30 maio, 2007

"Trio Dinâmico"


Será que existe alguma lógica nesta foto?Conseguem percebê-la?Se eu conseguisse estar algumas semanas sem ler o Jornal, diria que esta foto teria alguns quatro ou cinco anos e que teria sido tirada, provavelmente, numa qualquer cerimónia, onde estivesse presente, o então Ministro da Justiça, António Costa, o Bastonário da Ordem dos Advogados, José Miguel Júdice e o lente Saldanha Sanches.
Acontece que o retrato, não remonta a esses tempos idos, mas foi sim tirado na apresentação da candidatura do ex-ministro, à presidência da Câmara Municipal de Lisboa.Perante isto, contínuo na mesma...qual a lógica?
Depois de muito esforço e motivado pelo espírito racionalista que tenta sempre entender o porquê; a razão da prática de determinados actos, cheguei a uma conclusão.Há realmente uma lógica.Júdice está à direita,António Costa no centro e Saldanha Sanches à esquerda.Fiquei novamente satisfeito, conseguia encontrar uma lógica, por muito idiota que ela fosse.
Até que!!!Reparei.O Júdice não está à direita mas sim à esquerda. Está à esquerda de Costa, que está à direita de Saldanha Sanches....fiquei novamente perdido, confuso e sem entender nada.
Como poderá José Miguel Judice ser mandatário da Candidatura de António Costa?
Será que padece daquele sindroma que afectou Freitas do Amaral,aquando da eleição do actual Governo.Mas isso é exactamente o contrário do que é comum acontecer!!!?
Recordo que José Miguel Júdice foi acusado de ser filiado no MIRN e preso durante o período revolucionário tendo-se inscrito mais tarde num partido central, o PSD.

O sentimento de espanto agravou-se quando percebi que o meu colega de profissão, não estava sozinho. Tinha um ''parceiro'' mandatário, Saldanha Sanches.Como é isto possível?Provavelmente Saldanha Sanches encontra-se nos antípodas de José Miguel Judice, como pessoa, profissional e até militante político.
Tal como Júdice, Saldanha Sanches também esteve preso, alguns dos momentos do seu cárcere foram-me directamente descritos por ele. Estavamos ambos em Peniche, no I Encontro Nacional de Estudantes de Direito (organizado pela UCP-PORTO), tendo ele recordado, que tinha estado na, agora pousada, do Forte de Peniche, cerca de seis anos como preso político.

Volvidos todos estes anos, como podem estar um ao lado do outro?À partida não iria criticar o acontecido, aliás, tal até faria sentido se se tratasse de uma candidatura independente que, englobava em si mesmo, formas de pensar e de agir totalmente opostas.
Não obstante, a candidatura é partidária e de extrema importância para o partido que governa o mosso país....enfim.

Abraço

29 maio, 2007

Vinho Gatão


O Vinho Verde é oriundo da Região Demarcada que se estende por todo o Noroeste de Portugal, mais designadamente na Região tradicionalmente conhecida como Entre-Douro-e-Minho.

É um produto único no Mundo, uma mistura de aroma e agulha que se torna numa das mais saborosas bebidas naturais.

Este vinho Gatão com a garantia de excelência de qualidade representada pelo nome “Borges”, é um vinho medianamente alcoólico e de boas propriedades digestivas, pelas suas qualidades especiais e frescura, é uma bebida muito apetecível, principalmente na época quente.

A sua fermentação meloláctica transmite-lhe uma personalidade e sabor inconfundíveis.

Apresenta-se com côr citrina, com sabor meio-seco e aromas frutados.

A originalidade e tipicidade deste vinho, é o flagrante resultado, por um lado das características do solo, clima e factores sócio-económicos, e por outro lado das peculiaridades das Castas Regionais de Azal Branco, Pedernã, Avesso, Trajadura, Loureiro e outras, e, das formas de cultivo das vinhas.

Recomendo....


Abraço do Velhinho

28 maio, 2007

To Aveiras Rider !!!

Obrigado Dr. Almeida Santos!!!



Desde já, peço desculpa aos restantes irmãos por trazer aqui um assunto pisado e repisado, discutido, estudado e pelos vistos aceite!


Sucede porém, que eu e mais uns quantos institutos que regem a aviação civil e militar neste país ainda não tinhamos percebido o porquê da instalação do novo aeroporto de Lisboa na Ota.


E eis, qual D. Sebastião, que aparece o Dr. Almeida Santos, a primeira pessoa que foi capaz de me ilucidar da decisão de construção na Ota - O Terrorismo!- . De facto, não me tinha ainda ocorrido tal móbil decisório, pelos vistos por pura distracção, uma vez que são fartas as notícias de que a Al-Qaeda está a financiar determinados grupos separatistas como o GITM, MSV ou ERMG (Grupo Independentista de Trás-os-Montes / Movimento Separatista de Viseu / Exército Républicano de Monte Gordo). Pois bem, realmente desta forma urge construir, se é que tem de ser contruído algum, o aeroporto a Norte do Tejo, não vá passar pela real gana destes grupos rebentar com a ponte sobre o Tejo e isolar Lisboa do seu aeroporto.


