30 março, 2007

PORTUGAL - BÉLGICA

Um relato que me foi enviado por mail. É longo mas vale a pena ler até ao fim!

0' – Moutinho acalma Ricardo, assegura que os assobios em Alvalade são mesmo para o hino belga. Reminiscências de lagarto.

1' – Quaresma finta meia equipa belga.

3' – Ronaldo finta a outra metade da equipa belga.

7' – Quaresma remata.
9' – Ronaldo remata.
14' – Quaresma remata de trivela para grande defesa do "fala-barato".
20' – Ronaldo faz uma pedalada e remata para grande defesa do "fala-barato".

27' – Quaresma finta a metade da equipa belga que ainda não tinha humilhado.

36'- Ronaldo vira-se para o banco e reclama com Scolari.

39' – João Moutinho faz andar o carrossel, os belgas já estão tontos.



41' – Ronaldo, zangado, continua a reclamar com o banco português.


42' – Scolari "enche o saco" e explica pela milésima vez a Cristiano que não vai nada atirar outra bola para o relvado, Ronaldo tem mesmo que partilhar aquela com Quaresma.



44' – Ronaldo sofre falta para grande penalidade. Nuno Gomes penteia-se, pensa que, finalmente, vai tocar na bola. Azar, o penalty não é assinalado. Ronaldo tenta explicar ao árbitro o que se sucedeu, mas da maneira que fala inglês o árbitro só tinha uma solução, a amostragem do cartão amarelo.








45' – Fim da primeira parte. Os jogadores recolhem aos balneários. Passado 5 minutos alguém da Federação Portuguesa de Futebol volta ao campo, deram pela falta de João Moutinho que ainda corria de um lado para o outro do campo, tentam explicar-lhe que pode parar uns minutos para descansar. João Moutinho recusa e mantém-se em campo.



46' – Início da 2ª parte. O árbitro apita e pára o jogo. Manda Cristiano chutar a bola para fora de campo, a que está em jogo é a que está nos pés de Quaresma.

46' – Ronaldo amua.

49' – Um tal de Tiago faz um cruzamento, Nuno Gomes, isolado, falha. A maior parte dos espectadores no estádio interroga-se sobre quem saiu ao intervalo para entrar N. Gomes, depois de algumas conversas apercebem-se que ele, afinal, entrou a titular.

53´- Grita-se golo nas bancadas !! Ricardo, imediatamente começa a gritar com os seus companheiros da defesa dizendo que não pode fazer tudo sozinho e que a culpa não é dele. Jorge Andrade diz-lhe que o golo foi de Portugal e que estão a ganhar. Ricardo desculpa-se e diz que não sabia quem era o gajo de cabelo comprido que festejava, pensava que era um belga. Um a zero.

55' – Quaresma tira um coelho da cartola e faz uma chapelada ao guarda-redes belga. Ronaldo, ainda amuado, corre e encosta a bola para a baliza. Grita : é meu, é meu! É golo de Portugal! Dois a zero.

58' – O jogo pára para a equipa médica assistir um jogador belga, Scolari grita com Moutinho, diz-lhe que pode parar de correr, Moutinho recusa e faz uma recuperação de bola ao apanha-bolas.

65´- Os belgas falham uma oportunidade de golo, de baliza aberta. Algures na frente de ataque de Portugal ouve-se uma voz : "vêem, não sou só eu!".

67' – O treinador belga grita para dentro de campo : " Attention à la trivèle!!!". Os jogadores perguntam "Quoi?!"...

68' – Goooooooooooooooooooooooooloooooooooooooooo de Quaresma. Três a zero.

69´- O árbitro apita 3 vezes e dá por encerrado o jogo. O público assobia, os belgas começam a sair acelerados em direcção ao balneário, as luzes do estádio apagam-se. A FPF queixa-se e pergunta o que se passa. O árbitro explica que depois do golo do cigano não suporta mais ver aquela humilhação, até ele - que é grego e viu a humilhação que passámos na final do Euro 2004 - diz que é desumano o que estão a fazer com os belgas.

70´- Scolari diz que se pode encontrar um compromisso. Promete deixar Hugo Almeida no banco, Nuno Gomes os 90' e que mete F. Meira a trinco e Hugo Viana a número 10 para equilibrar o jogo.

71´- O árbitro diz que bastava deixar N. Gomes os 90' mas, realmente, assim até os belgas tinham hipótese de marcar. O jogo recomeça.

73´ - Entretanto já tinha entrado Nani para o lugar de Quaresma. Os belgas perguntam-se que mal fizeram a Deus.

75' – Golo !! Ronaldo faz o bailinho da madeira e diz ao "fala-barato" para ir buscá-la ao fundo das redes. Quatro a zero.

76' – O árbitro avisa que se não pararem com isso o jogo acaba mesmo.

77' – Scolari, assustado, mete Meira.

78' – Só para ter a certeza, mete de seguida Hugo Viana.

81' – Como resposta a Meira , os belgas metem Van Damme, pelo menos na pancada não perdem.


90' – O jogo termina. Scolari pede a Petit para "ir buscar" Moutinho que continuava a correr atrás dos apanha-bolas.

Rali de Portugal

Quando vejo a fotografia sinto saudades!!!Lembra-me as madrugadas de Abril em que (desde miúdo) partia para a serras da zona de Fafe. Eram as chamadas ''zonas espectáculo'' que incluiam o famoso salto da ''Lameirinha''.
Infelizmente o ''nosso'' Ralii esteve afastado do Mundial. No entanto estamos de volta aos palcos e contamos, desta feita, para aquela classificação.Parabéns ao ACP pela vitória que foi conseguir organizar novamente uma prova deste tipo.

(Pena que tenha fugido para a região mais Meridional do país onde existe muito pouca tradição do desporto motorizado de alta competição. Efim!!!Espero que se lembrem do post da perda de importância do Norte....mas pelo menos está entre nós....).

Abraço

29 março, 2007

Sem comentários... ok, apenas um!

O que seria do homem sem a mulher?!...

El PIBE

Maradona foi hoje novamente internado.
Para recordar:



Abraço

''A bela e o Mestre ?''


Irmãos,preciso de ser esclarecido.

"A CGTP entende que A Bela e o Mestre atenta contra a «dignidade das mulheres», por isso pediu à entidade reguladora da comunicação social que suspenda o concurso da TVI." ( in Sol).

Quem é a bela?.....E o Mestre?

O Mestre só pode ser o Sr. da fotografia. De seu nome Irineu da Colaboração, conhecido pela destreza na apanha da Azeitona, lá nos valados da Terra Quente...

Quanto à Bela!!!!??? Não faço a mínima ideia. Quer dizer, tenho a certeza que não é a Odete Santos, já é um caminho....Mas porque raio quer esse movimento de pendor iminentemente ''humanista'', a CGTP, acabar com o dito programa?
Será que o ''KAssete'' Carvalho da Silva não gosta de televisão a cores? Não percebo?Ajudem-me!!!

Abraço

28 março, 2007

Futebol em Macau





A China venceu o Uzbequistão por 3-1, num jogo que marca os 500 dias para o iníio dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 disputado no Estádio da Taipa.

O jogo foi organizado pela Associão de Futebol de Macau e pela Proactivities Deevelopment & Promotions Co, com a colaboraçãoo do Instituto do Desporto de Macau e da Associaçãoo de Expositores de Macau.

