29 agosto, 2008

Quinas

Amanhã é dia de clássico. Para que os "moços da luz" não se esqueçam quem é que usa as "Quinas" resolvi publicar a fotografia da entrega do último título de campeão nacional, ao nosso capitão, que aconteceu no fim-de-semana passado.
Um Abraço

27 agosto, 2008

25 agosto, 2008

De volta

Depois de uma semana de ausência, estou de volta ao blog.
Irmandade:
Em breve, colocarei fotografias do encontro da irmandade em Macau.
Olímpicos:
O que parecia que ia ser um desastre acabou por não correr assim tão mal. É certo que podíamos ter trazido mais medalhas, no entanto, até a "super" China parece ter ficado àquem dos seus objectivos. Segundo o que ouvi, o resultado esperado eram as 119 medalhas....
Campeonato Português:
Rumo ao tetra, o FCP conquistou a primeira vitória da época.É incrível como ao fim da primeira jornada, já levamos 2 pontos de avanço do Benfas...quase que nem dá gosto.
Portugal:
Mais de 30 anos depois dos "3F's" (Fado, Futebol e Fatima), descobri que ainda e assim que somos reconhecidos na Conchichina. Quando descobriram que eramos portugueses, rapidamente repetiram, "Cristiano Ronaldo,Fatima"....do fado nao disseram nada...para a proxima, prometo que levo um CD da Marisa.
Tufao 8:
O Aviao (e os passageiros) tremia(m) muito mas conseguimos chegar.

Um Abraco

18 agosto, 2008

Medalha n.º1

Parabéns Vanessa.


15 agosto, 2008

Welcome

Amanhã é um dia especial. É com enorme prazer que eu e o PT, recebemos em Macau dois membros da Irmandade. São os primeiros a visitar o Oriente, desde que aqui chegamos.
O Sebastião e sua Alteza Real o Rei de Leça vão-nos fazer matar saudades de casa, das festarolas, das patuscadas e dos demais convívios que tantas vezes repetíamos lá na terra.

Bem vindos

FINALMENTE DE FORA!

...e que seja para nunca mais voltar.

08 agosto, 2008

Olímpicos


Hoje é dia 08/08/08, uma capicua daquelas. Segundo os Chineses, um dia de muita sorte.Para ser "original", invoco a abertura dos Jogos Olímpicos e aquilo que o evento pode significar para os seus anfitriões.

Ultimamente tenho lido muitas páginas sobre este assunto,aliás, posso-vos dizer que as revistas de referência americanas (Time, Newsweek e BusinessWeek) reservaram,todas elas, espaço para artigos relacionados com o impacto destas olimpiadas na China e no Mundo. Numa coisa são unânimes, o país não vai ser o mesmo.Eu, pelo contrário, acho exactamente o oposto. Penso que o Mundo é que vai passar a ver a China com outros olhos. Quanto aos Chineses, esses continuarão a pensar e agir exactamente da mesma forma, talvez com mais confiança em si próprios, mas da mesma forma.


Pode ser que da próxima vez que for a Portugal, não tenha de ouvir, da boca de alguns amigos, que o mais próximo que estiveram da china foi quando comeram "chop soi de gambas" no restaurante chinês da Ponte D. Luiz, dizerem, "os chineses são uns desgraçados, vivem mal, numa pobreza..."


O mundo vai mudando rapaziada.


Abraço

06 agosto, 2008

Tufão "grau 8"

Desde Fevereiro de 2007, data em que cheguei a Macau, foi a primeira vez que houve um tufão "grau 8" a um dia da semana. Para os que não sabem, sempre que um tufão passa a "grau 8" os dias tornam-se feriados. Eu explico. Depois de dado o sinal, os autocarros param, os taxis também, os bancos e as instituições públicas encerram e nas pontes não se pode circular.As pessoas deixam de trabalhar e a RAEM parece quase uma aldeia do interior português.
Nestes dias, para além do vento que sopra com mais intensidade, há uma espécie de "histeria controlada" no ar. Fica tudo à espera dos grandes estragos que (felizmente) não acontecem.
A propósito de mau tempo, lembro-me de uma ida a Pitões da Júnias num dos últimos dias de Dezembro.Ia acompanhado do João e do temeroso Américo que nunca gosta de ir a "Pitões". Escusado será dizer que os montes estavam completamente brancos.O Frio era muito, mas mesmo assim resolvemos descer às ruínas do centenário Mosteiro. A meio da arriscada descida começou a chuvada que vinha acompanhada de um vento gélido. A primeira reacção foi voltar para cima, sem que antes caíssemos uma quantas vezes na terra humida e fria. Chegámos ao ponto de partida molhados com uns pintainhos e com os guarda-chuva completamente destruídos. Nesse dia sim, foi uma ventania à antiga daquelas que um tipo mal se consegue por de pé. Se calhar era um tufão!!!!, o problema é que em "Pitões" a malta não tem "vagar" para se preocupar com essas coisas.
Fica uma foto do Tufão que hoje parou a RAEM