Realmente, quando se tenta explicar o inexplicável saem destas atoardas, no entanto vindo de quem vêm não há sequer razão para tanta admiração......se calhar sou eu que estou a implicar com o homem, ou não!


Mais uma vez, obrigado Dr. Almeida Santos, realmente nós os tais 10 Milhões, somos um deserto (não tem a ver com aquela do Lino!) que circunda o seu oásis de sabedoria...

27 maio, 2007

Não é só estudo!!!


Carissimos!!

Deixo-vos uma foto (um cheirinho da noite de Plzen), e passo a apresentar dois novos e já grandes amigos!!
Ambos gregos, o da esquerda Matheos (da ilha de Naxos) e na direita Konstantinos (Atenas)!!o de trás é tambem estudante e o do meio, aí de boné à ZECA BRAGA, é já do conhecido grupo «seca adegas» criado pelo nosso irmao Ma Si Ka!!!

Agora de volta ao estudo, para a raposa não bater à porta!!
ABR

26 maio, 2007

Força Miguel


Antes de mais, gostaria de informar que escrevo esta crónica porque acredito que a nossa geração tem qualidade e capacidade para, pelo menos, tentar ajudar o país, a restaurar a sua dignidade.

Conheci o Miguel ainda ele era um “menino”. Devia ter alguns treze anos de idade, lembro-me dele das festas em casa do “Pavel”, naquela idade em que os aniversários ainda se fazem durante a tarde, com um lanche para os amigos e família.
O que é certo é que os anos foram passando, e hoje, já passamos os dois dos vinte, sendo que eu lhe levo uma certa vantagem, mas pouca, ok!!!?
É por isso que senti um grande contentamento quando recebi a notícia de que o meu Amigo Miguel, se ia candidatar à comissão política distrital da JSD Porto. Deste lado do Mundo vejo que esta pode ser uma das formas de reestruturação de uma juventude partidária, aliás, a maior, que esteve moribunda durante os últimos tempos, muito por culpa da (falta de) qualidades dos que, ultimamente, ocuparam os seus cargos de direcção, tanto no país como no distrito.
O Miguel traz sangue novo, atitude, irreverência e muita vontade de mudar o estado moribundo das coisas. Se bem o conheço, já tem a estratégia bem montada, com propostas e planos de acção suficientes para restaurar o nome da JOTA. A seu favor, tem o facto de ser bastante novo, não é daqueles tipos que aos vinte e muitos anos se precisa agarrar à política como perspectiva de poder arranjar uma “afazer profissional”, porque infelizmente, a escolaridade, não lhes permite muito mais que a caixa de um qualquer supermercado. Depois, tem experiência política suficiente para assumir o cargo. No seu Cv político, conta já com a presidência do histórico núcleo da SOP e da presidência da Concelhia da JSD do Porto.
Para além disso, possuí qualidades humanas que o irão permitir actuar com clarividência, honestidade e rectidão necessárias para se fazer notabilizar por aquilo que é, e não por aquilo que não deixa os outros serem.
Miguel, tenho pena de não estar aí para te dar um abraço no dia da VITÓRIA.

Winn


Depois de uma jantarada e porque a noite convidava a sair à rua, resolvemos ir passear por Macau. A foto é da autoria do Zé Guilherme e tem como ''pano de fundo'', um dos muitos casinos de Macau, o Winn.

Abraço

25 maio, 2007

Dia do Buda



Ontem foi Feriado em Macau.Festejou-se o Aniversário do Buda.Na imagem, Budistas chineses colocam recepientes de velas em forma de lótus para compor uma cruz suástica, que é um símbolo de fortuna no budismo. A cerimónia, no templo Yufo, em Xangai, serve para lembrar o nascimento de Buddha.
A imagem revela como a simbologia e a iconologia divergem consoante a posição do globo onde se está.Para além disso, é também um exemplo do aproveitamento feito pelo regime nazi, de símbolos doutrinas e filosofias ancestrais da História da Humanidade.
Aproveito para mandar um abraço ao Porto Tónico, que também se encontra em Xangai.

24 maio, 2007

Do Porto para Praga.



Caro Irmão Pavel
Adorei..... e achei que devia partilhar.
Abraço do Velhinho


P.S. Volta rápido...a temporada já abriu.

