebeu os mais importantes Prémios em Língua portuguesa: o Portugal Telecom 2007; o Prémio José Saramago 2005 e o Prémio LER/Millennium BCP 2004 com o romance - "Jerusalém"; o Prémio Branquinho da Fonseca da Fundação Calouste Gulbenkian e do Jornal Expresso, com o livro O Senhor Valéry; o Prémio Revelação de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores com Investigações. Novalis e o Grande Prémio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores "Camilo Castelo Branco" com água, cão, cavalo, cabeça.
Os seus livros deram origem a peças de teatro, objectos artísticos, vídeos de arte, ópera, etc. Tem 21 livros a serem traduzidos em mais de dezasseis países.
O romance "Jerusalém" foi incluído na edição europeia de "1001 livros para ler antes de morrer – um guia cronológico dos mais importantes romances de todos os tempos".
José Saramago, no discurso de atribuição do Prémio ao romance "Jerusalém", disse:"'Jerusalém' é um grande livro, que pertence à grande literatura ocidental. Gonçalo M. Tavares não tem o direito de escrever tão bem apenas aos 35 anos: dá vontade de lhe bater!"

Para bom entendedor...

1 comentário:

Ma Si Ka disse...

Enganou-nos a todos.

BBAM, vê lá se voltas escrever uma daquelas saudosas postas dos "cromos do futebol".

Há muito a explorar e eu aguardo ansiosamente.

Um abraço