Não foi propriamente um jogo de colossos do futebol Mundial, mas pelo menos é notícia.

Jogo a sério vai ser no dia 1....

Como vêm aqui também há ''Bola", de resto, em Junho vem a Macau o ''Man'' United.

27 março, 2007

A Deusa de Portugal!

Irmãos,

Por favor vejam o video e reflitam!

Esta senhora e a sua filha sabem do que falam. Ela auto intitula-se a Deusa de Portugal!
Esta personagem costuma vaguear aqui pela minha zona e já a cheguei a apanhar a benzer-me o carro com uma couve - " Saí satanás, vade retro belzubu, inimigo dos homens!"

Da última vez que conversamos, no "Bom Dia", numa noite de finos ela contou-me como lançou o Marco Paulo e o fez na vedeta que é hoje. Não conto hoje, fica para a próxima!

Reparem nas caras da filha, a Fatinha!


~


Eu acredito e tu irmão???

26 março, 2007

Ganhou o Sr. Professor....


ANTÓNIO DE OLIVEIRA SALAZAR
(28-4-1889, Vimieiro, Santa Comba Dão 27-7-1970, Lisboa)

Estudou na Faculdade de Direito de Coimbra, onde, em 1917, iniciou a carreira de professor universitário. Em 1921 foi eleito deputado pelo Centro Católico. Depois de apenas um dia no Parlamento, renunciou ao mandato. Em conferências e na imprensa, advogou uma renovação de objetivos e de processos de governo. Após a revolução de 28 de maio de 1926, acabou por aceitar, em 1928, a pasta das Finanças, depois de os militares terem concordado com as suas condições de o ministro das Finanças ser o único a poder autorizar despesas. Em maio de 1928, publicou a reforma orçamental: o ano económico de 1928-1929 registou saldo positivo, o que veio a contribuir para seu prestígio junto da ditadura militar. Em apenas dois anos de administração, tornou-se o homem-chave do regime. Em 1932, chegou a presidente do Conselho, cargo em que se manteria até o derrame cerebral que encerrou sua actividade pública, em 1968. Em 1933, fez aprovar em plebiscito uma nova Constituição que consagrava o Estado autoritário e corporativo, com a recusa da luta de classes, do individualismo liberal, do socialismo e do parlamentarismo. Por outro lado, em relação ao império ultramarino, adoptou o princípio da unidade territorial pluricontinental, que o levaria a recusar qualquer solução de tipo federativo ou de caráter evolutivo. Depois do surto de descolonização dos anos de 1960, quando deixou de contar com a solidariedade internacional, já em plena guerra, sustentou o princípio da inegociabilidade política com os movimentos de luta armada que se desenvolveram sobretudo em Angola, Moçambique e na Guiné. O declínio político de Salazar acelerou-se rapidamente a partir de 1961 e coincide com o alastramento da guerra, a drenagem dos fundos públicos para o esforço bélico (cerca de 45% do Orçamento Geral do Estado) e o surto de emigração, em direcção, sobretudo, à França e à Alemanha, além de um crescimento capitalista de controle muito mais difícil.
O essencial de seu pensamento está consagrado nos Discursos e Notas Políticas (1935-1967, em seis volumes), escritos num estilo de alto recorte literário, pausado e persuasivo.



Por tudo isto, Salazar não se poderá nunca considerar como uma personalidade que reúna em si mesmo o consenso nas opiniões. Os seus detratores acusam-no de deixar um país iletrado, com enormes problemas sociais e com uma total ausência de espírito democrático. Já os seus apoiantes louvam a recuperação económica conseguida assim como a honestidade e simplicidade de um Homem a quem não se conhecem vícios de nenhuma espécie.

Enfim, a mim resta-me questionar como poderá este Homem ter ganho esta votação? O que representa este resultado? Terá alguma significado no que respeita à vida política do país?Será um aviso à navegação?

Abraço

23 março, 2007

Só faltam 8 dias......


Companheiros de viagem

Espero que já tenham essas malas e o corpo prontinho para as grandes descidas.
Só existe um grande senão nesta “snowtrip”...é o nome do hotel.


P.S. Grande Seixas San não te esqueças do stock das milagrosas para o BBAM sabes que a idade não perdoa


Um Abraço a todos em especial aos Anónimos lol

Global Warming

Depois de longos anos de estudo, cientistas de todo o mundo (às ordens do Professor Mariano Gago), apresentaram directamente dos laboratórios da Sibéria, o primeiro relatório acerca do estudo de impacto na sociedade, do aquecimento Global:

22 março, 2007

Cara Irmandade!!

Lanço este Post no sentido de vos convidar a participar num passatempo muito divertido!!
Para isso tem-se de se dirigir ao http://Blog-do-OG.blogspot.com e Escolher/Votar (10) entre as 100 PIORES PALAVRAS da Lingua Portuguesa!!!
Acreditem que se vão divertir...eu próprio ajudei a compilar e já VOTEI....vamos ver qual é a grande vencedora!!!

Abraços!!

Adeus ''Zezinha"



Ela Vai partir!!!!

Maria José Nogueira Pinto entrou no CDS quando já era líder do grupo parlamentar do partido, em 1996, a convite do então líder Manuel Monteiro. Em 1998, no congresso da sucessão de Monteiro, candidata-se à liderança, que perde para Paulo Portas. Desde então, as relações entre os dois mantiveram-se sempre no limite da cordialidade imposta a dois membros do mesmo partido.

Agora assume a ruptura com o partido em desagrado com o momento de cisão interna que se vive no CDS e cuja responsabilidade atribui a Paulo Portas.

Autora de frases como ''(...) Eu sei que o Sr. Dr. sabe que Eu sei que o Sr. sabe.'', é actualmente Vereadora da Câmara Muicipal de Lisboa e foi antes disso Provedora da Santa Casa da Mesericórdia de Lisboa. Cargos que ocupou pelas ''excelentes qualidades'' tanto técnicas como humanas que consegue reunir enquanto política. Aliás refere no seu Blog pessoal que o seu mandato é '' Pela Cidade de Lisboa. A nossa cidade. Pelas pessoas, nas ruas, nos bairros, ...''.


A política irá sentir a sua falta. Será que se vai retirar por muito tempo, ou será que espera pelo convite de um outro, "também brilhante", político dissidente, para formar um novo partido de direita em Portugal?

Fica a pergunta no ar.Nós cá esperamos pelas cenas dos próximos Capítulos.
Abraço

O regresso das lições de história do BBAM! As ex-colónias!

Caríssimos,

Eu sei que tinha prometido acabar com as lições de história, mas tenho sido literalmente bombardeado com pedidos e mesmo súplicas para continuar. Está a dar-se um verdadeiro fenómeno, é inexplicável a dimensão que as lições estão a atingir!
No ultimo post, resolvi pôr-me com coisas sérias e olha no que deu…

Por isso resolvi regressar com nem mais nem menos do que….

Parte III - As Ex-Colónias.

Mamadu Bobó Djaló


Este Bobó, filho do guineense Boi Djaló é o pai do Bacari Djaló, para que não o confundam pois Bobós há muitos!