23 maio, 2007

Cesariana


Estava a pouco a falar com uma amiga e antiga colaboradora, em um dos muitos projectos em que estava envolvido em Portugal.
A determinada altura, perguntei-lhe pelo filho.Com o desenrolar da conversa, ela informou-me que o João tinha nascido de Cesariana.Foi então que aquela curiosidade, que me acompanha desde os meus ''verde anos'', se apoderou de mim.Estranhamente sempre tive necessidade de perceber a origem das palavras, saber o significado que está por trás de um conceito, ideia, marca, patologia, enfim...o porquê do nome de uma ''coisa''.
Desta vez, a ''vítima'' era a palavra Cesariana.Que raio, porque chamavam a operação Cesariana.Teria alguma coisa que ver com o Imperador?
Depois de consultar a cábula, descobri o seguinte:

A origem do termo "cesariana" é controversa. Refere-se frequentemente que o imperador romano Caio Júlio César tenha nascido através dessa prática cirúrgica. No entanto, isso é improvável, já que a prática da cesariana até o final do século XIX levava invariavelmente à morte materna e sabe-se que a mãe de César teve outros filhos depois de Júlio. É mais provável que o termo tenha se originado da palavra latina "caedere", que significa cortar. Poderá estar também relacionada com a lei romana Lex Caesarea, que impedia que mulheres mortas fossem enterradas antes de tentar salvar o feto, pela intervenção.

E pronto, fiquei satisfeito.

Abraço

22 maio, 2007

O RIQUEXÓ


(À porta do Casino Lisboa)
Um riquexó é um carro, aberto ou fechado, de duas rodas com duas varas laterais que se prolongam para a frente. Os passageiros sentam-se numa cadeira atrás do condutor que puxa o riquexó para que este ande. Era um meio de transporte muito utilizado no passado no Oriente. Hoje em dia a técnica de conduzir um riquexó é diferente, em vez do homem ir em pé e puxar o veículo para que este ande, tem montados uns pedais através dos quais faz movimentar o riquexó. São utilizados actualmente sobretudo para turismo.

Abraço

Literatura Portuguesa



Para mim que estou fora, e ainda por cima, longe do meu país Natal, é sempre mais difícil ler aquilo a que teríamos acesso caso estivessemos na ''Santa Terrinha''.Apesar de o acesso à literatura Portuguesa, não ser particularmente difícil em Macau, nunca encontramos tudo aquilo que desejamos.Afinal, a Fnac, não fica já ali ao virar da esquina.

Por isso aconselho a todos, os que como eu, estão longe das nossas livrarias de referência, a visitarem o site www.dominiopublico.gov.br,Segundo Marcelo rebelo de Sousa, "Lá estão 732 obras da nossa literatura''.

Acontece que o Governo Brasileiro pretende retirar o site da internet, imagine-se, por falta de visitas que justifiquem a manutenção do ''site on-line''.
Irmandade, toca a fazer o link, para que não seja dada mais uma machadada na lingua portuguesa, desta vez, com sotaque da terra de ''Vera Cruz''.

Abraço

21 maio, 2007

A caminho do TRI

“O F.C. Porto não se cansa de vencer e assume cada desafio como se fosse o primeiro. É por isso que se supera. É por isso que os seus adeptos e os seus atletas conseguem unir-se até à eternidade. Foi isso que se sentiu em todo o mundo portista. Esta mística é descomunal…”

“…um campeonato complicado, de uma caminhada armadilhada por artifícios…”

Poucas vezes vi, talvez até nunca tenha visto o país futebolístico unido em torno de uma causa que não a Selecção!
Pois, nestas últimas semanas assistimos a uma pressão por parte de toda a gente, inclusive por parte de algumas personagens que se dizem portistas mas que à primeira dificuldade viram as costas ao clube e são os primeiros a dizer mal da equipa.

Mas, pode-se pensar que o FCP está habituado a lidar com a pressão e tal não serve de desculpa para este fim de campeonato tremido. É verdade, estamos habituados a lidar com a pressão.
Mas com todo um país unido para que o campeão fosse outro que não o Dragão! Também estamos habituados a lidar com essa pressão!

Contudo este ano:

Temos a equipa mais jovem do campeonato, plantel e onze titular. Não é o Sporting, como nos querem fazer crer! (Apesar de termos, aos 39 anos, o jogador com mais títulos do mundo nas nossas fileiras. Nº99 V.Baía !)

Temos um treinador que entrou com a época em curso, não escolheu o plantel e foi campeão. Comandou a equipa até à 2ª fase da Champions League, o único a consegui-lo das três equipas portuguesas presentes.

Temos um treinador que noutros clubes, incluindo um dos da 2ª circular, não ganhou nenhum título. Não sabia até ontem o verdadeiro significado da palavra “Campeão” apesar de ter mais de 60 anos!

Foi por aqui que nos pressionaram, mas sem sucesso.


É aqui que o Porto Clube e o Porto Cidade revelam a sua diferença, a sua coragem, e a sua grandeza!

A CAMINHO DO TR!


Abraços para TODOS os irmãos, até para os do “LEIXÕES”!

