27 abril, 2007

Queima de Saudade


Caros Irmãos


Pela primeira vez, nos últimos dez anos, não vou estar presente na Queima das Fitas.É verdade, já passaram dez anos e eu não vou estar presente.Duas duras realidades estas!!!
Nos meus tempos de estudante, estive em praticamente todas as verdadeiras ''Queimas'' do país, de norte a sul, percorri os recintos de meio Portugal, sempre em confraternização com os meus colegas e amigos de outras academias.
Recordo com saudade, a queima de Coimbra, a de Braga, a de Guimarães, a de Aveiro, a de Vila Real....enfim, grandes festarolas e convívios em que estivemos envolvidos.

Apesar de tudo continuo a afirmar que a melhor de todas é a nossa, a do Porto.
Da ''Queima'', recordo é claro as longas noites, os jantares em casa do João Sá e da Isaurinha, as matinais idas a pé até ao Rosário, os passeios pelo recinto de traje vestido e agarrado ao D. Sebastião, as gargalhadas do Pipoca, quando davamos tanga a cada ser vivo que passava, a Barraca da UFP, onde parávamos religiosamente no fim de cada copo para reabastecer, os pontapés do Ferro à Barraca da Católica, uma noite passada no Hospital Pedro Hispano a ajudar alguém que estava muito mal, do Guarda Jesus, das entradas de borla(recordo que só comprei dois bilhetes em 10 anos) e dos regressos a casa...muitas mais coisas haveria para recordar, mas acho que não vale a pena...Enfim, bons tempos em que fomos capazes de conciliar a diversão com algum sentido de responsabilidade, uma vez que, apesar de muitas aventuras, não há nenhum episódio menos feliz para contar.
É por isso que gosto da ''Queima'', confundo-a com o meu percurso enquanto jovem, estudante e porque não Homem.

Este ano, peço aos irmãos que se reúnam, vistam as camisolas guardadas no fundo do armário e façam uma grande jantarada.Depois, como não podia deixar de ser, estacionem o carro e entrem para o ''queimódromo'', digam umas piadas, bebam uns copitos e não se esqueçam de me dedicar um brinde.Resumindo, façam como eu faria se aí estivesse....

Um Abraço
Ma Si Ka

25 abril, 2007

Dia da Liberdade


Hoje é dia 25 de Abril. Importante data para Portugal, momento anualmente recordado com pompa e circunstância e que tem honras de feriado Nacional.
Desde pequeno que a formação da minha opinião acerca do 25 de Abril, foi colhendo informação em vários quadrantes. Se por um lado me diziam que tínhamos ganho a Liberdade e que o povo podia, finalmente, exercer e cumprir os seus deveres cívicos, pelo outro, ouvia vozes de descontentamento e de revolta contra aquela Revolução.

Agora em 2007, trinta e quatro anos volvidos sobre o dia da Liberdade, tenho uma opinião de alguém que não viveu o antes e que só viveu o depois, que apenas se pronuncia com base naquilo que ouviu, estudou, leu.