Aos doze anos já tinha 1,80m e barba! Aos 15 já era carequita.
Foi da infância difícil que teve na Guiné.

Durante os quase trinta anos de carreira representou muitos clubes entre os quais ááÁgueda, Varzim, V.Guimarães, Marítimo, E.Amadora e Boavista. Acho que ainda alinhou no fim da carreira pelo Gondomar. Jogou no FCP, só fez 4 jogos e marcou 2 golos.

Consta que foi ídolo de Jaime Pacheco e mais recentemente de Petit, a quem inegavelmente serviu de inspiração para o futebol que pratica.
Ainda hoje se sente o espírito de Bóbó nas equipas de Jaime Pacheco.

Aliás há aqui um inicio um ciclo de cacetei... eeerrr centro-campistas. Passo a explicar: Bobó inspira Pacheco, Bobó inspira Petit, Pacheco treina Petit, Petit inspira SLB!

Era "durinho" mas nunca partiu pernas a ninguém. Aproveito para desejar as melhoras ao jovem Anderson do FCP.

Nos dias que correm Bobó é um dos "donos" da noite da zona Norte do Pais, nomeadamente no sector da vigilância e segurança de estabelecimentos nocturnos e casas de diversão diversas.

Quem nunca gritou em criança "óooo Mamaduuuu faz-me uuuuum .... alfinete de peito" que atire a primeira pedra!


Cumprimentos intercontinentais para os meus "fãs" em Macau!

P.S. Parabéns ao Ma Si Ka e ao Porto Tónico pela originalidade e qualidade das “postas” Orientais e à restante Irmandade pelas “postas” Ocidentais!

21 março, 2007

O Crepúsculo dos Ídolos - Parte II


Aonde pára estes rapaz?


Locutor, músico,comediante, dirigente desportivo, enfim, personalidade de elevada estima, escritor de tratados do Humor Português tais como:


"- É esta a casa do senhor Primeiro-Ministro?
- É sim. Mas ele não pode receber.
- Mas ele não tem nada que receber. Ele tem é que dar."

Aonde pára este rapaz???


Desculpem a insistência mas não consigo parar de me perguntar aonde anda ''a voz''. Devo dizer-vos que as minhas manhãs nunca mais foram as mesmas desde que ele deixou de acordar ao som do Hino (do ''despertar'') da renascença....e o jogo da mala???oh pá, que saudades.
Quanto ao livro das anedotas, tenho-o só para mim. Encaixilhado folha a folha, forra as paredes do meu quarto. Contemplo-o diariamente de tal forma que sei todas as suas piadas de cor e salteado....
O António (Salas ''prós'' amigos) entre tantas qualidades, tinha que ter um defeito, É BENFIQUISTA!!!!! Azar do camandro.Se assim não fosse, estaria por certo na lista dos melhores portugueses (sempre atrás do Avelino, é claro!!!).
Enfim, já estou de lágrima no olho....deixo-vos com uma foto tirada por mim, há uns anos atrás.Juntei uma malta do ''show biz'' lá em casa para uma mega-churrascada.
Aqui vai:


Abraço
Ma Si Ka



19 março, 2007

Portugale como ele deberia de sere!


Em resposta ao post alarmante do BBAM e atenta a denunciada e assumida tendência centralizadora e anti-regionalista dos Estados Português e Espanhol venho sugerir a vossa adesão imediata ao Movimento para Autonomização da Região Noroeste da Península Ibérica com o objectivo imediato de repor as naturais fronteiras geográficas e culturais e declarar a Independência Unilateral da Naçõm!

Como primeiro incentivo, aproveito para anexar mapa detalhado da área a reclamar que me foi disponibilizado pelo nosso espião do posto avançado de Miranda do Douro.

Graças ao "Marine"!

Caríssimos,

Após tempos infindáveis de espera, delongas e adiamentos, para participar neste "fórum" de discussão lanço a primeira posta!

Na verdade, foi o nosso "Marine" mais conhecido por "Ma Si Ka" que do outro lado do globo solucionou o meu problema de aceder a este blog....talvez seja, por estar por terras orientais e já mais familiarizado com a tecnologia e a a nova "era informática"!
Talvez seja só isso,... ou talvez seja a facilidade de perder uns minutos e refazer um novo convite para aceder a minha antiga password! Não haja dúvida que a eficácia é sinónimo de brilhantismo!

Aos "cozinheiros" do blog, queria dar os parabéns pela forma como as questões mais pertinentes se debatem e discutem...temas variados, causas nobres e apologias a discussões que trazem sentimentos e opiniões diversas.

Aos que andam por outras paragens só aconselho mais fotos, para testemunhar o que andam para aí a fazer!! Afinal já estamos a disseminar a irmandade por vários pontos do globo e certamente vai chegar aos 4 cantos do Mundo!

Um abraço e prometo que o minha próxima e breve "posta" vai ser sobre o NORTE...tema lançado pelo magnânimo BBAM!

''Rapadela''

Irmãos,

Aqui vão as imagens do Ma Si Ka de cabelo rapado. O penso foi colocado no dia em que tirei os pontos. Uma vez que não me ficava muito bem resolvi tirá-lo ao fim de umas duas horas.

Quanto às poses para a foto, aquela posição dos dedos é muito usada aqui para estes lados. (Por certo que será do agrado do pessoal da Jota)


Foto 1: Duas colegas de trabalho, Dra Rosita e Dra Winnie
Foto 2: Inspiração Chinesa:

Foto 3: working at the office















Caro Irmão BBAM


Em primeiro lugar, gostaria de te felicitar pela pertinência e pela actualidade da questão aqui levantada por Ti.

O problema que nos trouxeste levanta quanto a mim, duas questões fundamentais, em primeiro lugar surge a perda de importância de Portugal face a Espanha, e um segundo, este bem mais grave, a perda de importância da Região Norte, dentro o panorama nacional.

Quanto ao primeiro, acho que é um facto que pode ser dado como adquirido, dificilmente conseguiremos acompanhar a Espanha. No entanto, se pensarmos bem, isso também será uma tarefa ingrata, inglória e até, quanto a mim, impossível. Espanha possuí um território muito maior que o nosso e tem mais do quádruplo dos habitantes de Portugal. Ora, esta diferença resultará sempre numa superioridade que se consubstancia naturalmente nas finanças, na economia e na sociedade.(Perdoem-me mas vou escusar-me a proferir mais considerandos sobre esta matéria, por pensar não ser esta a questão central do artigo).