BI-CAMPEÕES



A manhã de Segunda-Feira era já ali, com ela vinham os prazos que nos atormentam o dia a dia.No entanto, não podia ter deixado de acordar para saber as ''novas'' da Super Liga.
Foi então, que ainda meio ensonado, lá liguei a telefonia com o sorriso de campeão...mais uma vez, o meu clube não me deixou ficar mal e acabou por ganhar o 22 campeonato.
Para a história, fica um campeonato que podia ter sido ganho muito mais cedo.Nem por isso a vitória deixou de saber tão bem, acho que foi exactamente o contrário.Ganhamos na raça e na luta, dois adjectivos indissociáveis da Gente do Norte, e claro, do FUTEBOL CLUBE DO PORTO.
Numa semana, em que iremos festejar o 20 aniversário da vitória da primeira Taça dos Campeões Europeus, em Viena, é bom ver que o meu clube continua a Ganhar!!!

Abraço a todos

(em especial ao Irmão Pipoca, que ontem festejou a data do seu nascimento)

18 maio, 2007

''Força Porto...''

Porque o fim-de-semana se aproxima, e o meu clube me vai dar mais um título, deixo-vos com algumas imagens (a cores), de alguns das vitórias conquistadas, nos últimos tempos.
Que o Estádio do Dragão se encha de vida e de cor para festejar mais um título para o nosso, já longo, palmarés.
Domingo é dia de Festa e segunda é dia de ser, uma vez mais, CAMPEÃO!!!









17 maio, 2007

Separados à nascença

Irmandade,

Há dois irmãos que estão com problemas familiares, precisam da vossa ajudam!
Foram separados dos seus gémeos logo ao nascer.
Pede-se a quem tenha qualquer informação que a publique nos comentários.


O irmão Seixas San (foto pequena no canto inferior direito) procura agora o seu irmão consanguineo.
O Sr. da foto grande foi visto pela última vez a jantar na zona da Cova da Moura com um tal de Jean Marie Le Pen.
Amigos, a mãe do Seixas San está, como calculam, preocupadissima com as companhias do filho desaparecido.

Por favor, qualquer informação que tenham é bem vinda: foracomosemigras@pnr.pt ou comentários a este blog.

Tertúlia Castelense


Que Tal Irmandade?

Vamos?



P.S. Ma Si Ka estive toda a tarde á tua espera no Lais de Guia....como é? Agora não faltes a este evento, já tenho mesa marcada para ti e para o Porto Tónico e tambem para aquela pessoa da Europa Central.

A Lenda !!!

Fugiu de Alcácer Quibir
El Rei D. Sebastião
Perdeu-se num labirinto
Com seu cavalo real

As bruxas e adivinhos
Nas altas serras beirãs
Juravam que nas manhãs
De cerrado de Nevoeiro
Vinha D. Sebastião

Pastoras e trovadores
Das regiões litorais
Afirmaram terem visto
Perdido entre os pinhais
El Rei D. Sebastião

Ciganos vindos de longe
Falcatos desconhecidos
Tentando iludir o povo
Afirmaram serem eles
El Rei D. Sebastião
E que voltava de novo

Todos foram desmentidos
Condenados às gales
Pois nas praias dos Algarves
Trazidos pelas marés
Encontraram o cavalo
Farrapos do seu gibão
Pedaços de nevoeiro
A espada e o coração
de El Rei D. Sebastião

Fugiu de Alcácer Quibir
El Rei Rei D. Sebastião
E uma lenda nasceu
Entre a bruma do passado
Chamam-lhe o desejado
Pois que nunca mais voltou
El Rei D. Sebastião
El Rei D. Sebastião

Recomendações!!!

A todos aqueles que tenham em projecto visitar a Republica Checa nos próximos tempos, principalmente os membros do sexo Masculino, alerto para o tipo de infracções que cometem neste País!!! - É que podem ir PRESOS!!!!

Por isso cometam muitas!!!!




Quem disse?...

No primeiro dia de aulas, numa escola secundária dos EUA, a professora apresentou aos alunos um novo colega, Sakiro Suzuki, vindo do Japão.

A aula começa e a professora:

- Vamos ver quem conhece a história americana. Quem disse: 'Dê-me a liberdade ou a morte?

Silêncio total na sala. Apenas Suzuki levanta a mão:
- Patrick Henry em 1775 na Filadélfia.
- Muito bem, Suzuki.

E quem disse: O Estado é o povo, e o povo não pode afundar-se?
Suzuki: - Abraham Lincoln, em 1863, em Washington.

A professora olha os alunos e diz: Não têm vergonha? Suzuki é japonês e sabe mais sobre a história americanaque vocês!

Então, ouve-se uma voz baixinha, lá ao fundo: japonês filho da puta!
Quem foi? - grita a professora.

Suzuki levanta a mão e, sem esperar, responde:
General McArthur, em 1941, em Pearl Halbour.

A turma fica super silenciosa ... apenas ouve-se do fundo da sala : "Acho que vou vomitar".
A professora grita: - Quem foi?
E Suzuki: - George Bush Pai, ao Primeiro-Ministro Tanaka, durante um almoço em Tóquio, em 1991.

Um dos alunos diz: - Chupa o meu pau!
E a professora, irritada:
Acabou-se! Quem foi agora?
E Suzuki, sem hesitações: - Bill Clinton à Mônica Lewinsky, na Sala Oval da Casa Branca, em Washington, em 1997.

