24 maio, 2009

Foram Cardos...Foram Prosas!

O Jornal Nacional da TVI às sextas feiras, está já formatado à medida e imagem da sua apresentadora Manuela Moura Guedes(MMG).
Um Jornal televisivo, onde o ar jocoso e irónico de MMG sobe de tom e o conteúdo da informação que vem ao de cima, prima pelo sensacionalismo mediático e na exploração do "share" televisivo em plena "hora de ponta" dos boletins informativos dos restantes canais.
O convidado de ontem, Marinho Pinto(MP), é também um homem polémico. Aliás, para quem viu a entrevista, foi assim que MMG o apresentou.
As imagens, já a circularem nas redes socias da net, permitem-nos repetir e reviver um momento raro em televisão. Podemos admirar MMG com uma cara de constrangimento total e onde quase se pressente a secura da sua boca, conforme latejavam nos seus ouvidos palavras fortes, mas que foram verdadeiras e fizeram justiça.
Em resposta de desespero, MMG com uma imagem duplamente artificial, tentou terminar a entrevista a sorrir e com ar de descompromisso, muito à semelhança do que fazem os estultos e incapazes.


Marinho Pinto, teve coragem e frontalidade. Não me recordo de ninguém que toque tantas vezes com o dedo na ferida, em problemas ou situações em que os senhores do poder e da decisão política não falam ou se acanham em falar.Há quem lhe chame assuntos tabus e que a politicos consensualizaram não comentar ou interferir. Na entrevista MP tocou nos pontos vitais, que demonstram o que é realmente a líder das audiências televisivas em Portugal.
Muito ao seu modo, Marinho Pinto é um exemplo da frontalidade e coragem em apontar o dedo no sentido das verdades e dos problemas Tabu.
Sei que os homens polémicos, são grande parte das vezes incompreendidos...mas sei que Marinho Pinto já marcou o seu lugar como bastonário e como cidadão.

22 maio, 2009

Penta, dez anos depois.


Faz hoje 10 anos que o FCP foi PENTA. Coincidência ou não,uma década depois da efeméride falta-nos muito pouco para repetir a façanha.

14 maio, 2009

Debate quinzenal



Ontem foi dia de debate quinzenal na Assembleia da República. Se há coisa que eu gosto de ouvir, são os debates parlamentares. Uns gostam dos relatos, outros dos forúns, eu prefiro as "batalhas verbais" do parlamento.


Pois bem, esta noite, antes de adormecer ainda fui a tempo de ouvir a exposição de Paulo Rangel, Jerónimo de Sousa, Paulo Portas e Eloisa Apolónia. A conclusão a que cheguei é que Jaime Gama é um péssimo presidente do hemicíclio. Talvez o pior que por lá já passou. No decorrer do debate, era suposto que os partidos da oposição e o PS questionassem o Primeiro-Ministro e os membros do governo.

Os representantes dos partidos cumpriram com as suas obrigações, o Primeiro-Ministro é que não. Colocada a pergunta, Sócrates divagava pelas "excelentes" prestações do seu governo, esgotava o seu tempo e sentava-se calmamente.

Durante todo o debate não o ouvi responder a nenhuma das perguntas que lhe foram colocadas. Da educação à agricultura, passando pelo desemprego e pela segurança, Sócrates ainda teve a lata de falar nas prestações dos anteriores governos para desculpar o seu insucesso.

Perante o escandaloso comportamento, deveria Jaime Gama advertir Sócrates, recordando-o que a campanha eleitoral não tem lugar na Assembleia da República. Os debates servem para esclarecer aqueles que os ouvem e não para difundir as barbaridades que lá são ditas pelo Primeiro-Ministro.


É o que temos....



12 maio, 2009

Os Maiores


Desde 2001, o FC Porto soma 16 troféus ( 6 campeonatos, 3 taças de Portugal, 4 supertaças, uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA e uma Taça Intercontinental). Com o (bi)TETRA, duplicamos o número de troféus conquistados pelo Sbordém e o triplo do Benfas, nos últimos nove anos.
Na Europa somos o clube com mais títulos nacionais e internacionais de futebol, dos 30 primeiros países do "ranking" da UEFA, nos primeiros nove anos deste século.
Nem sempre fui adepto do Jesualdo Ferreira, no entanto, reconheço que foi ele um dos grandes obreiros deste TETRA. Foi espantosa a evolução da equipa no decorrer do campeonato.

Palavras para quê? Somos os maiores.


Tal como me disse o Irmão Rei de Leça num sms enviado na madrugada de segunda feira, "O Toninho ainda agora nasceu e já é TETRA CAMPEÃO..."


Abraço

01 maio, 2009

Proposta de Hino para a Irmandade

Sem dúvida que a nossa irmandade é dotada de todas as características e particularidades que lhe atribuem a sua unicidade, no entanto acho que nos falta um Hino.

Como o Sinatra já morreu, o Jobim e o Marceneiro também, o Carlos do Carmo está nas últimas e o Godinho é comuna, sugiro este novo talento da praia de Matosinhos que esteve presente no último concurso Monte do Xisto´s got talent!
http://www.youtube.com/watch?v=67qg9qiAnLU