Já a segunda questão, é como já disse bem mais grave.
Ao longo dos últimos anos, multipliquei a participação em conferências e palestras acerca deste assunto. Acho que a perda de poder da região Norte é quase uma espécie de Crónica de uma ‘’morte’’ anunciada. Acontece que este governo, desde que assumiu o poder tem primado pela retirada não só de benefícios, como das infra-estruturas necessárias para a sobrevivência do Norte do País.
Comecemos então pela Capital do Norte e segunda cidade do País, a cidade do Porto. Nos últimos dois anos, o Porto viu um dos seus principais projectos, o do Metro. (responsável pela diminuição do atraso estrutural, no que respeita à mobilidade, das populações da zona metropolitana), não só abrandar como também retroceder face aos planos/projectos já anteriormente aprovados. Não se percebe o porquê desta decisão uma vez que o investimento efectuado dependia exclusivamente dos fundos comunitários que se encontravam já destinados à execução daquela que era, a maior obra pública da Europa.
Outra questão complicada, é a do desaparecimento da unidade de pediátrica de Saúde do Hospital Maria Pia. Este Hospital Central de Crianças vai desaparecer em breve, sem que esteja programada a construção de um novo Hospital que o substitua. Refira-se que, o Hospital Maria Pia, é o único Hospital Pediátrico Especializado, do Norte do país. Com funções semelhantes existem apenas mais dois no país, um em Coimbra e o outro em Lisboa. Sem uma unidade deste tipo, o Norte fica amputado de uma unidade criada de raiz ,com capacidade para tratar exclusivamente das patologias mais graves das suas crianças
No mesmo sentido, foi a decisão de retirada à cidade Invicta da sede de um importante instituto Português que impulsionava o investimento estrangeiro em Portugal.
Quanto ao restante Norte, são já por todos demais conhecidos os vergonhosos encerramentos de serviços Hospitalares, a não existência de um único km de auto-estrada no distrito de Bragança, a vontade de encerramento de algumas emblemáticas linhas de caminho de Ferro, os crescentes cortes de subsídios aos Agricultores, a cobrança de Portagens em vias estruturais que não conhecem nenhuma outra alternativa gratuita, etc.

A escolha da cidade que deveria sediar a sede da EU para a cooperação Hispano Lusa, uma vez que não ficaria sediada em Portugal, só poderia ficar sediada no Norte de Espanha.
Aliás não se percebe que o governo insista numa ligação entre Lisboa e Vigo por TGV, quando também colabora na retirada de poderes aquela cidade/região espanholas e em consequência ao Norte de Portugal.
Por certo que a região Norte de Portugal aliada à região da Galiza iriam constituir uma importante força de bloqueio nas decisões centralistas de ambos os governos da Península, por isso houve a necessidade de se eliminar essa que poderia ser uma ameaça latente.
Quanto a mim, a retirada da sede a organização à cidade Galega de Vigo, constitui um grande revés para a prespectiva do estreitamento das relações hispano-lusas. Mais uma vez o Norte saiu prejudicado, pena que uma grande quota-parte da culpa seja atribuída aos nossos Governantes.

Resta-nos por agora a satisfção, de o Vinho ainda se chamar ''do Porto'', de o berço da nacionalidade ainda ser Guimarães, das alheiras ainda serem de Mirandela....Ah é verdade, o FCP também é o maior.

Abraço

Ma Si Ka

17 março, 2007

Mas.. será que ainda estamos a tempo de fazer alguma coisa?


Irmãos,

Quem me conhece sabe que sou militante de poucas causas, que defendo única e exclusivamente aquilo em que acredito cegamente!

Colo em seguida um artigo do EL PAÍS, jornal que tenho em conta como sendo o maior e mais credível de nuestros hermanos. E porque não chegou até nós? Um tema destes devia ter debatido!

Esta não é uma questão pontual. É um problema de centralização que vai muito para alêm do que está hoje escrito ou transcrito neste blog!

Por favor opinem e aproveitem para treinar o castelhano. Publicarei a minha opinião depois de um razoável numero de comentários.

Um forte abraço para todos.


"Vigo pierde en favor de Badajoz la sede de la UE para la cooperación hispanolusa
Solbes cede ante el Gobierno portugués, interesado en no alentar el autonomismo de Oporto

FERNANDO VARELA - Santiago - 09/03/2007

Vigo no será, finalmente, la sede del secretariado técnico de la Unión Europea (UE) que debe gestionar los programas de cooperación transfronteriza entre España y Portugal entre 2007 y 2013, incluidos los que pongan en marcha Galicia y la Región Norte de Portugal. Badajoz se ha impuesto finalmente a la candidatura gallega, en parte gracias al interés del Gobierno portugués en desincentivar iniciativas que puedan alentar cualquier afán autonomista en torno a Oporto. La Xunta ofrecía como sede parte de las instalaciones del Centro Tecnológico del Mar.
La decisión, que todavía no es oficial pero ya ha sido confirmada por fuentes del Ministerio de Economía y de los Gobiernos de Galicia y Extremadura, da al traste con las aspiraciones de Vigo, cuya candidatura es un proyecto personal del presidente de la Xunta, Emilio Pérez Touriño.
La elección de Badajoz representa un éxito político de la Junta presidida por Juan Carlos Rodríguez Ibarra frente a las aspiraciones gallegas, pero también una victoria económica. De hecho supondrá para la localidad extremeña 19 millones de euros de la UE destinados a poner en marcha la sede del secretariado técnico y sufragar su dotación de personal para gestionar los 350 millones con los que la Unión financiará la cooperación hispanolusa a lo largo de toda la frontera hasta 2013. Badajoz se ocupará también de la parte de ese dinero que corresponde a las iniciativas conjuntas entre Galicia y la Región Norte de Portugal y que fuentes de la Xunta sitúan entre los 80 y los 90 millones para todo el período.
Pero en la decisión de los Gobiernos de Lisboa y Madrid no ha pesado exclusivamente el interés de Extremadura. El deseo del Ejecutivo portugués, presidido por José Sócrates, de desincentivar cualquier posible aspiración autonomista por parte de la Región Norte ha terminado por inclinar la balance del lado contrario a los intereses de Galicia.
De hecho, la Xunta tenía mucho interés en hacerse cargo de la gestión de los fondos a través de un nuevo instrumento comunitario, una Agrupación Europea de Cooperación Transfronteriza (AECT), que permitiría a la Región Norte dotarse de un organismo con personaldad jurídica propia, algo de lo que carece en el sistema constitucional portugués. La AECT permitiría a ambos territorios, protagonistas desde hace años de la cooperación a lo largo de la frontera, superar el estrecho marco de la Comunidad de Trabajo, dentro la cual habían venido situando sus iniciativas. La AECT permitiría además, según fuentes de la Xunta, consolidar la relación con el Norte de Portugal cuando se acaben los fondos europeos de cooperación al salvar definitivamente las dificultades derivadas de la naturaleza centralizada del Estado portugués."

Link: http://www.elpais.com/articulo/Galicia/Vigo/pierde/favor/Badajoz/sede/UE/cooperacion/hispanolusa/elpepuint/20070309elpgal_3/Tes

'' Iure et de Iure''

Caríssimos

Deixo-vos com um texto do Jornalista/Jurista Pedro Mexia, publicado na Revista Grande Reportagem do ido ano de 2004.

O texto será no mínimo polémico.Parece-me que tem uma visão bastante redutora da licenciatura (provavelmente não teve o previlégio de frequentar a mesma faculdade que alguns de nós...).