Com isto, tenho a dizer que, efectivamente, ganhamos a dita Liberdade, é verdade que somos livres de dizer o que queremos e o que nos apetece. Em casa, na rua na escola, as pessoas são livres de se insultarem mutuamente e até há programas de televisão que fazem o favor de o transmitir.
Ganhamos o poder de escolher os nossos governantes, temos é tido algum azar nas nossas escolhas, têm-nos calhado ultimamente, uma quantidade de tipos exibicionistas e bem falantes, que se vêm a revelar num curto prazo, qual bando de incompetentes que apenas se querem vir a aproveitar da “coisa pública”. Mas pelo menos VOTAMOS!!!(mesmo que os níveis de abstenção sejam dos mais elevados da Europa e que o povo Português se venha a desinteressar paulatinamente, pela questões relacionadas com a “vida’’ do País.
Ganhamos também o direito à informação, deixou de haver censura (dizem...), os meios de comunicação passarem a poder brindar-nos com magníficas programações onde se privilegia a piada fácil, a promoção da falta de valores éticos e morais, a informação isenta e de qualidade e até o sensacionalismo mediático tão apreciado na “Guerra de audiências”.
Criamos um sistema de ensino isento, onde em vez dos autores clássicos, Portugueses e Estrangeiros, se leccionam conteúdos de interesse e qualidades duvidosas.Acabamos com o ensino técnico e temos hoje mais licenciaturas que qualquer outro país da Europa. Com isto, ganhamos uma classe de jovens licenciados, qualificados, mas que não têm mercado de trabalho, que absorvas as suas competências. Proibimos a régua e a palmatória, mas em compensação, temos diariamente, alunos e pais que agridem os professores.
Acabaram os grandes Latifundiários, desapareceram as famílias que exploravam o Povo, as grandes herdades ou as grandes empresas. Hoje temos um grupo de “novos-ricos” , que em tudo se assemelham àquela burguesia da era decadente do período monárquico, onde os que criticavam os então “Nobres”, se degladiavam pela concessão, ou mesmo compra, de um qualquer título.
O Estado tornou-se Laico, cortamos com a relação entre o Estado e a Igreja Católica, viramos as costas a uma das Instituições que se dizia, “influenciava o poder de decisão, no Antigo Regime’’. Esquecemos o trabalho de séculos efectuado por uma instituição que sempre esteve na frente de batalha da inserção social e do voluntariado, quando estes vocábulos ainda não faziam parte do léxico mundial.
Acabamos com a PIDE DGS, ganhamos umas forças de segurança competentes e com “grande capacidade e rigor” na sua operacionalidade e no combate à criminalidade que nos atormenta.
Fizemos a descolonização, deixamos uma terra que não era a nossa, deixamos de oprimir um povo. Abandonamos os nossos que lá ficaram, entregamos o poder a um grupo de indivíduos que cometeu e comete, as maiores atrocidades contra o seu próprio povo. Ganhamos uma nova classe de emigrantes das ex-colónias, que apesar do interesse e direitos legítimos de habitarem o nosso país, se encontram relegados para autênticos guetos nos arredores das principais cidades, sem quaisquer oportunidades de inserção numa comunidade que os discrimina.

Enfim, acho que melhoramos....
(gostava que interpretassem estas palavras com moderação e que apenas as analisassem de uma forma isenta, sem conotações ou preferências ideológicas ou partidárias).
Abraço

I'm Back!!

O mito persistiu durante mtos séculos...desaparecido em plena batalha, deixou o blog sem rumo e quase na anarquia.Desde esses tempos remotos, foi sempre desejado o seu regresso, na esperança de um novo fôlego ao Blog.
Desapareceu o Señor del Matchundandi, para numa noite de nevoeiro dar corpo e alma ao El Rei D. Sebastião.
Para assinalar este acontecimento histórico, que a plebe Portuguesa sempre pretendeu desvendar, deixo-vos uma cançoneta de um belo e conhecido trovador....!!!

23 abril, 2007

Nova Direita?









O último fim de semana foi "rico'' em acontecimentos políticos em Portugal. Os dois principais partidos da direita estiveram em Congresso. No PSD, foi tempo de eleger um novo líder da sua juventude partidária. Quanto ao CDS-PP, elegeu pela primeira vez nas “directas”, o inevitável Paulo Portas.

Começando pelos últimos, atrevo-me a dizer que o PP elegeu talvez o seu único militante com capacidade par fazer oposição. Paulo Portas alia algumas das qualidades da direita aos piores defeitos da esquerda, o que faz dele, quanto a mim, um bom político (mas só isso).Quando afirmo isto, para além de dizer que é igual ao Francisco Louçã, (apesar de se vestir melhor) quero também dizer que Portas, como membro da oposição é quezilento, demagogo, oportuno nos comentários, diremos que, o único capaz de ''chocalhar'' o ''estado de graça'' em que se encontra de José Sócrates (excepcionando, como é óbvio, o episódio da sua pseudo-licenciatura).
Apesar de tudo a oposição precisava de um Portas, precisava de uma espécie de “Cão que ladra, mas não morde”, de alguém que faça barulho e que incomode Sócrates, ou que pelo menos, seja capaz de o pôr a pensar que alguém irá falar sobre uma qualquer decisão por si tomada.