E outro aluno diz ao fundo:
- Suzuki de merda!
E Suzuki responde:
- Valentino Rossi, no Grande Prémio de Motos develocidade, no Rio de Janeiro, em 2002.

A turma fica histérica, a professora desmaia, a porta abre-se e entrao director, que diz:
Que merda é esta? Nunca vi uma confusão deste tamanho!

E Suzuki, bem alto:
Mariano Gago para José Socrates em 2007, após ter recebido o relatório da inspecção feita à Universidade Independente.

16 maio, 2007

Queima oriental...

Como poderão observar pela foto, não é só no ocidente que as doses industriais de bebidas alcoólicas são consumidas... portanto vão preparando "a garganta" para as vossas futuras vindas a "este lado do mundo" onde poderão saborear umas Tsing Tao "à antiga"...

O que vale é que a UNICER e a CENTRALCER ainda não se lembraram da ideia...



Já imagiram isto em Portugal? Um trolha virado para o moço de recados: "Nel, siga buscar xeis xandes de courato e dois sacos de 5lts da cerbeija fresquinha. Mas quero isso fresco, ahn!"...

Temos Candidato.




Parece que desta é que é!

Depois da (já) habitual indecisão da indicação do nome do candidato, que demonstram, quanto a mim, a falta de capacidade de liderança de Luís Marques Mendes, lá apareceu o nome de Fernando Negrão. Para esquecer, são os nomes de Ferreira do Amaral, Fernando Seara, Manuela Ferreira Leite e Paula Teixeira da Cruz. Nenhum deles aceitou o desafio, pena é que se tenha dado a conhecer que o actual candidato não foi a primeira escolha. Apesar de achar que Fernado Negrão, não tem o perfil do político Português, (quanto a mim está nos antípodas do que é Socrates), parece-me, apesar de tudo uma boa escolha.
Em Abril, Fernando Negrão, antigo director nacional da Polícia Judiciária, propôs a criminalização para os titulares de cargos públicos e políticos que usem as suas funções com interesse próprio, propondo a tipificação como crime de perigo abstracto. A cruzada contra o enriquecimento ilícito e a corrupção são precisamente os trunfos que Marques Mendes irá invocar para justificar internamente a escolha de Fernando Negrão.
Em primeiro lugar, transmite a ideia de seriedade e de competência técnica, o seu ''low profile'', faz dele um homem pouco dado a promessas vãs e a beijos e abraços nas ferias e bairros da Capital.Compara-o a Rui Rio, se Negrão conseguir ganhar as eleições, teremos então dois autarcas com o mesmo perfil. De certeza que o seu ar austero e os fatos de marca, não serão o melhor cartão de visita junto dos bairros de Alfama ou da Mouraria.No entanto, espero que os eleitores de Lisboa saibam ver nele um político competente,sério e com capacidade de gerir a sua cidade, capaz de acabar com o pré-conceito que que todos estão ali pelo mesmo e que por muito que as caras mudem, todos fazem o mesmo.

Abraço

15 maio, 2007

Keima das Fitas 2007...a tradição continua!

Em memória aos ausentes da Keima das Fitas, deixo um video ilustrativo de barraca de mecanica do ISEP!

Como sabem na Academia, ISEP é sinónimo de (Ingenheiros Super Especializados em P....)


Compreendo, se o Velhinho (provedor do blog), achar que deve banir este post...pois ainda que, ele seja um engenheiro de corpo e feitio, pode ter alma de "arquitecto" !!


Começou em pequenino...

Era eu ainda um miudo, nos meus idos 7 anos, já ía pela mão com o meu avô, para o "longinquo" estádio do mar.
Longinquo, porque naquela altura Leça e Matosinhos estavam de facto ainda muito longe, e o meu avô, um saudoso leixonense (ex- guarda-redes da equipa liderada enquanto jogador pelo famigerado Pedroto nas temporadas de 45/46 até 49/50), fazia questão que eu começasse a sentir aquela alma, a chamada alma leixonense.
Devo dizer, que não terão nada de diferente de um qualquer adepto de uma qualquer equipa de futebol, o que realmente era diferente eram as suas vidas, de incerteza, que variavam com as marés, das famílias que sentadas nas areias rezavam para que a sua fortuna regressasse sã e salva e de preferência com algum para ajudar às despesas. E eis que chegava o Fim-de-Semana, era hora de Leixões, onde quer que ele jogasse, mas se calhava em sorte ser no estádio do mar, era como uma romaria do Senhor de Matosinhos quinzenal, era ver a Cruz de Pau toda engalanada, não só para festejar o jogo que se avizinhava, mas também para agradar a todos aqueles homens e mulheres que durante a semana só tinham duas preocupações "faina" e "banca".
É desta forma, que toda aquela gente contagía quem lá vai, é por isso que se diz que são diferentes, foi isto que eu comecei a sentir à 20 anos atrás.
Nada melhor, que esta subida de divisão, como forma de agradecimento a todos os que elevaram o nome do Leixões e acreditaram que desta vez poderia ser!
Um beijo muito especial ao meu AVÔ, que esteja onde estiver, está de certeza como sempre, ao meu lado, com a mão no meu ombro a gritar pelos nossos, fosse em que campo fosse....