''Uma amiga de longa data pediu-me que lhe corrigisse as vírgulas na tesede doutoramento. Com certeza que sim. Atirei-me, pois, às vírgulas. Mas confesso que não estava preparado. É que a tese - não sei como dizer isto -debruça-se sobre a problemática da cessão dos créditos.Confortavelmente esticado na minha caminha, de lápis na mão, dei pormim teletransportado ou, se preferirem, transplantado para a década de noventa do século passado. Essa tarde recordou-me outras tardes, árduas einfindáveis, há 12 ou 13 anos. Era, nessa época, aluno do curso de Direito.Saquei o canudo em 1995. E, depois disso, tenho mantido o silêncio. Mas agora, passado o período de nojo, aproveito para deixar aos meusleitores dois ou três avisos sobre o dito curso.Pois bem: trata-se da mais inconcebível, árida, macilenta e desprezíveldas criações humanas. Reparem que nem sequer me refiro ao Direito propriamente dito: sobre essa matéria a conivência dos juristas com tiraniassortidas e as obras completas do Kafka chegam e sobram. Quero agora evocarapenaso curso, aqules cinco penosos anos de colónia penal. Convém aliás explicar que o curso de Direito tem cinco anos não por exigências curriculares mascomo forma de homenagem aos planos quinquenais soviéticos. A lógica deopressão, de dirigismo e de extermínio é a mesmíssima. Não vou agora aqui sumariar a minha experiência estudantil, a qual, aliás, foi aprazível aprincípioe se tornou depois indiferente.Mas recordo-me bem do momento de viragem. Em pleno terceiro ano, o meudescontentamento veio ao de cima violentamente, como um almoço mal digerido. Estava numa aula de Direitos Reais. Estava aborrecido. Estavacom sono. Escrevinhava coisas num caderno. E em cima do estrado, omonocórdico mestre dissertava sobre a «servidão de estilicídio». Eu explico: trata-se de garantir escoamento das águas quando um prédio vizinho não estáamais de cinco decímetros do outro. A minha vaga insatisfação com o cursotornou-se, nesse segundo, algo de muito mais agudo, como uma úlcera que rebenta. Eu não sabia o que queria fazer da minha vida; mas não eracertamente estudar o escoamento de águas e a distância entre osprédios. Que se lixasse o estilicídio. Eu queria distância era do curso.Porque essa era a nossa faina. Engolíamos, como óleo de rícino, noções assimintragáveis durante dez infindáveis s emestres. Não apenas a acção dedespejo, o IRS ou a recorribilidade do acto administrativo, assuntosminimamente perceptíveis, mas muitas e muitas bizarrias. A Constituiçãoda Costa Rica. O inadimplemento culposo. A impugnação pauliana. A venda aretro. A ineptidão da petição inicial. As prescrições presuntivas. A substituição quase-pupilar. O fideicomisso. O anatocismo. A enfiteuse. Osvícios redibitórios. Os impedimentos dirimentes relativos. O contratosinalagmático. O registo das sociedades em comandita. O benefício da excussão. E, claro, a cessão de créditos. É preciso ter um interessedesmesurado acerca das regras que regulam uma sociedade, em todos osseus nauseabundos detalhes, para estudar estas salgalhadas. E para aguentar os infindáveis casos entre o "senhor A" e o "senhor B", que vendiam um aooutro casas, se processavam, pediam licenças de uso e porte de arma,deixavam violas de gamba em usufruto, e por aí em diante. Por vezes iam mais longe: o usufruto era em Amesterdão, a arma de Poiares da Beira, oprocesso na Califórnia e a casa nas Comores. Quid juris?, perguntavam,sacanas, os lentes. Não sabíamos nem queríamos saber. Por esta altura, todos nós queríamos mais era que o senhor A e o senhor B se quilhassem.Manhãs e tardes a fio assisti a isto. Noites e noites a fio estudei sto.Vou ter olheiras para sempre por causa disto. Arruinei a minha caligrafia por causa disto. Sofri horrores de nervos e bexiga por causa disto.Aguentei o prof. Soares Martinez por causa disto. Comprei e sublinheide capa a capa catrapácios de setecentas páginas sobre a pensão dealimentos por causa disto. Por isso vos digo, ó finalistas do liceu: não se metam nisso.

Parafraseando Jaques Séguéla, diria que há actividades bem mais decentes.Como pianista num bordel.''

Abraço

15 março, 2007

VIVA O REI !!!!!


O grito de vitorioso após uma luta de três dias com os nossos inimigos da Galiza.
Mais um momento inesquecível.

Almoços semanais

Caríssimos irmãos,


É com prazer que faço a minha primeira aparição neste blog.
Como tal, não podia deixar de vos felicitar pela genialidade das contribuições de que têm sido autores.
Deixo-vos com dois registos (já históricos) comprovativos da existência dos almoços de quarta-feira.


Caros irmãos, um forte bem-hajam,

''coutada do macho Ibérico...''



Porque muitos de nós somos ilustres causídicos de várias praças mundiais, recordo com saudade os tempos de estudante/bibliotecário e brindo-vos com esta pérola da Jurisprudência Portuguesa.
In acórdão do Supremo Tribunal de Justiça, de 18 de Outubro de 1989, publicado no BMJ nº 390, de Novembro de 1989, a página 160 e seguintes.

(Algarve, 28 de Setembro de 1988, na E.N. 125, à saída de Almansil, entre duas jugoslavas e dois nativos.)
Ditaram assim os Venerandos, na parte interessante:
“... se é certo que se trata de crimes repugnantes que não têm qualquer justificação, a verdade é que, no caso concreto, as duas ofendidas muito contribuíram para a sua realização. Na verdade, não podemos esquecer que as duas ofendidas, raparigas novas, mas mulheres feitas, não hesitaram em vir para a estrada pedir boleia a quem passava, em plena coutada do chamado «macho ibérico». É impossível que não tenham previsto o risco que corriam; pois aqui, tal como no seu país natal, a atracção pelo sexo oposto é um dado indesmentível e, por vezes, não é fácil dominá-la. Assim, ao meterem-se as duas num automóvel justamente com dois rapazes, fizeram-no, a nosso ver, conscientes do perigo que corriam, até mesmo por estarem numa zona de turismo de fama internacional, onde abundam as turistas estrangeiras habitualmente com comportamento sexual muito mais liberal e descontraído do que a maioria das nativas. De resto, as duas ofendidas deviam já ser raparigas de comportamento sexual experiente e desinibido, pois vem provado que a S., perante a perspectiva de ser violada, optou por escolher um dos arguidos para o fazer e logo lhe «passou o braço por cima dos ombros». Por sua vez, a U. rapidamente deixou de oferecer resistência à violação e, no fim, até elogiou a forma e o ardor viril com que o seu violador tinha com ela copulado.”
Que tratado!!!

O Crepúsculo dos Ídolos - Parte I

Irmãos.



Emigrante que é emigrante, sente falta das figuras de ‘’referência’’ do seu país, desta forma, e na sequência das ‘’postas’’ temáticas, já outrora iniciados pelo Irmão BBAM aquando da criação das ‘’Lições de História’’, decidi instituir o momento designado por ‘’Crepúsculos dos Ídolos’’

O Primeiro Homenageado é já uma figura carismática do nosso Portugal. Senhor de uma atitude peculiar, prima pela rectidão, correcção e descrição na suas, muito parcas, aparições públicas.

A sua obra persegue-o de dia para dia. De presidente de uma grande metrópole do Norte de país a vedeta televisiva, o nosso Homenageado, conserva sempre a humilde característica dos grandes líderes.

Há muito pouco tempo atrás, tomou a decisão mais importante de toda a sua vida, fez um voto de pobreza. Deixou por sua livre e espontânea vontade a presidência da edilidade da sua cidade, abdicou do cargo de Presidente do Marco Futebol Clube e renunciou a contratos milionários enquanto entertainer televisivo.