Quanto ao Congresso da JSD, FINALMENTE mudamos de líder.
E olhem que não deve ter sido nada fácil para aqueles espécimes que se movimentam nos bastidores da reunião magna, a fazer contas num qualquer papel, de telemóvel em punho e com “ar’’ de quem está a decidir o futuro da Humanidade. A curta distância entre os dois candidatos deve ter deixado os “Boys’’, com os nervos à flor da pele, caso não ganhasse o “seu homem’’, estaria em causa o seu lugar na estrutura e que , consequentemente,poderia por em causa, o seu futuro (mesmo que isso não signifique rigorosamente nada!!!).
Apesar de o futuro presidente, Pedro Rodrigues ser membro da anterior direcção até (facto que lhe valeu o apoio, ainda que não oficial, desta última), penso que, qualitativamente será bem melhor que Daniel Fangueiro.
Ao anterior presidente, enquanto líder, faltava-lhe carisma, dotes de oratória, idéias, mediatismo e porque não, a irreverência própria de um líder de uma juventude partidária. Para além do mais, faltavam-lhe qualidades de carácter técnico. Demonstrou sempre, uma enorme falta de preparação para debater as principais questões que se lhe colocavam, pelo que, o recurso a “lugares comuns’’ era recorrente e até maçador para quem o ouvia.
Independentemente das qualidades humanas, que todos lhe reconhecemos, acho que não foi um bom representante da maior juventude partidária portuguesa, muito menos, numa altura em que teoricamente seria mais fácil fazer-se ouvir. Para a JSD, apenas conseguiu a perda de importância interna e algum esquecimento por parte da sociedade civil. Exemplo disso, foi a notoriedade dada pela comunicação social lusa, a este Congresso da JSD. A eleição do novo presidente, valeu-lhe um último e esquecido parágrafo nas páginas dos principais jornais portugueses em que a notícia, é uma das muitas e inconsequentes promessas de Luís Marques Mendes.
Espero sinceramente, que Pedro Rodrigues (meu conterrâneo e colega de profissão), possa e consiga fazer melhor pela “nossa’’ JOTA.




21 abril, 2007

Novas Oportunidades...


Este último episódio da vida portuguesa, assume quanto a mim, laivos de malvadez. Seremos nós tão medíocres, que nem sequer o nosso chefe de Governo tem a honestidade e a dignidade de se apresentar como aquilo que verdadeiramente é....Afinal não somos só um país de ''Drs.'', (como uma vez alguém disse), agora também somos um país de ''Engenheiros''.

20 abril, 2007

Andorra 2007

Caros irmaõs,

Peço desculpa pela tardia publicação de matéria relativa à nossa viajem a Andorra.


O nosso irmão Seixas San comprometeu-se a, uma vez regressados, ser ele a escrever no blog sobre as aventuras (seria também uma boa desculpa para se estrear a postar!).

Compreensívelmente não o fez. Certamente que foi pela sua carregada agenda, dividida entre organismos públicos e escritórios de advogados distribuidos entre Porto e Vila Real.

Espero que esta posta fotográfica sirva para que, no primeiro espaço em branco na agenda, o irmão possa escrever qualquer coisita!

Desculpem também a falta de notícias do Ocidente, mas pelos vistos a malta, em que eu me incluo, não tem tido vontade, paciência, tempo ou jeito para enviar umas postas.

Até aqui se nota que o Oriente está a tomar a dianteira...
Abraços para todos os irmãos!

Fotos de Macau

Aqui vão mais fotos. Informo que já são um bocado ''antigas'', aliás, são anteriores ao fatídico acidente com o ar condicionado.
Acontece que só agora as consegui passar par o Pc.Enjoy it...