14 maio, 2007

Bam Bora Leixõõees!!!



«Um dia, em 1902 (tinha Américo Pacheco uns 12 anos de idade), apareceu em
Leixões, a passar as férias anuais, um cavalheiro nosso patrício, vindo de
Inglaterra, onde estudava. Era o Sr. Durval Martins que seu pai ali o mandara
educar. E trouxe consigo uma bola de borracha com capa de coiro, objecto
desconhecido para todos, e muito menos se sabendo para que efeito ...
Demonstrada a sua utilidade ... começamos aos pontapés a ela, a bola ... E a
rapaziada de Matosinhos agrupou-se para constituir a base de um grémio que
pudesse dar forma aos então desejos de todos os amigos, para iniciarmos uns
jogos a sério ... e demos-lhe o título de “Leixões Foot-Ballers”.
Sobre estes últimos, ainda é possível dizer que num domingo de Março de
1907, pelas 10 da manhã, no campo de jogos do Foot-Ball Club do Porto se
realizou “um match” entre o 2º “team” do mesmo e o 2º do “Grupo Leixões Foot-
Ballers”.
Neste momento, podemos afirmar com segurança, que o Leixões Sport Club nasceu,
efectivamente, no ano de 1907 (ainda em tempo da Monarquia, portanto) e nasceu
como um bom exemplo do que podemos baptizar de uma “concordata” pacífica, e
profícua, entre três pequenos grupos desportivos que, então, existiam, em
Matosinhos.
Antes de tudo o mais, devemos, pois, começar por realçar esta original forma
do nascimento do Leixões Sport Club, como um exemplo nobre, e uma prova
inequívoca do espírito aberto, generoso e arrojado dos promotores de tão singular
acordo, de tão “notável empreendimento”.





19 anos depois da última presença entre os grandes, o Leixões está de volta à Liga dos Grandes. Um clube com traça e raça por vencer, com uma história de fazer inveja a muitos.

Quando se fala no Leixões, fala-se sobretudo na sua massa associativa, evocam-se os seus fãs e destaca-se os seus apoiantes sequazes de bancada que com uma voz de "bagaço" vociferam numa só voz: "Bam Bora LEIXÕÕEESS!!"

Para Ti Velhinho...

Velhinho

Como é sabido, eu não olho a gastos naquilo que diz respeito às prendas de aniversário dos membros da irmandade.
Por isso aqui vai.




(A tua nova Secretária...)


(a tua nova viatura, porque as reuniões na R. Teles, na podem esperar)


Abraço

13 maio, 2007

Brindemos ao Velhinho!!!!



Hoje é o teu dia!!!



Não podia apenas comentar um «post» que te fizessem, tinha de escrever em 1ª mão e deixar-te aqui no circulo da Irmandade um Grande abraço de Parabéns!!!


Usualmente brinda-se com um copo, mas tu és o nosso Velhinho “com muitos anos de estrada”!!!



Forever with you!!!!!!!

12 maio, 2007

Littles Birds of Plzen


Caros irmãos,

Há muito tempo que vós queria apresentar a equipa sensação do «International Students League», uma liga da minha faculdade composta por 9 equipas no total e que se realiza todas as semanas!!!
Surgiu o nome por sermos ainda uns pequenos passarinhos nesta cidade e neste País, mas espero que dentro de uma "meia dúzia de anos" possamos ter na liga os «Old Birds of Plzen»!!
Quanto a resultados vamos tendo bons e maus momentos, mas posso garantir que em termos de fair-play somos os melhores, apenas com um cartão amarelo e muita boa disposição em todos os jogos!!!
Deixo-vos uma foto..são todos portugueses(apesar de haver ai um no meio que tem uns genes africanos)!!


11 maio, 2007

Finalmente vou começar!!!

Próximo Presidente?



Caso se venha a confirmar o noticiado pela comunicação social portuguesa, António Costa será o novo Candidato à Presidência da Câmara Municipal de Lisboa.