Hoje, vive como um autêntico eremita nas encostas do longínquo Alto Douro. Longe das luzes da Ribalta, que o transformaram num dos selecionáveis para o Concurso ‘’O MAIOR PORTUGÛES DE SEMPRE’’. Avelino sabia certamente que sairia vencedor. Acontece que a sua timidez e o seu espírito reservado, não se compadeciam com tal título.

Aconselho a todos os irmãos, a leitura da sua Biografia. Obra prima da literatura portuguesa, encontra-se hoje traduzida em mais 100 línguas diferentes.Qual épico? É sim, um retrato de uma criatura de poderes e sensibilidade, muito distantes do ‘’comun dos mortais’’.

Abraço

13 março, 2007

''Afinal o sangue é vermelho...."






Caros Irmãos


Eram cerca de 17h00 da passada tarde de sábado.

Depois de um almoço reconfortante num típico restaurante Macaense, de seu nome Macdonald's, chegava a hora de me sentar no sofá da sala, a ver um conhecido filme americano, e então, recuperar forças para a noite de Sábado, que se previa longa....Afinal, é a única noite da semana que pode ser inteiramente dedicada aos ''palcos''...

Já completamente em estado vegetativo e de comando em punho, ouço o habitual barulho do ser vivo que habita comigo...o ladrar da Luna. Nào lhe atribuí grande importância uma vez que a ''perguicite'' já tinha infectado todo o meu corpo.

No entanto o barulho não parou e logo tive de ressuscitar a fim de por termo ao latir do bicho.

Quando me estou a dirigir para a varanda, senti-me um explorador no meio de uma qualquer selva Africana, eram tantas as peças de vestuário, que na conseguia ver nada à minha frente...foi então que ao baixar a cabeça, com a intensidade de uma pessoa que vai fazer calar um cão que ladra incessantemente....PUMBA....bati com a ''pinha'' no ar condionado.Posso dizer-vos que foi uma grande cacetada, valente, daquelas de deixar um tipo abananado. Foi então, que isntintivamente resolvir apalpar os estragos feitos na ''moleirinha''.Qual não foi o meu espanto, tinha nas mãos um líquido viscoso da cor de um Clube de terceira categoria....

Como não poderia deixar de ser, não fosse eu do Norte, proferi uma série de impropérios (nada simpáticos) dirigidos ao animal, ao ar condicionado e claro, a mim próprio.....

Com a cara completamente banhada, providenciei de imediato forma de deslocar ao Hospital.(Agradeço desde já ao Pedro, a prontidão da ajuda).

Chegado ao Hospital, fui atendido num ápice por um fluente e cuidadoso médico chinês que fez o favor de'' premiar a minha manobra'' com quatro pontos...daqueles dados com agulha e linha...

Finalizada a votação, dirigi-me com o Porto Tónico ao barbeiro, para uma inesquecível rapadela.

Hoje, passados alguns dias, ja estou mais conformado com a aparência de Marine norte-americano, acho que ainda não estou habittuado, mas pelo menos ja não estranho tanto.

....e foi assim o meu SATURDAY BLOODY SATURDAY......

Os comentários do Professor Galli

Don GALLI disse:

''Comentário Politico ...Meus amigos ... o primeiro comentário politico da semana vai para Paulo Portas e Pedro Santana Lopes ...Paulo Portas luta arduamente pela liderança do PP ... sei de fonte segura ( miguel sousa tavares ) que a primeira promessa de Paulo Portas será " se nas proximas eleições não tiver 5%, obviamemte demito me .. " ... Santana Lopes anda por aí a por a cabeça de fora ... á procura de mais um tacho ... isto de sustentar 5 filhos e 8 mulheres custa muito dinheiro .......imaginem agora amigos, estes 2 coveiros da nação a regressarem ao activo ... e se a moda pega, qq dia temos de volta, ferreia leite, ferreira torres, narciso miranda e antonio guterres ....

Comentário Futebolistico ...o primeiro comentário vai para a casa do FCP de Macau ...meus amigos, obviamente, só um clube como o FCP poderia ter uma casa em macau ... trata se de uma casa de alterne, onde o vosso presidente irá encontrar a sua proxima namorada ... sei de fonte segura( dias da cunha ) que ela chama se " ir ao ku ma ta " tem 23 anos, é alternadeira desde os 13, e tem uma kilometragem superior a um 240d de 1982 da praça do marquês...não poderia esquecer o nosso leixões, que este domingo joga a liderança com o rio ave ... como não podia deixar de ser, lá estarei eu, com uma t-shirt com a seguinte frase "Força Xões!!! Zé manel teixeira tou aki, da me os teus óculos "..... até para a semana .... amigos ...

Foi com estas pérolas que sua Exa. nos brindou.

Abraço

12 março, 2007

O circulo da Irmandade

Cumprimento desde já todos os Irmãos!

É sempre com "apetite" e vontade que venho dar uma olhadela ao Blogg e a partir de agora aproveitando o convite desde ha muito feito pelo nosso Velhinho (Obrigado«s») quero deixar aqui as notas de alguem que tambem precisa de uma Irmandade!!! E por isso o "Circulo da Irmandade", pois so falta um amigo que esteja no continente Americano e a nossa Irmandade ou Blogg faz o perimetro da terra por inteiro!!

Muitas gargalhadas tenho soltado com os vossos Posts e Comentários, por isso toca a escrever e a chamar os ausentes!!


É bom saber que por solo portugues e macaense está tudo de boa saúde e disposição, e desde já vos digo que por solo checo o mesmo se pode dizer.(Apesar que a derrota do nosso PORTO veio em má altura, pois agora sao menos 90 minutos a beber cerveja e comer amendoins de 15 em 15 dias pelos tipsports aqui da cidade de PILZEN)

Fica o cumprimento de um recem-chegado, brevemete contarei as novidades!!!

Abraços Pavel Pavon

P.S - Chegou aqui a noticia, nao com muito detalhe e sem fundamentos que o nosso Irmão MI SA KA teria partido a cabeça??!!! o que andará ele a fazer...desde que seja a cabeça!!!

09 março, 2007

Casa do FCP de Macau


Caros Irmãos,
Sabiam que existe uma casa do FCP em Macau???
É verdade, estamos em todo o lado. Se pensarmos bem, acho que não deverá ser dificil perceber que Macau terá de ter, naturalmente, muitos Portistas. Veja-se, é uma terra de vencedores, uma terra de gente com sucesso, uma terra de jogo, para além do mais, o FCP foi nos últimos 20 anos, a equipa europeia, que ganhou mais taças intercontinentais.Como todos sabem, o Japão fica aqui bem perto...nada de especial comparado com os antípodas onde está Portugal.Sendo assim, não é de estranhar a nossa presença organizada em Macau.
Comprometo-me, desde já, a fazer-me sócio de tão conceituada colectividade.
Abraço
Ma Si Ka
P.S. Escusado será dizer que somos o único grande com este estatuto.Somos o único que tem casa em Macau.