Um Abraço

03 agosto, 2008

China, Portrait of a Country

Hoje tive a oportunidade de adquirir um exemplar deste livro.Nas suas mais de 400 páginas, 0 Autor e também fotógrafo Liu Heung Shing (o mesmo que ganhou o prémio Pulitzer em 1992) compilou uma extraordinária série de fotografias que acompanham a história da China, desde a revolução de 1949, até à recente subida da "tochazz" aos Himalaias. Parabéns e obrigado à livraria Bloom que promoveu a iniciativa.Mais do que um normal livro de fotografias, penso que se trata de um importante documento para aqueles que desejam, como eu, saber um pouco deste gigante chamado "China". Como seria de esperar tenho o meu exemplar assinado e com dedicatória do Autor.

Um Abraço

01 agosto, 2008

Irmandade no Oriente

Agora que vou ter o prazer de receber uma delegação da Irmandade em Macau, fica uma foto de Hong Kong para vos "aguçar" o apetite.

Abraço

Norte sem rumo

Como já não escrevo há uns dias, tenho vindo a acumular coisas para contar.

Em primeiro lugar, confirmo a ideia que o nosso país é cada vez mais uma periferia do reino de Espanha. Passo a explicar o porquê desta minha conclusão.Como é sabido, vou estar em Portugal no próximo mês de Outubro.Para isso, tenho de procurar uma viagem de avião que me leve até ao Porto.Acontece que uma das duas companhias estrangeiras(que não as "low cost") que voava da Europa para o Porto, deixou de o fazer diariamente.Ou seja, tenho de ter dias certos para viajar, o que é uma risota.Com isto, aquele que foi considerado o melhor aeroporto europeu daquela dimensão, deixou de disponibilizar uma das suas rotas mais importantes, à semelhança do que tem vindo a ser feito nos últimos tempos, relativamente a outras companhias aéreas. Por isso, só tenho um remedio. Ou aterro em Lisboa, ou em Vigo. Como a cidade espanhola fica mais perto e eu não venho de uma viagem pequena, prefiro ficar na Galiza.Com tudo isto, o Aeroporto Sá Carneiro deixa de receber aviões, passageiro e a consequente receita.
E não adianta o Velhinho dizer, naquela sua ingenuidade muito própria, que o nosso aeroporto tem muita gente da Galiza.Na verdade, o aeroporto da minha cidade, que é só a segunda cidade do País, perdeu uma ligação diária para uma das principais cidades europeias (Paris) e isso é que importa. Eu quero lá saber se o aeroporto Francisco Sá Carneiro tem muitos galegos se eu que sou PORTUGUÊS, não posso aterrar lá e tenho de aterrar em espanha.

Depois, parece que o Primeiro de Janeiro atravessa dias conturbados.Mais uma perda de poder do nosso Norte.Para além disso, deixo de poder escrever a minha crónica mensal, o que muito me entristece. O Janeiro é um importante património da cidade e da região, perde-lo significa perder um diário com 140 anos de existência,uma referência do jornalismo português e acima um ícone da Invicta.

Tamos feitos.....no seguimento da posta infra,valha-nos N.ª Sra. do Amparo!!!!!

Noite Sem Fim



“No largo, homens e mulheres, rapazes e raparigas, vestidos de bata branca, começam a rufar os bombos, (...) Então um barulho enorme esmaga a cidade, os tocadores põem-se em andamento, o chão estremece debaixo dos nossos pés e uma espécie de embriaguez penetra nas casas e nas pessoas, (...) O povo está na rua e, duma forma pagã, vai buscar a força poderosa desta manifestação de vida ao magma do inconsciente colectivo. Liberta de inibições, repressões e recalcamentos, Mirandela transfigura-se por uma noite.”

Roger Lopes