Daqui podemos retirar que o Partido Socialista, ainda que seja à terceira, aprendeu a lição. Desta vez escolheu um candidato verdadeiramente ''forte'', para concorrer à presidência do executivo da capital.
Recordo todos os leitores que as anteriores escolhas tinham sido, João Soares, filho de Maria Barroso e o ex-Ministro da Cultura dos Governos de António Guterres, Manuel Maria Carrilho.
Acho que quanto ao primeiro, não lhe são conhecidas nenhumas capacidades técnicas e intelectuais, para além disso, concorreu contra o actual Primeiro Ministro e secretário-geral do PS, nas eleições internas para aquele cargo, por isso, não seria de esperar nunca a sua escolha.
No caso de Carrilho, a presunção,o pedantismo e a antipatia do Homem e do canditato, fizeram-no , certamente, o pior concorrente de sempre à Câmara Municipal de Lisboa. Não fora o mediatismo da sua família (mulher e filho) e a derrota teria sido ainda mais pesada.
Desta vez, acho que Jorge Coelho, não voltou a errar, escolheu um Ministro de Estado, ''peso pesado'' do PS, para (acho eu), ganhar as eleições.
António Costa é daqueles políticos que ainda mantém a sua imagem mais ou menos imaculada, (mesmo depois da sua passagem desatrosa pelo Ministério da Justiça, onde as reformas feitas, só complicaram o estado da coisa - exemplo disso foi a reforma do processo executivo). Para além da sua descrição e da sua maneira de passar ao lado das ''confusões'', tem a sorte de ter como irmão, o editor de política nacional da SIC, o jornalista, Ricardo Costa(convenhamos que ajuda).
Tudo isto faz dele um ''bom candidato" nestas eleições intercalares. Pena é, que mais uma vez, um ''distinto'' membro do Governo, tenha de abandonar o trabalho que tinha vindo a desenvolver (bom ou mau), para ir desempenhar outras funções num qualquer cargo.Mais uma vez irá ficar compremetida a ideia de continuidade e de estabilidade das políticas do governo, em nome de um interesse que estará bem longe de ser, o PÚBLICO.

Enfim, é o País que temos!!!

10 maio, 2007

Em Busca do BBAM

Apareçe BBAM , já fazem falta os teus "cozinhados" neste blog.

Procura-se

Foi visto pela ultima vez abraçado a um Ilustre membro da Irmandade.

James - Getting Away With It (live)

Grande Música,

Recordo o vídeo gravado com o D. Sebastião e com o Pavel, num daqueles fins de tarde de Domingo em que nada havia para fazer.Grande Actuação.



Abraço

Ma Si Ka

09 maio, 2007

Genial !!!!!



Em memoria aos grandiosos tempos passados nesta terra riquíssima em Ardósia.
Concordas comigo Ma Si Ka??

Abraço á Irmandade

EUREKA!!!!



(Descubra as diferenças...)

Pedido de Desculpas



Para infelicidade de mais de seis milhões, lá tivemos de derrotar, (uma vez mais), os vermelhinhos.
Desta feita foi no Basket.Jogou-se a meia final do Play-off da Liga UZO. Ao fim do quinto jogo, o agrupamento que equipa à Manchester United, lá perdeu a esperança de poder jogar a final com a Ovarense.
Para a História fica a exibição, e porque não o resultado.Afinal de contas, ganhamos em Lisboa por 73-57.(Irmãos,não é bonito rir do número de pontos marcados pelos vermelhinhos, foi o que eles conseguiram...)

Abraço

08 maio, 2007

REQUERIMENTO

Sua Excelência Sr. Prof. Dr. Eng. Arq. Grão Mestre VELHINHO,

Venho por este meio virtual, humildemente e com todo o respeito que Vossa Excelência me merece, solicitar que Vossa Digníssima Excelência, como Alto Mandatário da Irmandade para as cousas virtuais, se permita dignar, na sua intangível e luminosa magnificência, eliminar o requisito word verification para o propósito de comentar os sapientes posts dos excelsos membros deste blog.

Certo que na sua esplendorosa bondade se dignará a aceitar esta sugestão de um membro desta comunidade, apresento, desde já, as minhas melhores e mais calorosas saudações orientais,

Porto Tónico

P.s. – Tira lá essa porcaria do word verification para comentar os posts porque fico com mãis uma dioptria em cada olho por cada letra que tenho que copiar. Siga, bamos lá dar corda ós bitorinos e rapidinho, ãhn!

07 maio, 2007

Primeiro Trimestre

Hoje faço três meses na ''Cidade do Santo nome de Deus de Macau".

Fica uma homenagem à minha terra: Guimarães - ''Cidade Berço"




"(...) para mim, cidadão, para mim, português, para mim, escritor e artista, - que o Chiado me perdoe - acho-o insignificante, incaracterístico, ordinário, sem feição, sem relevo, sem linha, e prefiro-lhe a angustiada e escura rua dos Gatos em Guimarães, com os seus estreitos portais, as suas escadas empinadas e as suas miúdas gelosias encanastradas como as do coro dos mosteiros (...)"Ramalho Ortigão, in Banhos de Caldas

Abraço

05 maio, 2007

Tuganauta!!

Depois de se inscrever na Virgin Galactic, o empresário Mário Ferreira vai ser o primeiro português a ir ao Espaço.
Congratulo-me por Mário Ferreira estar no conjunto dos primeiros 100 turistas espaciais e por não deixar cair no esquecimento, a verdadeira alma dos grandes descobridores Portugueses.