A transportar o Porto TónicoOs Casinos de Macau (contem os prédios mais altos, à excepção de um, Todos são casinos).
Casino Grand Lisboa - o mais recente
Da Varanda de casa
Do office de noite, à noite

Do office, de dia

Abraço

18 abril, 2007

Fiesta....

Cara Irmandade

Desculpem a falta de notícias do Oriente, mas os cerca de 35 prazos judiciais desta semana, não me disponibilizam muito tempo para as escritas não jurídicas.
No entanto, não poderia deixar de vos convidar para um evento a realizar no próximo Sábado, na nossa casa.
Deixo-vos com o magnífico convite elaborado pela Ana Luisa:
Abraço

P.S. O Pipoca já disse que vinha. O BBAM, apesar de ter os anos de um amigo, tb não duvido que falte, já o Seixas San....se calhar ainda é capaz de dizer que é muito longe e tal, que não está para fazer uma viagem Vila Real-Macau só para vir a uma festa!!!!

17 abril, 2007

11 abril, 2007

Beijing I




Um Dentista solidário do Mundo!

Para quem não conhece, este é um exemplo de coragem, iniciativa e de esperança! El Senhor de Matchudandi, Miguel Pavão, nosso amigo e companheiro de tantas histórias e momentos, vê o seu projecto a ser reconhecido unanimemente!

No fundo, é um Homem de espírito firme, voluntarioso, que soube não baixar os braços face às adversidades e conseguiu criar um projecto ("Associação O Mundo a Sorrir / Associação de Médicos Dentistas Voluntários") de prestação de cuidados de saúde e de formação na área com intuito solidário! A Associação tem envergadura internacional, com estatuto de ONG e já conta com mais de 200 "dentistas solidários"!

Assim sim! Bravo!
O sucesso está à vista!
Como amigo e português, orgulho-me!

Parabéns ao nosso amigo, mais um que já pertence aos "cidadãos do mundo"!

A notícia abaixo!




03 abril, 2007

Visita a Zuhai

Durante a Guerra do Ópio (século XIX), os Ingleses destruiram o Palácio de Verão dos Imperadores Chineses que ficava em Pequim.
Já no século XX, foi construída uma réplica (reduzida) do mesmo Palácio, assim como de todo o parque e respectivos Jardins que o envolviam.
A convite de uns colegas Chineses e Portugueses, visitei a dita réplica, tendo ficado impressionado com o tamanho deste exemplo reduzido daquilo que foi o Palácio de verão dos Imperadores Chineses. A dois dias de partir para Pequim, penso que este pode ser um bom ensaio.Aqui vão algumas fotos.

Foto 1: A pousar para a fotografia, vestido de Imperador
Foto 2: Os Mestres estavam a desenhar o meu nome em Mandarim

Foto 3: Mesmo na China...estou com os Pavões.





Foto 4: Entrada do Palácio
Abraço

02 abril, 2007

"Mau Tempo no...'' Delta...



Caríssimos

Depois de um fim de semana pródigo em acontecimentos desportivos, em ambos os lados do Globo (em Portugal o derby Porto vs. Benfica, e no Oriente o Torneio de sevens de Hong KOng - que irá ser tema de uma ''posta'' futura), estou mais uma vez de volta ao trabalho para uma semana, que será mais curta, fruto dos feriados da quaresma. Na quarta-feira rumámos a Pequim, para umas mini-Férias da Páscoa passadas na cidades dos Imperadores.

O Tempo por cá está mesmo muito mau, mais parece um fim de tarde de Inverno na nossa mui querida e saudosa cidade Invicta.Não fora a diferença de temperatura e parecia que a chuva e a trovoada ''falavam'' português com sotaque do Norte Carago!!!

Por agora é tudo.Espero que o BBAM esteja a tomar conta do Seixas San e do Velhinho nessa ida à neve Andorrana.

Abraço