Cucujães derrotado pelo Passarinhos da Ribeira

O Pavilhão Gimno-desportivo do centro recreativo-cultural de Paris de Rio Tinto testemunhou uma noite de azar para o Cucujães da Luz, que perdeu com os Passarinhos da Ribeira (1-2) num jogo marcado pelas lesões de Luisinho e João Condeixa. Simone deu vantagem aos encarnados (9m), El Açor (36m) e Fredo (41m) deram a volta. O Cucujães tinha tudo para carimbar um lugar nos «quartos» da Fruteira, no pavilhão da Luz.

Em declarações, Luisinho disse que a responsabilidade de jogar em Paris de Rio Tinto foi sua. «Génti, xentia-mi bem e foi issó qui dixe ao Rodolfo», contou, justificando: «Quis ajudá o time, mas num lânce onde tivi di apoiá o pé, acabei por senti dô no mesmo lugá»

Ernander Santos, técnico do Cucujães da Luz, no seu habitual ar sorumbático, apontou a saída de Luisinho como o momento determinante do jogo com o Passarinhos da Ribeira «A equipa desorientou-se e cometeu alguns erros», analisou... «Apesar de não estarmos em vantagem na eliminatória, podemos dar a volta ao resultado no nosso pavilhão, com o apoio de todos os cucujanenses na Luz », afiançou. E, claro está, confirmamos o espectáculo de luz e som aquando do voo inicial do papagaio Vitório.

Simone, no fim do jogo, já na roulote das bifanas do Rei das Farturas de Ermesinde, mostrou o seu descontentamento enquanto dava uma trinca numa fartura com canela «Marcámos cedo, jogámos bem e depois aconteceu o inexplicável. O cacifo do Quinhe apareceu aberto e alguém lá pôs uma galinha preta. Não havia água quente no balneário e o piso sintético do pabilhom começou a levantar e estava escorregadio.

El Açor, a viver um período delicado no Passarinhos da Ribeira, por força das críticas de que tem sido alvo, deu uma bofetada de luva branca nos seus detractores da Rua Mouzinho da Silveira. «Fiz o meu trabalho, como sempre», atirou o avançado, perspectivando o jogo no pavilhão da Luz: «Vai ser difícil, o Cucujães mostrou que é uma grande equipa e tem sempre o espectáculo com o papagaio Vitório».

08 março, 2007

Coitadito do Prof. Marcelo...

O famoso comentador da RTP, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, seguia a bordo de um avião, de Lisboa para o Porto. Ao seu lado, reparou num garoto de uns 10 anos, de óculos com ar sério e compenetrado. Assim que o avião descolou, o garoto abriu um livro, mas Marcelo Rebelo de Sousa puxou conversa:
- Ouvi dizer que o voo parece mais curto se conversarmos com o passageiro do lado. Gostarias de conversar comigo?

O garoto fechou calmamente o livro e respondeu:
- Talvez seja interessante. Qual o tema que o Sr. gostaria de discutir?
- Ah, que tal política? Achas que devemos reeleger Pedro Santana Lopes ou dar uma chance a José Sócrates?

O garoto suspirou e replicou:
- Pode ser um bom tema, mas antes preciso de lhe fazer uma pergunta.
- Então manda! - Encorajou Marcelo Rebelo de Sousa.
- Os cavalos, as vacas e os cabritos comem a mesma coisa, certo? Pasto, ervas, rações. Concorda?
- Sim. Disse Marcelo Rebelo de Sousa.
- No entanto, os cabritos excrementam bolinhas, as vacas largam placas de bosta e os cavalos grandes bolas... Qual é a razão para isto?

Marcelo Rebelo de Sousa pensou por alguns instantes, mas confessou que não sabia a resposta... E o garoto concluiu:
- Então como é que o senhor se sente qualificado para discutir quem deve governar Portugal, se não entende de merda nenhuma?

Pronúncia do Norte

A autoria do texto é atribuída a Miguel EstevesCardoso....

«Primeiro, as verdades.
O Norte é mais Português que Portugal.As minhotas são as raparigas mais bonitas do País.O Minho é a nossaprovíncia mais estragada e continua a ser a mais bela.As festas da Nossa Senhora da Agonia são as maiores e mais impressionantes que já se viram. (...)
Mais verdades.
No Norte a comida é melhor. O vinho é melhor. O serviço é melhor. Os preços são mais baixos. Estas são as verdades do Norte de Portugal.
Mas há uma verdade maior.É que só o Norte existe. O Sul não existe. O Sul é solto. Não se junta. Não se diz que se é do Sul como se diz que se é do Norte.No Norte dizem-se e orgulham-se de se dizer nortenhos.Quem é que se identifica como sulista? No Norte, as pessoas falam mais no Norte do que todos osportugueses juntos falam de Portugal inteiro.Os nortenhos não falam do Norte como se o Norte fosseum segundo país. Não haja enganos.Não falam do Norte para separá-lo de Portugal. Falamdo Norte apenas para separá-lo do resto de Portugal.Para um nortenho, há o Norte e há o Resto. É a soma deum e de outro que constitui Portugal.Mas o Norte é onde Portugal começa.Depois do Norte, Portugal limita-se a continuar, acorrer por ali abaixo.. É esta a verdade.Lisboa é bonita e estranha mas é apenas uma cidade. OAlentejo é especial mas ibérico, a Madeira éencantadora mas inglesa e os Açores são um caso àparte. Em qualquer caso, os lisboetas não falam nem noCentro nem no Sul - falam em Lisboa. Os alentejanosnem sequer falam do Algarve - falam do Alentejo. Asilhas falam em si mesmas e naquela entidade incompreensível a que chamam, qual hipermercado de milmisturadas, Continente.No Norte, Portugal tira de si a sua ideia e ganhacorpo. Está muito estragado, mas é um estragadoportuguês, semi-arrependido, como quem não quer acoisa. O Norte é feminino. O Minho é uma menina. Tem a doçuraagreste, a timidez insolente da mulher portuguesa.Como um brinco doirado que luz numa orelha pequenina,o Norte dá nas vistas sem se dar por isso.As raparigas do Norte têm belezas perigosas, olhosverdes-impossíveis, daqueles em que os versos, desde odia em que nascem, se põem a escrever-se sozinhos.Têm o ar de quem pertence a si própria. Andam de mãosnas ancas. Olham de frente. Pensam em tudo e dizemtudo o que pensam. Confiam, mas não dão confiança. São mulheres que possuem; são mulheres que pertencem.As mulheres do Norte deveriam mandar neste país. Têm oar de que sabem o que estão a fazer. Em Viana, duranteas festas, são as senhoras em toda a parte. Numa procissão, numa barraca de feira, numa taberna, sãoelas que decidem silenciosamente. O Norte é a nossa verdade. Ao princípio irritava-me que todos os nortenhostivessem tanto orgulho no Norte, porque me parecia queo orgulho era aleatório. Gostavam do Norte só porque eram do Norte. Assim também eu. Ansiava porencontrar um nortenho que preferisse Coimbra ou oAlgarve, da maneira que eu, lisboeta, prefiro oNorte.
Depois percebi.Os nortenhos, antes de nascer, já escolheram. Jánascem escolhidos. Não escolhem a terra onde nascem,seja Ponte de Lima ou Amarante, e apesar de as defenderem acerrimamente, põem acima dessas terras aterra maior que é o "O Norte".Defendem o "Norte" em Portugal como os Portugueseshaviam de defender Portugal no mundo. Este sacrifíciocolectivo, em que cada um adia a sua pertençaparticular - o nome da sua terrinha - para poderpertencer a uma terra maior, é comovente.No Porto, dizem que as pessoas de Viana são melhoresdo que as do Porto. Em Viana, dizem que as festas deViana não são tão autênticas como as de Ponte de Lima.Em Ponte de Lima dizem que a vila de Amarante ainda émais bonita. O Norte não tem nome próprio. Se o tem não o diz. Quemsabe se é mais Minho ou Trás-os- Montes, se é litoralou interior, português ou galego? Parece vago. Mas não é. Basta olhar para aquelas carase para aquelas casas, para as árvores, para os muros,ouvir aquelas vozes, sentir aquelas mãos em cima de nós, com a terra a tremer de tanto tambor e o céuem fogo, para adivinhar.O nome do Norte é Portugal. Portugal, como nome deterra, como nome de nós todos, é um nome do Norte. Nãoé só o nome do Porto. É a maneira que têm e dizer"Portugal" e "Portugueses". No Norte dizem-no a toda ahora, com a maior das naturalidades. Sem complexos esem patrioteirismos. Como se fosse só um nome. Como "Norte". Como se fosse assim quechamassem uns pelos outros. Porque é que não é assimque nos chamamos todos?».
Miguel Esteves Cardoso

DIA DA MULHER


Olá Irmãos
Hojé é dia da MULHER.
Conhecendo bem como conheço todos os membros da nossa irmandade... sabendo eu da vossa natural aptência e estima, pelos membros do sexo feminino. Decidi apresentar a todos a nova responsável pela gestão deste nosso Blog.
Donzela de uma sageza inigualável, a nossa nova colaboradora, terá como principais atribuições a captação das atenções dos nossos irmãos que andam desaparecidos.
Espero que resulte
Abraço

07 março, 2007

Numa altura difícil!


Pode parecer que é sobre futebol mas não é, ou talvez seja...

Mas não é mais do que a minha opinião sobre um frase recorrente e que, de certa forma e em determinados contextos, é um lugar comum. Diz-se por dizer!

"É nas alturas dificeis que se vê quem são os verdadeiros....."

E agora trocamos as reticências pela palavra advogados, ou companheiros, ou campeões, ou amigos ou qualquer outra...

Mas essa frase só assume uma dimensão de verdade absoluta quando se coloca a palavra amigo ou a palavra portista!

E todos os portistas são verdadeiros portistas, noto-o claramente nestas alturas!
Somos diferentes, e nisto, pelo menos nisto, somos os melhores do mundo!

Abraços para todos aí em Macau e para os restantes irmãos.

Já passou um mês.....

Faz hoje um mês que cheguei a Macau.Passou muito rápido.
Para isso contribui o facto de este mês ser mais pequeno que os outros.Se bem se lembram o mês de Fevereiro de 2007, teve 28 dias.
Acerca disto, transcrevo a seguinte explicação, para que os mais distraídos possam saber a razão de Fevereiro ter , 28 dias.


''O nome fevereiro vem do latim februarius, inspirado em Februus, deus da morte e da purificação na mitologia etrusca. Originariamente, fevereiro possuia 29 dias e 30 como ano bissexto, mas por exigência do Imperador César Augusto, de Roma, um de seus dias passou para o mês de agosto, para que o mesmo ficasse com 31 dias, semelhante a julho, mês batizado assim em homenagem ao Imperador Júlio César.''
Abraço


INFELIZMENTE NÃO CONSEGUIMOS IRMÃOS....valeu a enorme vontade de querer ver o jogo e de me ter levantado às 4h da manhã para torcer pelo meu clube.

Abraço

Ma Si KA

06 março, 2007

O Verdadeiro BBAM

Irmãos,


Este é o primeiro (o original).......

05 março, 2007

Eu prometi aos miúdos que os deixava ir para Macau...

Quem imaginaria em 99 (dois deles até em 1994) que este grupo de "pang yaos" estaría todo em Macau?!
Caríssimos
Ontem, enquanto via a RTP internacional, recordei este poema de Fernando Pessoa. Bons tempos em que recitei este Poema e o Irmão ‘’Porto Tónico’’ recitou o ‘’Orfeu Rebelde’’
Abraços
Ma Si Ka


O MOSTRENGO
O mostrengo que está no fim do mar
Na noite de breu ergueu-se a voar;
Á roda da nau voou trez vezes,
Voou trez vezes a chiar,
E disse, Quem é que ousou entrar
Nas minhas cavernas que não desvendo,
Meus tectos negros do fim do mundo??
E o homem do leme disse, tremendo,
Él-Rei D. João Segundo!
De quem são as velas onde me roço?
De quem as quilhas que vejo e ouço?
Disse o mostrengo, e rodou trez vezes,
Trez vezes rodou imudo e grosso,
Quem vem poder o que só eu posso,
que moro onde nunca ninguem me visse
e escorro os medos do mar sem fundo??
E o homem do leme tremeu, e disse,
Él-Rei D. João segundo!!!!
Trez vezes do leme as mãos ergueu,
Trez vezes ao leme as reprendeu,
E disse no fim de tremer trez vezes,
Aqui ao leme sou mais do que eu:
Sou um Povo que quere o mar que ?teu;
E mais que o mostrengo, que me a alma teme
E roda nas trevas do fim do mundo,
Manda a vontade, que me ata ao leme,
De El-Rei D. João Segundo!!!!
9-9-1918

02 março, 2007

Maçãs Carameladas

Caro Irmão BBAM

Gostava de uma boa resposta á "Posta" do Porto Tonico....
Deixo-te um momento de culinaria para te inspirares.











INGREDIENTES

2 maçãs grandes
2 colheres (sopa) de açúcar
margarina

MODO DE FAZER

Lave e enxugue as maçãs, divida-as em duas partes e elimine as sementes.
Fure-as com uma faca pontiaguda ou um garfo.
Retire a parte central para poder colocar uma rodela de margarina nesse orifício.
Polvilhe-as com açúcar e coloque-as em um pirex. Leve ao forno para assar levemente até que tomem cor.
Sirva quente.

Valor calórico total: 79 calorias

Um forte Abraço para todos os irmãos.

Esmantorras

Já que atrás se escreveu sobre "mitos" futeboleiros... aqui fica mais um "mito", ídolo dos vermelhos, o "Mantorras" ("Mano Torras" ou "Man torras" para os amigos).

Como podem ver, este jogador (sem dúvida o melhor avançado do mundo e quiçá de Vilar de Andorinho também) juntou uns "trocos" e já tem iate com telemóvel incorporado! Repare-se no pormenor do nome do iate...

Foi você que pediu um Porto?


Como uma imagem vale mais de mil palavras, este será o meu primeiro post...
Uma imagem para "matar" a saudade!
P.s.- Não sei quem é o autor do "disparo"... mas está bestial! Seja quem fôr, parabéns!

01 março, 2007

Tá do Camandro

Muito bom este blogue .

Acerca do melhor site do mundo....simplesmente bilhante.
Vão perceber porquê.Aliás vindo de quem vem, só poderia ser bom.

Abraço

Ma Si Ka

P.S. Cadê o resto do pessoal????Velinho, vê se convidas o irmão Ferro e o irmão Pipoca, os gajos também têm direito a ''botar faladura''.