06 agosto, 2008

Tufão "grau 8"

Desde Fevereiro de 2007, data em que cheguei a Macau, foi a primeira vez que houve um tufão "grau 8" a um dia da semana. Para os que não sabem, sempre que um tufão passa a "grau 8" os dias tornam-se feriados. Eu explico. Depois de dado o sinal, os autocarros param, os taxis também, os bancos e as instituições públicas encerram e nas pontes não se pode circular.As pessoas deixam de trabalhar e a RAEM parece quase uma aldeia do interior português.
Nestes dias, para além do vento que sopra com mais intensidade, há uma espécie de "histeria controlada" no ar. Fica tudo à espera dos grandes estragos que (felizmente) não acontecem.
A propósito de mau tempo, lembro-me de uma ida a Pitões da Júnias num dos últimos dias de Dezembro.Ia acompanhado do João e do temeroso Américo que nunca gosta de ir a "Pitões". Escusado será dizer que os montes estavam completamente brancos.O Frio era muito, mas mesmo assim resolvemos descer às ruínas do centenário Mosteiro. A meio da arriscada descida começou a chuvada que vinha acompanhada de um vento gélido. A primeira reacção foi voltar para cima, sem que antes caíssemos uma quantas vezes na terra humida e fria. Chegámos ao ponto de partida molhados com uns pintainhos e com os guarda-chuva completamente destruídos. Nesse dia sim, foi uma ventania à antiga daquelas que um tipo mal se consegue por de pé. Se calhar era um tufão!!!!, o problema é que em "Pitões" a malta não tem "vagar" para se preocupar com essas coisas.
Fica uma foto do Tufão que hoje parou a RAEM


Um Abraço

5 comentários:

Anónimo disse...

Parou que parou...eu trabalhei!!! e em Macau

Anónimo disse...

Por mais forte que seja o tufao..nao se deve destemer PITOES...e a experiencia sabia daqueles homens do Barroso imortalizam o panico...e o MA KI SA k na altura se chamava Oscar..sabe-o bem....abraço JONH

Manuel Teles disse...

Irmão,

Parece que as subidas a Pitões deixam sempre algumas marcas na nossa memoria , eu que o diga ...
Foi na descida para o convento acompanhado pelos mesmos senhores que falaste na posta ,JOHN e AMERRRIKE ,ficou gravado na minha memoria. Pela primeira vez na minha vida vi um animal a ser poupado do sofrimento provocado por uma queda violentíssima. Valentes esses Homens do Barroso !!!

Abraço a Todos

Anónimo disse...

Sempre muito interessantes estas descrições do quotidiano da vida na RAEM.

As comparações com vivências em Portugal trazem substância.

Em conjunto são como fotografias de um universo paralelo.

Grande Abraço,
Zé Miguel

Giovani Galli disse...

Um tufão destes no monte xisto era recebido de Super Bock de 1L numa mão, e SG Filtro na outra... isto é para meninos, só os chineses é que ficam assustados, porque do alto dos seus 1,45 cm tudo lhes parece maior...

amanhã despedida de solteiro do Seixas San, que vai ter Rappel, e coisas do genero, mas nada de fruta !!! como seria de esperar, numa terrinha perto de vila real, so´deve haver gajas peludas, e isso já nem eu tenho ... lololol

mas faz falta o nosso amigo oscar, ficando desde já prometido que segunda feira estará aqui no blog, toda a aventura documentada, tarefa a cargo do nosso irmão "green eagle".



Aquele abraço Grande Oscar ,