Uma história de vida de sucesso, que nos demonstra que o triunfo se ganha pelo trabalho e pela originalidade de viver, sendo um exemplo para os mais jovens.



Recebi uma foto da sua preparação para a grande aventura nos finais de 2008, a dizer que afinal o homem pode voar. Disso, não tenho ainda a certeza....mas sei, que certamente pode sonhar!!



Abraços p/ a Irmandade no dia do BBAM!!

Parabéns BBAM


(Imagem*)

Acerca do BBAM, posso dizer que é um daqueles AMIGOS à antiga!!!

Corria o ano de 1980, e nasceu na Mui Nobre Antiga e Sempre Leal Cidade Invicta, (no mês que viria a presentear uns anos mais tarde, o FCP, com a primeira Taça dos Campeões Europeus), o Irmão BBAM.

Foi dia de Festa, comemorado com Pompa e Circusntância. Apesar de eu não ter estado presente nesse momento, unicamente por questões de ordem técnica, contam os cronistas da época que os sinos da Igreja tocaram a rebate e que até os pássaros do populum voavam de maneira diferente.

Uns campeonatos depois, vim a encontrar-me com ele na UNIVERSITAS CATHOLICA LUSITANA, lembro-me como se fosse hoje aquele fim de tarde de Outubro, em que, depois de um cansativo dia de praxe, tínhamos sido ''autorizados'' a ir para casa. Naqueles tempos, o automóvel era bem raro e só os afortunados o tinham.Pois o BBAM, já tinha sido um dos comtemplados com essa maravilha da tecnologia que a todos nos aumenta a barriga. Com a generosidade que o caracteriza, ofereceu, a mim e ao Porto Tónico uma boleia até à rotunda da Boavista. Posso-vos dizer que a partir desse dia, foi um dos inseparéveis companheiros e Amigos da faculdade, daqueles que sabemos que por muito longe que estejamos, serão para sempre nosso Amigos.


Hoje, mesmo a 18.000 Km de distância, desejo-te um Bom dia de Aniversário (o problema da queima mantem-se!!!), na companhia da irmandade e do teu pessoal da ''Alameda".

Um Abraço


(* procurei dezenas de imagem para colocar nesta posta.Esta, foi sem dúvida a melhor...)

04 maio, 2007

"HEXACAMPEÕES"



Parabéns F.C.Porto.

Desculpem-me os mais acérrimos adeptos portistas, mas só hoje tive oportunidade de colocar esta posta de homenagem ao nosso ''bi-tri''....afinal, não é para todos!!!!

Abraço

Carmona



O tema subjacente a este post, será tudo menos consensual. Concerteza que muitos irão discordar das minhas palavras, mas a Democracia é mesmo assim. Tal como disse Churchil:''A Democracia não é o sistema político perfeito, é só o melhor que temos''.


Neste sentido, gostaria de vos dizer que nesta questão da Bragaparques de Lisboa, estou com Carmona Rodrigues. E note-se que esta opinião, nào tem qualquer tipo de influência partidária, porque para além do visado ser independente, o partido que o apoiou também já lhe retirou a confiança política.

Acontece que, não podemos cair na tentação de condenar alguém antes de a verdade ser totalmente apurada. Até chegar à Câmara de Lisboa e ao Governo, Carmona era um tipo respeitadíssimo. Gabavam-lhe as qualidades académicas e até o acusavam de ser um pouco tecnocrata. A honestidade era outra das qualidades que lhe apontavam, já para não falar, na sempre politicamente correcta independência e até da sua simpatia, quando o comparavam com Manuel Maria Carilho.Ora, bastou o Homem suceder a Santana Lopes,que logo passou de bestial a besta, tudo isto num àpice, qual viagem à velocidade da luz!!!!Mal assumiu o comando, começaram as acusações, de que tinha sido ele o responsável pela obra do túnel do Marquês(aqui entre nós...alguém dúvida da importância da obra?O que fazer aos milhões de prejuízos causados pelo Dr. Sá Fernandes, que num capricho de menino mimado andou a brincar com o dinheiro de todos e impediu a continuação, de uma obralegal, durante meses?) dos terrenos do TGV, do parque Mayer e agora o caso Bragaparques!!!

Enfim, a somar a tudo isto, agora pedem-lhe, ou pressionam-no, para que se demita.Mas será que ele o deve fazer?Acho que por uma questão de Honra não o deve fazer.Para bem dos que se dizem inocentes e que não podem ser julgados na praça pública, por uma comunicação social, controlada nitidamente, pelo partido do governo. Acho que deve ficar.
Não obstante, caso venha a ser provado que é efectivamente culpado, deverá ser punido (não exemplarmente, porque o estado de direito em que vivemos,não se reconhece nesta forma de punição)da forma merecida.

Por agora é tudo.

Abraço
Ma Si Ka

03 maio, 2007

Festa dos Avantes...

Reparem só nas pérolas que se colhem na Festa do Avante...

José Cid na Invicta

O grande Zé Cid no seu melhor: