30 novembro, 2007

Para fechar o mês de Novembro, aqui vai uma "Rockalhada" daquelas à antiga:



Abraço

P.S. FORÇA PORTO!!

29 novembro, 2007

Nicolinas


Portugal é um país com uma tradição cultural ancestral, que por sua vez, se mantém activa nos dias que correm. Do norte ao sul, do continente às ilhas, do religioso ao pagão são inúmeras as manifestações da nossa cultura, que mesmo sendo popular, não deixará nunca de ser Cultura, e mais importante que isso, que nos identifica enquanto Povo.

Hoje é dia 29 de Novembro. Provavelmente será um dia banal para a grande parte dos Portugueses. Acontece que na cidade onde nasci, Guimarães, realiza-se hoje um dos momentos mais altos das Festas Nicolinas (em honra de S. Nicolau). O Povo chama-lhe “Pinheiro”.
As raízes deste cortejo, remontam aos inícios do século XIX e o seu modelo mantém-se na essência, inalterado: o “Pinheiro” segue enfeitado com lanternas e um festão com as cores escolásticas (verde e branco), pousado em carros puxados por juntas de bois, levando à sua frente uma representação da figura da deusa Minerva, deusa da sabedoria (que na realidade é desempenhada por um homem travestido com um traje de soldado romano). O cortejo é liderado pela figura máxima deste dia, um membro da Comissão de Festas, o Chefe de Bombos. É ele quem conduz e lidera todo o cortejo do “Pinheiro”, e atrás de si e da sua “boneca” – que usa para marcar o ritmo dos bombos – seguem os estudantes, novos e velhos, rufando nas caixas o toque do Pinheiro e batendo forte nos bombos ao ritmo marcado pelo Chefe de Bombos.
Depois do cortejo a árvore é finalmente enterrada ao som do ritmo dos bombos e das caixas num local de destaque da Cidade, onde poderá ser contemplada até aos primeiros dias do mês de Janeiro do ano seguinte.

Até aqui, tudo pode parecer normal e até semelhante ao que se faz em muitas cidades e vilas portuguesas. No entanto, há que dizer que assistem e participam neste cortejo, de forma sincronizada, dezenas de milhares de pessoas, numa enorme demonstração de orgulho pelos costumes e tradições da terra a que chamam “vimarenensismo”. Tal como o conseguiram para a sua cidade, os vimaranenses pretendem elevar o evento a património cultural imaterial da Humanidade.

28 novembro, 2007

Gorba Solidário!


Mikhail Gorbachev, protagoniza a nova campanha publicitária das malas de viagem "LV". Foi fotografado por Annie Leibovitz. O ex-líder soviético, inicialmente reticente à ideia, aceitou o papel em troca de uma doação da Louis Vuitton à sua organização de protecção ao meio ambiente, Green Cross International.

Sebastião podias pedir uma contribuiçãozinha para a mundo a sorrir!!!

Abraço

27 novembro, 2007

Vamos a Portugal carago!

Graças a Kun Iam e contra tufões e tsunamis e tudo o que se esperava e poderia programar, iremos a Portugal este Natal!

Até dia 26 containde com a gente por aí. Não vos vou deixar trabalhar nem dormir enquanto todos os novos e velhos cantinhos gastronómico-lúdico-culturais e de lazer não estiverem devidamente explorados (Ma Si Ka, vou "aquecendo os tachos" até à vossa chegada!).

Pois é meus “pang iaos”, até dia 14! Mataremos saudades!

P.s.- Aproveitarei, se tiver tempo, para reclamar Olivença e Juromenha aos Espanhóis para ver se a mouraria aceita a nossa independência com a anexação da Galiza e das berlengas conforme mapa abaixo. Mas só se tiver tempo.

24 novembro, 2007

"Pistol Pete"

O jogo era a feijões e Federer permitiu que Pete Sampras ganhasse.
Apesar disso, o antigo n.º1 mundial provou que quem sabe nunca esquece. Contabilizei pelo menos 11 "ases" da sua autoria. De resto, Pistol Pete era, sem dúvida, o favorito do público de Macau. Os gritos de apoio das dezenas de compatriotas de Sampras foram uma constante durante toda a demonstração ..."Come on Pete!".
Por último, o publico presente ficou incrédulo ao assistir a um pedido de casamento em pleno court de Ténis e na presença de milhares de pessoas. Sinais dos tempos.....bem diferentes daqueles que eram apregoados nas "Quotations from Chairman".









Maior da Europa

No passado Sábado, foi apresentada no Porto a maior árvore de Natal da Europa. Sobre o assunto não há muito a dizer, apenas acho que foi feira à medida da cidade.

Abraço

23 novembro, 2007

TO GALI

22 novembro, 2007

Sampras e Federer


Ainda pensei escrever sobre a selecção Nacional e a sua qualificação para o campeonato da Europa. No entanto, achei que se o fizesse, estaria a ser como aqueles Pais que dão uma prenda aos filhos quando eles passam de ano. O apuramento da nossa selecção era obrigatório, por isso, não fizeram mais do que deviam. Pena que tenha sido de forma tão miserável. Não deixo de estar contente, mas sinceramente, esperava um pouco mais.


No Sábado em Macau, é dia de jogo de Ténis entre Pete Sampras e Roger Federer. Acho que vai valer a pena. Como sempre, vou levar a máquina fotográfica. As fotos virão a seguir.


Ontem tive ainda o prazer de falar com três dos Irmãos. É bom ver que estão todos como sempre.


Seixas, o prometido é devido. Em Setembro de 2008 lá estarei.


Abraço para todos.

21 novembro, 2007

Marinheiro

Irmãos

Certamente que se recordam de vos ter dito, que andava a tirar a carta de Marinheiro. Pois bem, já a tenho, sou Marinheiro. Pelo menos é o que diz a carta. Agora, já "só" me falta adquirir um barco....coisa pouca.
A próxima é a de "Patrão de Costa".
Abraço

17 novembro, 2007

Miss Pavel



Não quero tecer comentários,pois não quero ser mal interpretado...mas acho que o irmão Pavel já devia ter apresentado aos irmão do Oriente a Miss Pavel (mimi).

P.s- Páveis...o Reveillon está por nossa conta!!

O Furto


Irmãos, é com enorme consternação que vos digo que eu e o Velhinho fomos furtados!!
O crime decorreu em plena garagem do meu prédio, tendo sido efectuado pela tarde de quarta-feira.
A noite de quarta-feira, estava reservada desde domingo para mais um percurso de BTT,pela marginal maritima do porto e pelas estreitas ruas da zona histórica.
A data assinalava também o inicio de mais um companheiro que iria estrear a sua nova bike,o amarillo.
Quando a porta dos arrumos da garagem se abriu e reparei que as Bikes já lánão estavam fiquei incrédulo...olhei para o velhinho e reparei nos seus olhos humedecidos por saber que terminaram as nossas Bike Tours.

16 novembro, 2007

GP DE MACAU

Irmãos

Este é o fim de semana do 54 Grande Prémio de Macau.
Graças à Bia, lá consegui os desejados passes para entrar no afamado"Circuito da Guia".
Ouço falar na prova desde que sou pequeno e é com alguma ansiedade que espero pela corrida. Durante estes últimos dois dias, a calma do meu gabinete tem sido invadida pelo "roncar" dos motores que inunda toda a cidade. Apesar de não ter estado no circuito da Boavista, acho que a perda fica compensada pelo facto de poder assistir, "in loco", a um dos mais carismáticos circuitos citadinos mundiais.
Prometo tirar muitas fotografias.
Quanto à Bia, vou pagar este favor com uma volta no meu (ruidoso) Carocha.
Beijo para a Bia e Abraço para a Irmandade

15 novembro, 2007

Camarões

Lembram-se dele?

Abraço para o "Camarões"

14 novembro, 2007

habemus advocatus

Meus caros,

É com alívio (e só alívio) que vos comunico que na segunda feira passada cheguei ao fim da árdua travessia pelo deserto que foi o estágio.

Agora apenas me resta reunir um povo e seguir a minha vida!

Caro MASIC, aguardo com impaciência a tua chagada. Parece que finalmente vamos ter motivo para fazer um jantar (já que o último a que fui foi nos teus anos)!

um grande abraço para os Macau Men.

Deixo-vos com uma adaptação minha de uma frsae célebre " Anais de todo o Mundo, uni-vos!"

Cada um tem aquilo que merece!!!

Quando o Rei Juan Carlos resolveu calar o ditador e demagogo Presidente Venezuelano, Hugo Chavez, a minha cara sorriu como que a pensar "Ainda bem que alguém teve a coragem de pôr este gajo no sítio". Fiquei até emocionado com a coragem demonstrada pelo Chefe de Estado Espanhol. Mais tarde, depois de pensar um pouco sobre o assunto, reconheço que essa poderá não ter sido a atitude mais sensata. O gesto de Juan Carlos será sempre associado ao gesto do ''Colonizador" que tenta silenciar o "colonizado". Chavez assumiu-se como uma vítima de um Tirano e opressor que não o deixou exprimir-se.
Como é óbvio, entrou na demagogia e aproveitou-se da situação para citar de forma descontextualizada os seus heróis revolucionários.
Ao mundo civilizado cabe interpretar a actuação do Rei, tendo sempre presente que a o Direito à indignação não é apenas um direito daqueles que se dizem "detentores da verdade", mas sim um direito inerente à condição Humana.
Já agora, para animar a Irmandade....Será que D. Duarte era capaz de fazer o mesmo????


Abraço

08 novembro, 2007

Portugal no Chile

Na mesma altura que o Presidente da República marca presença na Cimeira Ibero-Americanano Chile, deixo-vos uma fotoreportagem lançada por um jornal diário chileno e que demonstra como consideram bem o Norte de Portugal.

http://www.emol.com/especiales/infografias/portugal/index.htm

07 novembro, 2007

TUCP


O autor desta posta deveria ter sido o PT. No entanto, como o nosso irmão anda retirado das lides bloguísticas, resolvi, eu próprio, falar da visita da Tuna da Universidade Católica Portuguesa à "Cidade do Santo nome de Deus".


A TUCP veio a Macau a convite da organização dos II JOGOS ASIÁTICOS EM PISTA COBERTA.

Durante a sua estada na RAEM, para além de actuarem em diversos locais da cidade, foram uma visita assidua dos museus, bibliotecas, galerias de arte e demais espaços culturais.

Pondo de parte a vertente cultural da visita, foi com grande prazer e saudade dos tempos de estudante, que revi ex-companheiros de faculdade e de ensaios.

Deu para sentir que estão todos de boa saúde e com a disposição habitual para o convívio.


Abraço

Caranguejadas

Os nossos hábitos gastronómicos variam sazonalmente. Ou seja, há meses do ano em que comemos determinados pratos que não voltaremos a repetir nesse mesmo ano.
Por estas alturas, em Portugal é tempo de comer umas castanhinhas a recordar o S. Martinho. Daqui a pouco segue-se a época das alheiras e depois a das rabanadas.
No Oriente, por alturas do Outono, é tempo de se comer umas valentes "caranguejadas". Os espécimens são originários do lago de Hangzhou.
Servidos cozidos, acompanham com um vinho tratado (de elevado teor alcoolico).
Esta semana iniciou com um jantar de carangueijos e vai terminar com mais outro.
Abraço

01 novembro, 2007

Só faltam 48 dias

Irmandade


Consegui finalmente marcar a viagem de visita a Portugal. A jornada vai ser longa e prevejo que, entre os dias 19 e 20 de Dezembro, vou conseguir andar em quase todos os meios de transporte inventados pelo Homem.

Senão vejam.

De casa para o Jet Foyle, devo ir de Taxi. Depois, chegado ao terminal marítimo de Macau, vou de barco até Hong Kong.

A seguir, comboio até ao aeroporto. Será então, tempo de entrar no avião e atravessar meio mundo em cerca de 13 horas.

Já em Munique, esperarei mais uns largos minutos até apanhar o avião rumo a Lisboa, onde farei mais uma escala, até aterrar, finalmente, no Porto.

Para tudo isto, sou bem capaz de perder mais de 24 horas da minha existência, mas o que interessa verdadeiramente, é o facto de regressar a CASA e aos MEUS....e de vos apresentar a BIA, claro.

Até Já....

*(A foto serve para terem uma ideia do que é o tráfego aéreo em Hong Kong)